3 perguntas para se sentir melhor

Todos nós temos uma série de estratégias para quando quisermos nos sentir melhor. Pode ser chamar alguém, dar um passeio, assistir a um filme ou mergulhar em um bom livro. Hoje queremos trazer-lhe mais uma que você pode acrescentar ao seu repertório na forma de perguntas.
3 perguntas para se sentir melhor
Sergio De Dios González

Revisado e aprovado por o psicólogo Sergio De Dios González.

Escrito por Edith Sánchez

Última atualização: 06 março, 2023

Pequenos contratempos, cansaço ou mesmo uma rotina monótona sabotam a ilusão e, por consequência, contribuem para a semeadura de uma cadeia de pensamentos negativos. Nesse contexto, uma maneira fácil de recuperar o equilíbrio é fazer a si mesmo algumas perguntas importantes.

A função dessas perguntas-chave é reorientar seu pensamento. Elas permitem que você adote uma perspectiva mais positiva e proativa. Dessa forma, você se sente melhor sem precisar recorrer a ações mais complexas.

Outro aspecto valioso dessas perguntas-chave é que elas são, por assim dizer, atemporais. Ou seja, você pode meditar sobre essas perguntas em diferentes momentos e elas sempre fornecerão respostas novas e encorajadoras. Quais são as perguntas que você pode se fazer nos momentos em que sente falta de energia?

“Sua capacidade de perceber e rotular suas emoções de maneira granular é uma importante habilidade psicológica que promove a resiliência e aumentará os benefícios que você obtém da observação astuta de si mesmo e do mundo ao seu redor”.

-Alice Boyes-

1. O que funcionou melhor do que o esperado?

Esta é uma das perguntas-chave que vale a pena fazer a si mesmo quando você está se sentindo desanimado. Não é que você busque grandes conquistas ou fatos extraordinários; ao contrário, trata-se de encontrar alguns desses pequenos milagres cotidianos que tendemos a ignorar.

Por exemplo, você pode ter pensado que um procedimento demoraria muito, mas conseguiu evitar que isso acontecesse. Você pensou que para atingir um objetivo teria que usar muitos recursos, e depois descobriu que não era bem assim.

Basta encontrar alguns exemplos dessas pequenas ações que excederam suas expectativas. Pense que às vezes é até uma grande conquista terminar um dia difícil sem que as coisas piorem. Reflita sobre isso.

Jovem garota pensando em seus objetivos
Pensar no que deu certo pode nos ajudar a reorientar nossas mentes em momentos de desânimo.

2. Que elemento da natureza cativou minha atenção?

A segunda de nossas questões-chave nos convida a olhar para o nosso ambiente. Em particular, olhando para os elementos naturais que você provavelmente encontra todos os dias sem apreciar muito neles. A natureza proporciona uma satisfação serena, generosa e universal . Então é uma pena não apreciá-la, não é?

Se você começar a observar, é provável que em pouco tempo identifique um bom número de elementos extraordinários ao seu redor. Um céu imenso, com a atmosfera que torna a vida possível; uma árvore que é fruto da complexidade e do tempo; um animal que representa as diferentes formas como o universo se manifesta. Há muitas evidências de que a própria existência é algo extraordinário.

Contemplar a natureza alimenta a sensação de paz interior. É uma boa ideia visitar um parque, um jardim ou qualquer espaço repleto de elementos naturais, naqueles momentos em que você sente que está deprimido ou que está passando por um daqueles episódios de tristeza ou ofuscamento profundo.

perguntas para se sentir melhor
O efeito positivo de contemplar a natureza é imediato.

3. Em quem eu poderia pensar com carinho e o que provavelmente quer ouvir de mim?

A terceira das questões-chave para se sentir melhor tem a ver com evocar pessoas que foram especiais em sua vida, mas, por algum motivo, você não as vê todos os dias. Geralmente são amigos ou parentes com quem você teve um relacionamento muito próximo no passado. Pessoas que deixaram marcas agradáveis e com as quais você não mantém comunicação frequente.

A mera evocação dessas pessoas importantes é motivo para se sentir melhor. Ajuda lembrar que os laços de afeto enriquecem a vida e transcendem o tempo. Você tem a certeza de que, se procurar esses amigos ou parentes, eles ficarão encantados em saber de você. É uma excelente razão para se sentir melhor.

Mesmo dentro desse grupo pode haver pessoas que você conhece apenas superficialmente, mas que te deixaram com a sensação de querer saber mais sobre elas e reencontrá-las. Você também tem a impressão de que isso foi mútuo e que pode ser uma boa ideia encontrar uma maneira de vê-las ou falar com elas.

As perguntas-chave para se sentir melhor são uma alternativa fácil à qual você pode recorrer a qualquer momento. Você verá que o simples fato de fazer a autorreflexão que elas propõem é uma forma de mudar uma perspectiva sombria para uma mais encorajadora.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Pasca, L., & Aragonés, J. I. (2021). Contacto con la Naturaleza: Favoreciendo la Conectividad con la Naturaleza y el Bienestar. CES Psicología, 14(1), 100-111.

  • Martín, I. E., & Caldera, M. I. F. (2014). La dificultad de llegar a acuerdos en las relaciones humanas: del control del ego a la paz interior. Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 1(1), 535-540.

  • Greenberger, D., & Padesky, C. (1998). Control de tu Estado de Ánimo. Paidos Iberica, Ediciones S. A..


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.