Os 5 pontos fracos de um narcisista que você precisa conhecer

Embora possa não parecer, todo narcisista tem pontos fracos. Um deles é a atenção. No momento em que eles são ignorados e suas palavras não são levadas em consideração, seu pedestal imaginário deixa de fazer sentido.
Os 5 pontos fracos de um narcisista que você precisa conhecer

Última atualização: 06 Setembro, 2021

Conhecer os pontos fracos de um narcisista pode nos ajudar a nos defender. Também serve para conhecermos um pouco melhor a anatomia psicológica dessas figuras comuns em nossa sociedade. Públio Siro dizia que quem vive só para si acaba por deixar de existir para os outros. No entanto, até que chegue esse momento, seu egoísmo e más práticas deixam suas marcas.

Não é fácil nos desligarmos ou nos distanciarmos desse tipo de personalidade. Os narcisistas habitam nossas famílias e também os nossos ambientes de trabalho. Eu gostaria que fosse tão simples quanto olhar para o outro lado, quanto pensar que eles não estão lá, para sermos capazes de nos permitir um pouco de paz de espírito. Porém, suas presenças são sempre notadas, pois é isso que desejam: atenção, poder, influência.

Saber que existem dimensões que são seu calcanhar de Aquiles pode nos ajudar.

Um narcisista pode ser abordado por diferentes lados. Embora pensemos que a melhor estratégia é se distanciar, quando isso não é possível existem estratégias que podem servir de ajuda.

Mulher desafiando o marido

Quais são os pontos fracos de um narcisista?

Para começar, é importante levar em consideração um detalhe: existem diferentes tipos de narcisistas. Existem pessoas com algumas nuances, determinados traços e comportamentos associados, e existem aquelas que já evidenciam, de forma óbvia, um quadro clínico.

Estima-se que o transtorno de personalidade narcisista tenha uma prevalência de 1%, embora nos últimos anos esteja sendo diagnosticado com maior frequência.

Pesquisas como as realizadas na Universidade de Varsóvia indicam que há duas formas de classificá-los: há os grandiosos e os vulneráveis. Saber disso também é importante para lidar com eles.

  • Os primeiros (grandiosos) são mais agressivos; portanto, você tem que ser mais cauteloso.
  • Os últimos (narcisistas vulneráveis) tendem a recorrer à vitimização e têm uma autoestima muito mais frágil. Desta forma, apesar de existirem diferentes tipos deste perfil, será muito útil conhecer os pontos fracos de um narcisista para decidir como lidar com cada um deles.

1. “Eu não acredito em você.” O poder de invalidação

“Eu não acredito em você. Dê-me uma prova disso. Eu não acho que seja verdade que você fez tantas coisas na vida.” Se há algo que um narcisista não tolera e aceita é ser invalidado. Uma das suas maiores necessidades é deslumbrar e se nutrir da admiração dos outros. Desse modo, mostrar indiferença pode ser a coisa certa a se fazer.

Por outro lado, o fato de contradizê-los no que dizem também é um recurso adequado, embora neste último caso devamos ter cuidado com os “narcisistas grandiosos”.

2. “Seu comportamento não faz sentido.” A incapacidade de autoanálise

Uma fraqueza muito óbvia do narcisista é sua incapacidade de autorreflexão e autoanálise. Eles são incapazes de olhar para dentro para se compreender, para mergulhar em si mesmos.

Eles geralmente estão cheios de mecanismos de defesa contra a aceitação de suas muitas inseguranças. Convidá-los a nos dizer o motivo pelo qual fazem algo é outra maneira de invalidá-los.

3. “Você não tem o meu apoio.” A dor de receber um “não”

Entre os pontos fracos de um narcisista está a dor de receber um “não”. Já vimos que, se há algo de que precisam, é ser o centro das atenções, ser respeitados, admirados, seguidos e ter poder sobre nós.

Falar a palavra “não” sempre que possível nos permitirá não apenas estabelecer limites, mas também baixá-los de seu pedestal.

Os narcisistas precisam ser o sol no meio do universo e a vela em cada aniversário e, para isso, buscam se reafirmar por meio de comportamentos excessivos e falsidades. Impor limites sempre que possível, ignorá-los e até mesmo rejeitá-los é um bom recurso para lidar com eles.

4. “Acho que, no fundo, você se sente muito só. Sinto muito por você.” A incapacidade de se sentir vulnerável

Esta é uma estratégia simples e eficaz para lidar com um narcisista. A Universidade de Milano-Bicocca (Itália) realizou um trabalho de pesquisa que pode nos ajudar a entender a importância da autoestima nesta personalidade. Embora sempre se tenha dado como certo que esse perfil mostra essa dimensão psicológica de forma exagerada e excessiva, na realidade poderia ser o contrário.

Entre os pontos fracos de um narcisista está a sua autoestima. Normalmente ela é bastante baixa. Isso faz com que eles desenvolvam várias defesas para construir uma armadura reluzente sob a qual possam se proteger. Assim, se há uma coisa que eles não toleram é aceitar a sua vulnerabilidade.

Algo tão simples como dizer a eles que sentimos pena deles, por quem eles são e como afastam as pessoas ao seu redor os forçará a enfrentar seu calcanhar de Aquiles novamente.

Mulher falando sobre as necessidades dos narcisistas

5. Pontos fracos de um narcisista: o medo de ficar sozinho

Essa não seria apenas uma das maiores fraquezas de um narcisista, mas também seu medo capital: a solidão. Um narcisista precisa das vítimas. É como o predador que se move em busca de uma presa para se alimentar. Sem elas, ele morrerá de fome e solidão, não tendo ninguém para servir de sustento para o seu ego.

Para a personalidade narcisista, confrontos e discussões cara a cara não valem a pena. Quando se trata de sobreviver naqueles cenários em que eles convivem conosco, é melhor conhecer seus pontos fracos. Isolá-los, desautorizá-los, não lhes dar atenção e fazê-los ver que suas ações têm consequências e que vão ficar sozinhos e é uma estratégia eficaz.

Para terminar, é preciso supor que, gostemos ou não, esse perfil sempre existirá em nossos “ecossistemas sociais”. É fundamental saber identificá-los e estabelecer limites para escapar da sua influência, bem como estabelecer os fundamentos corretos na educação para que esta personalidade tão prejudicial para os outros – e também para eles mesmos – não se prolifere.

Pode interessar a você...
A raiva narcisista, uma reação perigosa
A mente é maravilhosaLeia em A mente é maravilhosa
A raiva narcisista, uma reação perigosa

A raiva narcisista pode se manifestar de várias maneiras, mas todas exibem uma forma específica de violência. Requer apoio profissional e terapia a...



  • Di Pierro, R., Mattavelli, S., & Gallucci, M. (2016). Narcissistic Traits and Explicit Self-Esteem: The Moderating Role of Implicit Self-View. Frontiers in psychology7, 1815. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.01815
  • Hyatt, C. S., Sleep, C. E., Lamkin, J., Maples-Keller, J. L., Sedikides, C., Campbell, W. K., & Miller, J. D. (2018). Narcissism and self-esteem: A nomological network analysis. PloS one13(8), e0201088. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0201088
  • Rogoza R, Żemojtel-Piotrowska M, Kwiatkowska MM, Kwiatkowska K. The Bright, the Dark, and the Blue Face of Narcissism: The Spectrum of Narcissism in Its Relations to the Metatraits of Personality, Self-Esteem, and the Nomological Network of Shyness, Loneliness, and Empathy. Front Psychol. 2018 Mar 14;9:343. doi: 10.3389/fpsyg.2018.00343. PMID: 29593627; PMCID: PMC5861199.
  • Zajenkowski, M., Maciantowicz, O., Szymaniak, K., & Urban, P. (2018). Vulnerable and Grandiose Narcissism Are Differentially Associated With Ability and Trait Emotional Intelligence. Frontiers in psychology9, 1606. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2018.01606