O que significa sonhar com a morte?

Você já sonhou com a morte ou com alguém já falecido? Nós dizemos quais são os sonhos mais frequentes relacionados com ela e o que eles podem simbolizar.
O que significa sonhar com a morte?
Laura Ruiz Mitjana

Escrito e verificado por a psicóloga Laura Ruiz Mitjana.

Última atualização: 21 outubro, 2022

O que significa sonhar com a morte? Alguma vez já te aconteceu? É um sonho bastante recorrente, seja sonhar diretamente com a morte ou algo relacionado a ela. Segundo Luis Trujillo, autor do livro Interpretação dos sonhos (2004), a morte no mundo dos sonhos simboliza o mundo do oculto, mas também representa a escuridão que precede o renascimento espiritual do ser humano.

É a mudança do estado físico para o espiritual. Assim, a morte, em sentido onírico, representaria a conclusão de uma etapa e o renascer de uma nova. Dessa forma, segundo Trujillo, se no sonho aparece alguém que morre, isso pode ser interpretado como o fim de um estado (psicológico, religioso, amoroso, de trabalho…) e o início de um novo.

Por outro lado, também pode ser um aviso do nosso inconsciente para resolvermos de uma vez por todas as situações que são insustentáveis em nossas vidas, que nos causam sofrimento ou que estão nos prejudicando de alguma forma. Mas o que mais pode significar sonhar com a morte? Que variantes de sonhos relacionados a ela podemos encontrar? Nós te contamos!

Homem tendo pesadelos

O que significa sonhar com a morte?

Sonhar que falamos com a morte não é o mesmo que sonhar a própria morte ou a dos outros, por exemplo. Segundo Anna Monteschi, autora de O Grande Livro dos Sonhos (2006), sonhar com a morte tem diferentes conotações ou significados, dependendo do tipo de sonho. Vejamos os sonhos mais representativos:

  • À procura da morte: sonhar que estamos à procura da morte está relacionado com uma grave crise interior.
  • Fale com a morte: superamos os medos que tínhamos em relação à morte.
  • Para quem está doente: se a pessoa que sonha com a morte está doente, isso está relacionado a uma cura rápida.
  • Para os artistas: seu significado é atribuído ao sucesso e notoriedade.
  • Quem é casado: simboliza, ou representa, que essa pessoa deixará a família.
  • Para quem tem filhos: está relacionado a uma preocupação com a saúde dos filhos.
  • Salvar-se da morte: quem o sonha está exagerando uma pequena ajuda.
  • Sonhar com a própria morte: é um bom presságio, relacionado sobretudo ao casamento e à saúde.
  • Ver a morte: sonhar com a morte diretamente, ou seja, vê-la, visualizá-la, simboliza muita sorte.

Sonhando com a morte: pessoas falecidas

Se nosso sonho não está tão relacionado ao conceito de morte, mas à presença de uma pessoa morta no sonho, sua simbologia pode ser diversa. Existem, como no caso anterior, diferentes possibilidades:

  • Sonhar com uma pessoa morta: de forma genérica, isso simboliza a chegada de boas notícias (que chegarão em breve).
  • Um morto no caixão: se o morto está no caixão, o sonho simboliza o fim de um perigo na vida real.
  • Na cama: se a pessoa morta que aparece em nossos sonhos está na cama, significa que a pessoa que sonhou é insegura e impressionável.
  • Um morto que caminha: sonhar com um morto que caminha simboliza uma grande crise financeira.
  • Um morto que fala: e sonhar com a morte, especificamente um morto que fala? Ou uma pessoa que já faleceu na vida real, mas aparece para nós em sonhos? Bem, é um sinal de que você deve ouvir suas palavras.
  • Quem ressuscitou: se a pessoa que morreu em vida ressuscitou no sonho, significa que em breve acontecerá um evento que dará muito o que falar.
  • Morto que é hostil: se a pessoa falecida no sonho é hostil a nós, isso significa que alguém descobriu nosso jogo duplo.
  • Vigiar um morto: sonhar que vigiamos um morto está relacionado a um sentimento inútil de culpa na “vida real”.
  • Ver muitos mortos: Finalmente, sonhar que vemos muitos mortos simboliza sorte.

Sonhar com alguém específico

Como podemos ver, sonhar com a morte pode adquirir múltiplas conotações dependendo do tipo de sonho, da pessoa que morre, de suas ações, etc. Assim, sonhar com a morte de um dos pais significa que uma mudança significativa está ocorrendo em nossas vidas e que nosso relacionamento com eles evoluiu.

Por outro lado, sonhar que nosso parceiro morre pode anunciar que ele precisa de um pouco mais de dedicação de nossa parte. Da mesma forma, pode indicar que sentimos falta de alguns aspectos que foram desaparecendo no relacionamento e que gradualmente nos distanciaram.

Por outro lado, sonhar com a morte de um irmão nos transmitiria que há algo em nossa personalidade que está mudando, ou seja, algo que não gostamos em nós mesmos está se transformando para melhor. Por outro lado, sonhar com um amigo que morre simbolizaria frustração e insegurança.

Se a pessoa que vemos fala em nossos sonhos, isso significa que a consciência do sonhador lhe dá bons conselhos (talvez seja hora de ouvi-la).

Se a pessoa falecida com quem sonhamos chorar, isso estaria relacionado a sérios distúrbios emocionais. Se for um parente, isso simbolizaria um sentimento de culpa. Ver um falecido no sonho pode ser uma reivindicação para ouvirmos seus conselhos ou lembrarmos o que ele nos deu em vida.

Finalmente, ver um falecido com um rosto triste em nossos sonhos simbolizaria que o sonhador pensou que uma grosseria havia sido esquecida e que, no entanto, não é assim e se manifesta no sonho.

“A morte é uma vida vivida. A vida é uma morte que vem.”

-Jorge Luís Borges-

Mulher sentada de luto

Sonhar com uma sepultura, lápide ou cemitério

Também é possível que em seu sonho não haja uma pessoa que esteja viva e morra, ou vice-versa (que esteja morta e pareça viva). Em vez disso, pode aparecer uma sepultura que chama sua atenção, ou uma lápide que lhe dá sentimentos muito negativos ao acordar. Mas, o significado desses sonhos não é algo negativo.

Diz-se que sonhar com sepulturas ou lápides significa que é hora de deixar o passado para trás, que é hora de enterrar todos aqueles sentimentos negativos, deixar de uma vez por todas o que está lhe causando sofrimento. Bem, é hora de você começar uma nova maneira de viver.

Da mesma forma, sonhar com um cemitério é uma representação que lhe diz que é hora de deixar seu passado para trás, enterrar todas as más lembranças e focar no futuro.

Por outro lado, se você sonha que está levando flores para o cemitério, significa que sente muita falta de alguém. Também é comum que esse sonho apareça em tempos de inseguranças, apesar de que, se aparecerem fantasmas, pode-se interpretar que em breve você terá o apoio de seus entes queridos. Preocupações, dúvidas e questões não resolvidas são o que esse sonho traz que pode lhe dar sentimentos tão ruins ao acordar.

Sonhar com a morte: uma mensagem do inconsciente?

Nem todos os psicólogos pensam que os sonhos podem ter um conteúdo importante em sua associação com nossas vidas, mas boa parte deles acha que essa associação existe parcial ou totalmente. Também com necessidades, desejos inconscientes… Sonhar com a morte tem uma simbologia muito rica, embora seja verdade que geralmente está associado à ideia genérica de que representa o fim de uma etapa e o início de uma nova.

Curiosamente, no final da vida de uma pessoa, os sonhos relacionados à morte são frequentes, não apenas pela imagem da mesma, mas também por outros símbolos de morte e ressurreição. De certa forma, é como se o inconsciente estivesse preparando a pessoa para a chegada do fim de seus dias.

“O inconsciente pode reservar mensagens essenciais para ouvidos que sabem escutar.”

Carl Gustav Jung

Nota de edição: não há muitos estudos rigorosos que tenham sido feitos em torno dos sonhos e sua possível associação com o curso da realidade em diferentes planos – não pela falta de interesse em fazê-lo, mas pela complexidade metodológica, o controle das variáveis e problemas de medição associados. As conclusões compartilhadas neste artigo devem ser tomadas com certa distância, pois são produto de observação clínica incidental.

Pode interessar a você...
Como lidar com o medo da morte na velhice?
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Como lidar com o medo da morte na velhice?

Todos nós temos medo da morte em algum grau. Este continua sendo um enigma que causa angústia quando aspectos cruciais da vida não foram resolvidos...


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Monteschi, A. (2006). El gran libro de los sueños. Editorial De Vecchi: Barcelona.
  • Trujillo, L. (2004). Interpretación de los sueños. Editorial Libsa: Madrid.

Os conteúdos de A Mente É Maravilhosa servem apenas para fins informativos e educacionais. Não substituem o diagnóstico, o aconselhamento ou o tratamento de um profissional. Em caso de dúvida, é recomendável consultar um especialista de confiança.