O riso cuida de tudo que nos interessa – A mente é maravilhosa

O riso cuida de tudo que nos interessa

Maio 28, 2015 em Emoções 0 Compartilhados

O riso e o bom humor tem grandes benefícios para a saúde, especialmente quando são compartilhados com os outros. O riso é contagioso e aumenta a felicidade e a intimidade das pessoas que riem juntas. Além disso, provoca mudanças físicas saudáveis em todo o corpo, como fortalecer o sistema imunológico, aumentar a energia, diminuir a dor ou proteger contra os efeitos nocivos do estresse.

O riso, medicina para o corpo e a mente

O riso é um antidoto rápido e infalível contra a dor, o estresse e o conflito, e ajuda a manter o equilíbrio entre o corpo e a mente. O bom humor inspira esperança, nos conecta com as outras pessoas, com nós mesmos e com a própria Terra, e nos ajuda a aliviar as cargas emocionais mais pesadas. Por isso, rir com frequência e de forma natural é um grande recurso para enfrentar e superar os problemas, melhorar as relações com os outros, aumentar a autoestima e ter melhor saúde física e mental.

O riso, além dos benefícios físicos e mentais, também tem benefícios sociais, porque ajuda a fortalecer as relações com os outros, atrai as pessoas, melhora o trabalho em equipe, ajuda a acalmar os conflitos e promove a união de um grupo (laboral, familiar, de amigos, etc.).

POR QUE O RISO É BOM PARA A SAÚDE FÍSICA

#1 – O riso relaxa todo o corpo: Uma boa gargalhada alivia a tensão física e o estresse, deixando os músculos completamente relaxados durante um bom tempo. Seus efeitos duram muito além do fim do riso, até 45 minutos mais.
#2 – O riso provoca a liberação de endorfinas: As endorfinas são substâncias químicas que fazem com que o corpo se sinta bem de forma natural, e provocam uma sensação de bem estar geral que pode chegar a aliviar a dor temporariamente.
#3 – O riso protege o coração: O riso melhora a função dos vasos sanguíneos, estimulando a circulação e aumentando o fluxo sanguíneo. Isto pode ajudar a proteger contra um ataque do coração ou outros problemas cardiovasculares.
#4 – O riso estimula o sistema imunológico: O riso diminui os hormônios do estresse e aumenta as células imunes e os anticorpos que combatem a infecção, o que por sua vez, melhora a resistência as doenças.
#5 – O riso é benéfico para a saúde mental: O riso permite que as pessoas coloquem mais alegria e entusiasmo a suas vidas, alivia a ansiedade e o medo, alivia o estresse, melhora o seu estado de ânimo e melhora a sua capacidade de recuperação.

O riso ajuda a manter a saúde mental

O bom humor ajuda a manter uma atitude positiva e otimista frente a situações difíceis. O riso e o bom humor ajudam a enfrentar a vida com força, valor e esperança.

POR QUE O RISO É BOM PARA A SAÚDE EMOCIONAL

#1 – O riso dissolve emoções perturbadoras: Não é possível se sentir ansioso, revoltado ou triste enquanto se ri.
#2 – O riso ajuda a se relaxar e recarregar: Além de reduzir o estresse e aumentar a energia. Isto permite manter-se focado e ser mais eficiente.
#3 – O bom humor muda a perspectiva: O bom ânimo que deriva do bom humor permite ver as situações de uma perspectiva mais realista e positiva, e menos ameaçadora.

Os benefícios sociais de estar de bom humor

Estar de bom humor ajuda a fortalecer as relações, já que se ativam os sentimentos positivos e se fomenta a conexão emocional. O riso em grupo cria um vínculo positivo que amortece o estresse, suaviza os desentendimentos e a decepção.

Rir em grupo ajuda a construir laços de relacionamento fortes e duradouros, e ajuda todos os membros do grupo a ficarem alegres, vitais e a se recuperarem melhor de suas dores ou problemas. Além disso, o bom humor favorece que as relações melhorem, aliviando ressentimentos, moderando desentendimentos e unindo as pessoas em momentos difíceis.

Portanto, podemos dizer que agir com bom humor nas situações cotidianas ajuda a melhorar a qualidade das relações e as conexões com os colegas de trabalho, os familiares e os amigos.

USAR O BOM HUMOR E O RISO NAS RELAÇÕES PERMITE:

#1 – Ser mais espontâneo: Estar de bom humor ajuda a esquecer os preconceitos e limitações.
#2 – Deixar de lado a atitude defensiva: O riso ajuda a não prestar atenção as críticas e não duvidar dos outros de forma obsessiva.
#3 – Ser mais desinibido
#4 – Expressar os verdadeiros sentimentos e as emoções profundas

Ideias para estar de bom humor e rir com mais frequência

Para algumas pessoas é mais fácil encontrar situações para rir que para outras pessoas, por diversos motivos, mas sempre é possível ir incorporando pouco a pouco hábitos de vida e favorecer situações que nos façam rir.
Algumas sugestões podem ser as seguintes:

  • Começar o dia com um sorriso, pura e simplesmente, porque sim.
  • Agradecer por todas as coisas boas, olhando os pequenos detalhes.
  • Encarar qualquer coisa de bom humor e com riso, para se contagiar.
  • Tentar passar tempo perto de gente que ri, que brinca, que se diverte: crianças, animais de estimação, adultos desfrutando de algo que gostem, etc.
  • Aproveitar qualquer ocasião para fazer uma piada ou brincadeira e rir com os outros.

NÃO LEVAR AS COISAS TÃO A SÉRIO

Uma forma imprescindível de trazer o humor para a vida cotidiana é não levar as coisas tão a sério. Isto não significa manter uma atitude superficial, mas sim não se estressar por elas. Algumas circunstâncias podem não ser muito propicias para o riso, mas algumas pessoas são capazes de encontrar o humor ou a forma de rir em algum detalhe (e aqueles que não são capazes de fazê-lo, agradecem).

Para levar as coisas menos a sério e ter uma visão mais leve da vida é preciso:

Rir de si mesmo

– Encontrar graça mesmo diante de uma situação ruim.

– Encher-se de lembranças alegres e positivas.

– Manter a perspectiva sobre aquilo que não pode ser controlado.

– Olhar as crianças e aprender da sua capacidade de rir de qualquer coisa e simplificar as situações incômodas ou estressantes.

Além disso, lembre-se de que é preciso muito pouco para levar uma vida feliz.

Recomendados para você