Pontos fortes e fracos para falar em uma entrevista de emprego

Compilamos uma série de pontos fortes e fracos que você pode dizer em uma entrevista de emprego. No final, apontamos alguns truques de como usá-los e comunicá-los.
Pontos fortes e fracos para falar em uma entrevista de emprego
Gema Sánchez Cuevas

Revisado e aprovado por a psicóloga Gema Sánchez Cuevas.

Última atualização: 05 maio, 2023

Um dos momentos mais esperados nas entrevistas de emprego ocorre quando o candidato é solicitado a expor seus pontos fortes e fracos. Muitos são descartados por suas respostas, então cada pessoa deve estar preparada para enfrentar essa questão.

A base do sucesso de uma entrevista é baseada na sinceridade. Não importa se você mentir sobre uma habilidade ou destreza se não puder prová-la posteriormente (dominar um idioma, por exemplo). Portanto, deixe essa estratégia de lado e foque no que você pode provar caso consiga a vaga.

Principais pontos fortes em uma entrevista de emprego

Segundo os pesquisadores, focar nos seus pontos fortes é o mais importante em uma entrevista de emprego. Afinal, eles podem ofuscar suas fragilidades, torná-lo elegível para a empresa e suprir uma necessidade latente dentro dela.

Embora dependam de suas habilidades pessoais, existem certos pontos fortes gerais que todo trabalho valoriza. Deixamos algumas ideias, lembrando-te que deves escolher ou expor aquelas que estão conjugadas com a tua forma de agir, personalidade e atitude.

Pessoas conversando em uma entrevista
O aspecto mais importante em uma entrevista de emprego é a honestidade.

1. Trabalho em equipe

O trabalho em equipe é um ponto forte que qualquer empresa valoriza em seus funcionários. As evidências indicam que é uma das habilidades mais valorizadas pelos empregadores, especialmente naqueles contextos em que é necessária a participação de um grupo.

É um indicador de muitos outros aspectos que são apreciáveis ao considerar um contrato: habilidades de comunicação, alteridade, capacidade de compartilhar conhecimento, capacidade de ajudar os outros, gerenciamento de ideias e assim por diante. Portanto, não deixe de incluir o trabalho em equipe entre os pontos fortes a serem declarados em uma entrevista de emprego.

2. Criatividade

A criatividade é sintetizada na capacidade de uma pessoa gerar novas ideias originais. Ideias que, no caso de uma empresa, facilitem a sua gestão, promovam o seu desenvolvimento ou a orientem para o sucesso. Dado o contexto de mudança da sociedade atual, a criatividade é, sem dúvida, um dos maiores pontos fortes a se dizer em uma entrevista de emprego.

Especialistas apontam que a criatividade é um mediador para o desempenho do trabalho em equipe. Apontá-lo entre seus pontos fortes permite que você o conecte com o anterior. Dessa forma, você evita mencionar fatores alheios que não terão nenhum tipo de interesse ou valor para o empregador ou para quem conduzir a entrevista.

3. Especialidade ou habilidade

Ter uma habilidade específica, seja ela prática ou teórica, ainda é um ativo valioso para uma empresa. Embora seja verdade que atualmente se dá preferência a trabalhadores com habilidades mais gerais ou capazes de abranger diferentes áreas, a especialidade pode fazer uma diferença perceptível no ecossistema de uma empresa.

A especialidade nasce da experiência e dos possíveis estudos que você tem a esse respeito. No entanto, é a experiência que tem maior valor, pelo que quanto mais você acumular, mais atrativo você será para o empregador. Mas cuidado: evite se gabar de muita experiência se achar que isso o tornará um candidato superqualificado.

4. Organização

Em qualquer trabalho, a organização é uma habilidade que todo empregador valoriza. Seja no trabalho presencial ou remoto, ter uma atitude organizada pode jogar a seu favor. A organização se traduz em ser mais eficiente, sistemática, apegada a processos que garantem uma realização bem-sucedida e ser um pensador baseado em sistemas.

Na companhia desses pontos fortes para dizer em uma entrevista de emprego, você também pode mencionar a empatia, a capacidade de autocrítica, a dedicação, a atitude positiva, a flexibilidade e a pontualidade na entrega dos compromissos.

Você não precisa listar todos eles, escolha apenas três ou quatro que descrevem você e prepare-os para quando o entrevistador fizer a pergunta.

Principais pontos fracos em uma entrevista de emprego

O outro lado da moeda está nas fragilidades de uma entrevista de emprego. Todos nós temos fragilidades, e muitas vezes elas condicionam nosso desempenho na realização de determinada tarefa. Convém, portanto, optar por aqueles que, apesar de sinceros, não o deixem em situação comprometedora perante o empregador. Vejamos alguns exemplos.

1. Excesso de perfeição

O excesso de perfeição é uma fraqueza que por sua vez mantém traços de força. Você pode expressar isso em relação ao fato de ser muito diligente nos detalhes. Você se concentra tanto em polir as pequenas partes das coisas em que trabalha que não se contenta com algo até que atenda a certos critérios pessoais.

Isso é uma desvantagem na medida em que pode levar a atrasar os prazos de entrega, discordar do conceito de “qualidade” do grupo e até perder a noção geral para focar no específico. Claro, deixe o entrevistador descobrir tudo isso, mas mantenha-os na manga caso ele queira investigar as consequências.

2. Muito extrovertido ou muito introvertido

Ser muito introvertido ou muito extrovertido também pode ser considerado uma desvantagem em certos contextos. Ambas as personalidades podem se enfrentar quando trabalham em equipe, fazendo sugestões criativas para a empresa, valorizando a opinião alheia e mantendo um clima cordial e agradável no trabalho.

Seja como for, o importante é que você explique que melhorou nisso e que agora está no caminho de maior equilíbrio e estabilidade. Não se aprofunde muito, mas deixe claro para evitar dar a imagem de que você é alguém que não consegue controlar suas emoções.

3. Problemas para delegar trabalho

Muitas pessoas têm problemas para delegar trabalho. Seu perfeccionismo ou desconfiança no desempenho dos outros pode levá-los a querer concluir todas as tarefas por conta própria. Em geral, quem assume esse cargo é muito eficiente, responsável, proativo e competente; mas há momentos em que delegar responsabilidades é uma necessidade.

4. Impaciência

A impaciência é outra das fraquezas que você pode dizer em uma entrevista de emprego. É verdade que não é a fraqueza menos prejudicial para o seu perfil, mas é uma que você pode usar a seu favor. Por exemplo, ao dizer que está impaciente para terminar um projeto, já que se conecta tanto com ele que não vê a hora de ele vir à tona.

Outras fraquezas que você pode comunicar são ser muito direto, desorganizado, ser um pouco indeciso ou ser excessivamente crítico. A honestidade de suas fraquezas é muito importante. O empregador apreciará que você é alguém que sabe como considerar o espectro de pontos fortes e fracos em uma entrevista de emprego.

Pontos fortes e fracos para falar em uma entrevista de emprego
Uma atitude comunicativa e descontraída é valorizada pela equipa de recrutamento.

Como comunicar seus pontos fortes e fracos em uma entrevista de emprego?

Tão importante quanto preparar seus pontos fortes e fracos em uma entrevista de emprego é gerenciar como você deve dizê-los. Deixamos algumas ideias que servirão para guiá-lo:

  • Seja honesto: não importa quais pontos fortes e fracos você escolha em uma entrevista de emprego, se eles não forem honestos, serão de pouca utilidade para você. Seja honesto, assim você evita uma demissão precoce quando não cumpre o que prometeu.
  • Seja breve: entrevista de emprego não é novela, então você não pode elaborar uma resposta longa. Pense na qualidade das respostas, não na quantidade. A síntese da comunicação será uma força extra que o entrevistador valorizará.
  • Use um exemplo: para cada força e fraqueza você deve dar um exemplo, um que traduza como funcionou para você ou contra você no passado. Use exemplos reais para seguir a linha da honestidade.
  • Fique relaxado: finalmente, seus pontos fortes e fracos em uma entrevista de emprego serão aprimorados se você ficar relaxado. As evidências indicam que a primeira impressão determina a decisão final, por isso você deve manter uma atitude relaxada desde o primeiro segundo.

Os especialistas recomendam ensaiar antes de se candidatar a uma entrevista de emprego presencial ou virtual. É assim que você prepara suas respostas, modula seus gestos, inspira confiança e evita improvisar no meio do caminho.

Junto com o anterior, complementa os pontos fortes e fracos em uma entrevista de emprego. Se você levar isso em consideração e as reflexões dadas, tenha certeza de que inclinará a balança a seu favor ao se candidatar a um emprego pelo qual você é apaixonado ou precisa.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.