Mudar de emprego aos 40

Hoje queremos falar sobre o desafio de mudar de emprego aos 40.
Mudar de emprego aos 40

Última atualização: 05 agosto, 2022

Mudar de emprego aos 40 anos pode produzir mais vertigem do que ficar à beira do penhasco mais alto e íngreme que exista. No entanto, há muitas pessoas que até conseguiram reinventar sua carreira profissional nessa idade.

Uma das chaves é fazê-lo estrategicamente, levando em consideração determinados fatores ou variáveis que são essenciais para essa mudança. Neste artigo vamos falar sobre algumas estratégias úteis para quem quer ou não tem escolha a não ser começar essa aventura.

Nesse sentido, procurar um novo emprego pode ser uma daquelas mudanças que nos dá um medo real – vamos sair de um campo em que nos sentíamos mais ou menos seguros para outro em que a incerteza pode ser muito maior – quando, por idade, entendemos que já devemos ter uma estabilidade consolidada.

No entanto, se o considerarmos, é porque o passar dos anos não derrubou a nossa preocupação em melhorar a nossa qualidade de vida.

Mulher apontando em um notebook

É aconselhável mudar de emprego aos 40?

40 anos é uma idade significativa. Durante esta fase, podemos experimentar muitas mudanças que podem levar a crises de identidade. Por exemplo, é possível que um dos pais adoeça ou morra devido à velhice, e isso pode despertar nosso medo da morte.

Seguindo essa linha, um estudo encontrou uma relação significativa entre o medo da morte e diferentes patologias psicológicas. Estes incluem depressão, ansiedade, transtornos obsessivo-compulsivos, estresse, etc. (Menzies, Sharpe e Dar-Nimrod, 2019). Então, vemos como certos eventos comuns nessa idade podem gerar algum tipo de crise.

Durante esses tempos críticos, muitos percebem que não estão têm a vida que sonharam. Por esse motivo, eles optam por realizar certas ações, como mudar de emprego ou encontrar novas paixões. Mas, com essa vontade de ver novos horizontes, costuma vir também o medo e eles se perguntam: é aconselhável mudar de emprego aos 40?

Como mudar de emprego aos 40?

Dependendo do campo, procurar um novo emprego nessa idade pode ser consideravelmente mais complicado do que fazê-lo aos 20 ou 30 anos. Nosso nível de energia está mais baixo, tendemos a acumular mais manias e a aperfeiçoar certas rotinas agradáveis que agora teremos que refletir.

Como qualquer outro projeto, dar um passo que envolve tantas mudanças requer planejamento e esforço consciente. Vejamos algumas recomendações que você deve levar em conta para poder alcançá-lo.

1. Defina o trabalho que deseja fazer

O primeiro passo é ser claro sobre o trabalho que você quer ter no futuro. Se você não sabe exatamente, tente pensar naquelas coisas pelas quais você era apaixonado quando era mais jovem e talvez não conseguiu fazer. Às vezes, situações diferentes forçam as pessoas a deixarem seus sonhos de lado, mas nunca é tarde para voltar a eles.

Caso precise de um pouco mais de ajuda para defini-lo, convidamos você para a seguinte reflexão: se dinheiro não fosse problema e você pudesse fazer um trabalho de graça, qual seria?

2. Procure maneiras de se especializar na área na que deseja trabalhar

Nossa experiência na área em que queremos encontrar uma nova ocupação tem um peso significativo na procura de emprego aos 40. Talvez você tenha passado anos se dedicando a um trabalho que só gera frustração e sofrimento. Você tentou mudar isso, e até adotou mentalmente estratégias para que esses aspectos da sua vida profissional não afetaram tanto na sua esfera emocional; no entanto, não funcionou.

Você também olha para as ofertas que surgem em sua especialidade e tem a sensação de que atende a alguns dos requisitos mais exigidos. Nesse caso, recomendamos que você primeiro assuma o desafio de reciclar um pouco seu conhecimento.

Como passo preliminar para a saída, talvez você possa solicitar uma realocação de sua empresa que o ajudará a acumular, simplesmente no dia-a-dia, experiência nessas novas áreas ou tecnologias. Por outro lado, felizmente hoje temos cursos muito bons para qualquer setor.

3. Comece a se candidatar e  realizar entrevistar

Se for pular na piscina, passe pelo chuveiro, coloque as pernas na água, deixe seu corpo se aclimatar aos poucos. Você pode iniciar sua busca de emprego ainda em sua posição atual. Fazê-lo dessa maneira vai tirar sua ansiedade e, em última análise, impedir que você acabe aceitando condições que você também não quer.

Por outro lado, essa aclimatação crescente o ajudará a ajustar suas expectativas; algo muito positivo se você também contemplar a possibilidade de abrir uma negociação com sua empresa sobre suas condições.

Mulher à procura de um emprego
Procurar emprego é uma oportunidade de conhecer a situação do mercado de trabalho.

4. Considere o voluntariado

Se você deseja mudar de emprego aos 40 anos, provavelmente já sabe que a experiência é altamente desejável para obter contratos. Assim, uma alternativa que pode ajudá-lo é se candidatar como voluntário em uma organização relacionada ao seu trabalho futuro. Esta é uma boa opção se você não se importa em trabalhar de graça, e pode até adotá-la como um hobby.

5. Considere a possibilidade de iniciar seu próprio negócio

Você pode não conseguir contratos imediatos ou mesmo de longo prazo porque o mercado de trabalho está mudando. No entanto, isso não significa que você deve desistir do seu projeto e ficar em um emprego insatisfatório. Se outras pessoas não lhe oferecerem um caminho, talvez você mesmo possa construir um por meio de uma startup.

Nesse mesmo sentido, ter seu próprio negócio é outro projeto que tem seus próprios desafios. Mas, também tem vantagens, já que você não vai depender de ninguém para fazer o que gosta e ganhar dinheiro ao mesmo tempo. Com um plano bem pensado é possível ter uma empresa e ter sucesso.

Finalmente, iniciar um processo de psicoterapia também pode ajudá-lo com seu objetivo de mudar de emprego aos 40. Acima de tudo, se você não tiver certeza de onde quer ir ou do que realmente gosta. Um profissional de psicologia pode aplicar vários métodos e técnicas para orientá-lo e descobrir sua verdadeira vocação.

Pode interessar a você...
Mulheres entre 40 e 50 anos: a nova juventude
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Mulheres entre 40 e 50 anos: a nova juventude

As mulheres entre 40 e 50 são uma geração de mulheres empoderadas que quebram moldes e se posicionam em nossa sociedade.



  • Menzies, R. E., Sharpe, L., & Dar‐Nimrod, I. (2019). The relationship between death anxiety and severity of mental illnesses. British Journal of Clinical Psychology, 58(4), 452-467.