Logo image

Os 8 melhores livros de Stephen King

4 minutos
Assustadora e cheia de escuridão. Assim são as obras de um dos melhores escritores modernos. Você se atreve a mergulhar nessas histórias?
Os 8 melhores livros de Stephen King
Última atualização: 17 dezembro, 2021

Este artigo se foca em um dos melhores escritores da era moderna, capaz de combinar terror e literatura como ninguém. Por onde começar? Apresentamos a seguir uma lista do que para nós são os 8 melhores livros de Stephen King.

De que se tratam? Qual o enredo? Veja as resenhas para conferir se as histórias te interessam.

Os 8 melhores livros de Stephen King

“Os monstros são reais, e os fantasmas também. Eles vivem dentro de nós, e às vezes eles ganham”.

-King (2017) Outsider

Mulher lendo.

1. Carrie a estranha (1974)

Ansiedade adolescente, fanatismo familiar religioso e telecinese vingativa. Este é o primeiro romance publicado pelo escritor americano com apenas 26 anos que te fará sofrer junto com a protagonista, a adolescente Carrie White.

Nesse sentido, esse é um dos livros mais censurados nas escolas dos Estados Unidos. De fato o filme foi até proibido na Finlândia, tendo que ser adaptado para exibição.

2. Salem (1975)

Como explica Jean Marigny, da Universidade de Stendhal, este é um dos três melhores livros sobre vampiros, que foi inspirado na obra original de Drácula (1897).

Por outro lado, o título dessa obra passou por várias transformações:

  • Em português foi publicado primeiro com o título A hora do vampiro.
  • Originalmente, King havia escolhido o título Second Coming.
  • Então ele se decidiu por Jerusalem’s Lot.
  • Por último, os editores acharam que parecia religioso demais. Então eles cortaram o título para Salem’s Lot.

Nesta pacata cidade as crianças começam a desaparecer, os animais sangram até a morte e uma onda de horror vai esvaziando, aos poucos, o local.

3. O iluminado (1977)

Listado como o melhor romance gótico pós-moderno, esse livro consegue cativar todos os amantes do terror e do sobrenatural.

REDRUM“, essa foi a palavra que Danny viu no espelho e, embora ainda não soubesse ler, ele entendeu que era uma mensagem de horror. Ele tinha apenas cinco anos, idade em que poucas crianças sabem que os espelhos invertem o sentido das coisas. E você? Descobriu o significado oculto? Quer saber como a história termina?

4. A Dança da Morte (1978)

Este livro de 1.500 páginas é um romance pós-apocalíptico de terror e suspense que retrabalha o enredo do conto Ondas noturnas. Nesta obra alguns jovens encontram uma pessoa que sofreu um acidente de carro. No final eles decidem queimá-la porque ela está com um vírus que infecta a todos.

5. A Torre Negra (1982-2012)

Essa é uma saga avassaladora que incorpora vários gêneros: fantasia, fantasia científica, terror e western (gênero cinematográfico inspirado no velho oeste).

Por essas razões essa é uma obra-prima de 8 romances, com um universo impossível de englobar em todo o seu esplendor em uma única resenha. Ele conta a história de um atirador, Roland Deschain, que vai em busca da Torre Negra, um edifício lendário, cuja natureza é tanto física quanto metafórica, já que dizem se tratar do centro de convergência de todos os universos.

6. O cemitério (1983), um dos melhores livros de Stephen King

Esse livro foi indicado ao World Fantasy Award for Best Novel (Prêmio World Fantasy de Melhor Romance) em 1984, o que também o torna um forte candidato ao prêmio de romance mais assustador da história.

“Louis tinha verificado: o gato estava morto, e foi por isso que ele o enterrou. Ainda assim, incompreensivelmente, o gato havia voltado para casa”.

– O Cemitério (1983) –

O Dr. Louis Creed descobre um cemitério em uma floresta perto da sua nova casa, onde crianças as enterravam seus animais de estimação. Quando o gato da família morre atropelado, Louis o enterra neste cemitério sinistro e, o que acontece a seguir o deixará preso a ponto de fazer qualquer coisa para enfrentar a morte.

7. IT- A coisa(1986)

Você também vai flutuar ao descobrir que, ao contrário dos filmes, King salta do passado para o presente e do presente para o passado para prender o leitor.

IT conta a história de um grupo de sete crianças aterrorizadas por um monstro maligno (que elas chamam de “IT, que significa “Isso” em inglês) esse monstro é capaz de mudar de forma e se alimentar dos medos que produz em suas vítimas.

Palhaço do filme IT.

8. Outsider (2018)

Este é um romance campeão de vendas em que King nos surpreende com um thriller tão arrepiante quanto original.

Vencedor na categoria Mistério/Thriller no Prêmio Goodreads de 2018, o enredo se concentra na investigação do assassinato de uma criança e nos mistérios que cercam esse acontecimento, com uma pergunta que invade a mente dos leitores… E se nem tudo for o que parece?

Absorva o terror mais frio

King é reconhecido como um dos pais do terror contemporâneo, por isso você não pode perder essas alternativas para curtir uma boa história. Especialmente se você gosta de enredos obscuros e detalhados.

Portanto, não é uma surpresa que os 8 melhores livros de Stephen King (além de muitas outras obras) também tenham sido adaptados para as telas de cinema. Você está preparado para desfrutar do pânico e do terror? E para você, qual deles chama mais a atenção?

Imagem principal: Eyesonmilan / Shutterstock.com

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • King S. Cementerio de animales. Penguin Random House Grupo Editorial España; 2012.
  • King S. El resplandor. Penguin Random House Grupo Editorial España; 2012.
  • King, Stephen. El Umbral de la Noche. Ed. Plaza & Janés. ISBN 84-01-49986-0; 1978.
  • Marigny J. Secrecy as Strategy in Dracula [Internet]. Kutztown.edu. [citado 27 de septiembre de 2021]. Disponible en: https://research.library.kutztown.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1007&context=dracula-studies
  • Moreno Baena A. Aquí hay tigresas. Estudio de los personajes femeninos de Stephen King en Carrie, El Resplandor y Bellas durmientes. 2020.
  • Stephen King. El visitante. [Traducción de Carla Milla Soler]. Barcelona: Penguin Random House Editorial, Plaza & Janés, 2018, 592 páginas.
  • Villegas RJS. Stephen King. El visitante. Letras. 2021;60(97):199-204.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.