O sorriso

O sorriso é um elemento simples, mas poderoso; Ajuda-nos a ser mais felizes e saudáveis e a desfrutar das nossas relações com os outros. Contaremos todos os seus benefícios.
O sorriso

Última atualização: 04 Dezembro, 2021

O sorriso é uma expressão de alegria, diversão e gentileza. Acompanha-nos nos melhores momentos da nossa vida e abre caminho para nos relacionarmos com os outros. Apesar disso, nem sempre está tão presente no nosso dia a dia como deveria. Quando nos deixamos levar pela rotina, estresse e preocupações, nosso sorriso desaparece. Mas e se fizéssemos um esforço deliberado para que ele apareça em nosso rosto com mais frequência?

Talvez você pense que sorrir tem que ser um ato natural e que não devemos forçá-lo. Alguns consideram isso um sinal de hipocrisia ou repressão emocional ; no entanto, é um hábito que pode ser muito positivo. E é que o simples fato de sorrir nos traz grandes benefícios.

O sorriso e seus benefícios

A relação entre o sorriso e as emoções positivas não é unilateral. Ou seja, isso não surge apenas em resposta a situações felizes. De fato, sorrindo podemos tornar as situações difíceis mais agradáveis.

Esse é um poder do qual nem sempre estamos cientes, mas que devemos começar a aplicar com mais frequência. Por isso, queremos compartilhar com você os principais benefícios de sorrir.

Melhora nosso humor

Sorrir melhora nosso humor ; e isso ocorre devido à relação bidirecional que existe entre as emoções e sua expressão. Quando você está com raiva, você franze a testa; quando você está triste, você chora; e se você se sentir feliz, você sorri. No entanto, você também pode usar esse processo ao contrário.

Ou seja, quando você sorri, seu cérebro interpreta que você está feliz e imediatamente aciona mecanismos que ajudam a concretizar isso. Assim, você pode influenciar seu estado emocional com este simples gesto. Experimente e verá como ele é eficaz!

Nos ajuda a relaxar e reduzir a dor

Quando sorrimos, o cérebro libera várias substâncias no corpo, como endorfinas, serotoninas e outros analgésicos naturais. Isso nos faz sentir mais relaxados e obter alívio da dor física e emocional.

Além disso, nessa situação, a produção de hormônios como o cortisol e a adrenalina, que contribuem para o surgimento do estresse, é inibida. Portanto, o efeito é ainda maior.

Facilita as relações sociais

O sorriso é um facilitador social na medida em que mostra aos outros que temos uma disposição aberta e não ameaçadora. Isso promove interações agradáveis, nos faz projetar uma imagem mais positiva para com os outros e, em muitas ocasiões, esse sorriso nos é retribuído pelo nosso interlocutor.

Aumenta o otimismo e  ajuda a lidar com a adversidade

Você tende a sempre ver o lado menos agradável de cada situação? Os eventos negativos afetam você profundamente? Se adotar o hábito de sorrir com mais frequência, isso o ajudará a desenvolver uma atitude mais otimista, leve e descontraída. Isso permitirá que você enfrente contratempos com mais calma e, em geral, que você consiga manter uma boa estabilidade emocional.

Protege a sua saúde e prolonga a vida

Sorrir não apenas melhora sua saúde emocional, mas também auxilia seu bem-estar físico. Na verdade, ajuda a reduzir a pressão arterial e previne doenças cardiovasculares, apoia o sistema imunológico, ajuda-nos a recuperar melhor de doenças e até ajuda a prolongar a nossa vida.

Faça com que o sorriso faça parte do seu dia a dia

Tendo em vista os muitos benefícios de sorrir, por que não experimentá-lo com mais frequência? Em vez de esperar que nos aconteçam momentos felizes ou experiências divertidas, podemos promover esses estados de diferentes maneiras.

Por exemplo, assistir séries de comédia ou filmes, assistir a monólogos humorísticos ou ler histórias em quadrinhos. Também podemos nos acostumar a sorrir com eventos do dia a dia, como por exemplo, com um bebê olhando para nós na rua, um cachorro brincando feliz no parque ou um lindo pôr do sol.

Mas, acima de tudo, podemos usar nossos amigos mais próximos para potencializar esses estados de prazer e bem-estar : quando conversamos com um amigo, abraçamos nosso parceiro ou reencontramos algum familiar, deixamos aparecer a alegria, o entusiasmo e a gratidão. E, se preferir uma experiência diferente, porque não experimentar uma oficina de terapia do riso? O sorriso faz parte do dia a dia, só temos que aceitar ele com maior frequência.

Pode interessar a você...
3 estudos sobre o poder do sorriso
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
3 estudos sobre o poder do sorriso

Sorrir é uma expressão que causa um grande impacto. Há vários estudos sobre o poder do sorriso, e quase todos chegaram à mesma conclusão.



  • Riezu, M. I. (2009). Humor terapéutico. El Humor Risa y Sonrisa (HRS) y su aplicación en las urgencias, emergencias y cuidados críticos. Revista de Enfermería de Urgencias1(4), 11-16.
  • Addyman, C., Fogelquist, C., Levakova, L., & Rees, S. (2018). Social facilitation of laughter and smiles in preschool children. Frontiers in psychology9, 1048.