Para ser feliz você deve aprender a ignorar muitas pessoas

Para ser feliz você deve aprender a ignorar muitas pessoas

Última atualização: 21 janeiro, 2022

Muitas vezes, afastar-se de pessoas conflituosas não é apenas uma questão de conforto, mas de saúde mental. Há atitudes que nos desequilibram tanto que nos bloqueiam e nos impedem de nos realizarmos, submetendo nosso bem-estar emocional aos seus caprichos.

Todos sabemos que nossos relacionamentos nem sempre nos trazem algo positivo, embora realmente esperemos que sim. Embora tenhamos consciência disso, não é difícil perceber que estamos alimentando trocas tóxicas.

Em outras palavras, parece algo pouco importante e incoerente, mas, no entanto, não podemos fugir da realidade. Sacrificar nosso bem-estar pelos outros é algo que às vezes acontece.

Assim, nos deparamos com o triste panorama de viver em relacionamentos tóxicos com pessoas que não nos trazem sinceridade ou boas emoções. Ou seja, trocas carregadas de interesses e egoísmos. Portanto, para crescer, devemos aprender a ignorar certas pessoas em determinados momentos.

O que devemos ignorar para sermos felizes?

mulher com os olhos fechados para evitar ver pessoas tóxicas

As situações a partir das quais é conveniente começar a dar a nossa ausência são variadas. Normalmente podemos reconhecer facilmente o que nos incomoda, mas pode demorar um pouco em outros momentos.

Conhecê-los nos ajudará a tomar consciência da realidade e pode até nos ajudar a antecipar esses problemas, para que possamos evitar que eles nos façam mais mal do que o inevitável. Dito isso, vamos dar uma olhada mais de perto no que devemos aprender a ignorar:

1. A crítica dos outros

Ninguém pode nos afetar sem o nosso consentimento. Em outras palavras, somos nós que validamos as opiniões dos outros. O que os outros pensam sobre as decisões que tomamos não deve importar para nós, pois é tão provável que estejamos errados quanto eles.

2. A criação de inseguranças

Tem gente que se acha especialista em tudo na vida. Estes acabam consciente ou inconscientemente, criando inseguranças e pequenas frustrações nas pessoas ao seu redor. Tente ignorar esses tipos de atitudes, pois elas só levam à frustração.

3. Se preocupar com aquilo que não podemos controlar

Garota se libertando das correntes de pessoas tóxicas

Se estamos preocupados sobre como essa pessoa vai agir ou o que ela vai fazer ou dizer, algo está errado. Em outras palavras, as pessoas não fazem mal intencionalmente e não devemos nos preocupar se elas nos respeitam ou não. Se isso acontecer, é melhor ficar longe dessa pessoa, isso não lhe faz bem nenhum.

4. Comparações obsessivas

É ótimo que as pessoas tenham sucesso, mas não que elas façam os outros se sentirem pouco. Não há pessoa mais insignificante do que aquela que usa suas conquistas para menosprezar os outros.

Continue se concentrando no que você pode fazer para continuar crescendo e lembre-se de que o que você alcança depende em grande parte de que você acredite.

5. Interesses e egoísmo

Nem todos estão te ajudando quando tentam parecer que estão te ajudando. Comece a desativar a realidade e analise para que lado a balança sempre pende. Se houver equilíbrio, significa que há harmonia em seu relacionamento; se, pelo contrário, não houver, algo está errado.

Dê sua ausência para aquelas pessoas que não valorizam sua presença

Mulher feliz tomando banho

Temos que perceber que com o tempo a imagem que temos das pessoas pode mudar, o que significa que não conheceremos aqueles que pensávamos conhecer.

Dê sua ausência e sua indiferença a quem não te valoriza; esteja emocionalmente ausente para essas pessoas. Não faça isso como forma de vingança, mas como forma de se proteger.

Às vezes percebemos tarde demais que tudo o que fizemos por alguém foi emocionalmente ignorado ou desvalorizado. Podemos então nos sentir desapontados e perceber que eles não levantaram um dedo por nós.

Entender que o que alguém faz ou deixa de fazer não nos afeta age como um bálsamo. Pode ser difícil  no começo, mas os resultados logo começam a aparecer em nossa saúde emocional.

De fato, quando somos capazes de fazê-lo, percebemos que é um verdadeiro prazer poder  nos ouvir sem que nada nuble nosso diálogo interior. A verdade é que tentar não só vale a pena, também traz a alegria.

This might interest you...

5 efeitos da separação de uma mãe tóxica
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
5 efeitos da separação de uma mãe tóxica

Quais são os efeitos da separação de uma mãe tóxica? Conheceremos 5 deles, com foco principalmente na área emocional.