Quando ser perfeccionista me faz infeliz – A mente é maravilhosa

Quando ser perfeccionista me faz infeliz

dezembro 22, 2015 em Psicologia 1 Compartilhados
Ser perfeccionista me faz infeliz

Você conviveu alguma vez com pessoas perfeccionistas? Provavelmente sim. O comportamento que elas têm é muito curioso e, em algumas ocasiões, até divertido.

Os perfeccionistas têm a necessidade de alcançar a perfeição em tudo o que fazem. Seja um trabalho, a organização de suas coisas, tudo tem que estar em seu devido lugar.

Não conseguem ver a xícara do café da manhã virada um pouco para a direita. Precisam que esteja no centro, perfeitamente disposta. Uma mente perfeccionista pode realmente chegar a estes extremos.

Por que sou perfeccionista?

Há muitos fatores que podem fazer com que você desenvolva uma personalidade perfeccionista. De fato, isto é muitas vezes conhecido como uma síndrome, “Síndrome Perfeccionista” ou “Transtorno Anancástico da Personalidade”.

Alguns especialistas consideram que a causa de ser perfeccionista pode ser uma predisposição genética.

Por outro lado, outros especialistas acreditam que diversos fatores ambientais exercem uma influência significativa:

  • Quando sua autoestima depende de elogios constantes.
  • Você foi humilhado durante sua infância e deseja ser aceito socialmente.
  • Seus pais foram muito autoritários.
  • Você cresceu rodeado de pessoas bem-sucedidas e você nunca foi uma delas.
  • Você tem pouca tolerância ao fracasso.
  • É consciente de que a sociedade é altamente competitiva.
Desde que nascemos, estamos expostos a estímulos contínuos que vão nos marcar pelo resto de nossa vida. Embora não acreditemos, somos muito influenciados pelo ambiente, e ter vivido alguma das situações anteriores tem suas consequências.

A sociedade em que vivemos com suas normas, suas leis, suas modas, sua forma de ver a vida, faz com que queiramos ser melhores que os outros.

Ser um fracassado não é bem visto. A sociedade considera que a verdadeira felicidade reside no sucesso. Mas será que podemos mesmo viver com essa pressão? É aí que ser perfeccionista começa a ser um problema

A perfeição não me faz melhor

Ser correto em tudo, fazer as coisas bem, não sair do caminho pré-estabelecido… tudo isso não o faz melhor do que ninguém. Pense, por exemplo, que quanto mais você se esforça para ser uma pessoa perfeita, menos você é.

As pessoas não são perfeitas e devemos assumir nossas imperfeições como algo próprio que nos faz ser como realmente somos.

Somente quando abraçarmos a imperfeição, conseguiremos alcançar a perfeita felicidade. Porque forçar-nos a sermos algo que não somos não nos fará feliz, muito pelo contrário. Nos frustraremos, nos estressaremos.

Mas, como é o dia a dia de uma pessoa perfeccionista? Para começar, diremos que convivem com uma baixa autoestima. Tanto que nem os elogios das demais pessoas farão com que eles fiquem satisfeitos com seu trabalho.

A culpa, o pessimismo e a obsessão são três palavras que os definem perfeitamente. Nunca obterão aquilo que desejam, pois a perfeição absoluta é impossível de obter.

Isso pode fazer com que, muitas vezes, caiam sem querer na depressão. Pois as decepções e as frustrações acontecem uma atrás da outra.

Preocupação

Tornam-se pessoas muito pouco flexíveis e espontâneas. A naturalidade já não faz parte delas e isso as converte em pessoas rígidas.
Compartilhar

Como com muitas outras síndromes, o perfeccionismo também ser superado, sempre que a pessoa for consciente de que essa atitude não a está levando a alcançar a felicidade.

Quando a pessoa for consciente de que tem um problema, de que esta necessidade de buscar a perfeição é fruto de uma pressão a que se viu submetida, ela já está preparada para dar o passo rumo à aceitação.

É verdade que tentar melhorar é algo muito positivo. Todos nós devemos aprender a sermos melhores, mas nunca devemos cair na terrível perfeição.

Devemos abraçar a imperfeição, dando tudo o que temos para fazer as coisas da melhor forma possível, mas sem nos obcecarmos tentando alcançar algo que na realidade não existe.

Recomendados para você