Psicólogo social: papéis e funções
A psicologia abrange vários campos que, em muitos casos, delimitam especialidades. Na área do ambiente social, encontramos o psicólogo social, que se dedica a estudar os comportamentos, sentimentos e pensamentos associados a nossa interação com os outros.
O psicólogo social ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas através da sua intervenção. Assim, gera um maior bem-estar nas pessoas com quem trabalha.
Para fazer isso, ele executa várias funções. Continue lendo este artigo, pois falaremos sobre as funções do psicólogo social e em quais áreas ele desenvolve o seu trabalho. Dessa forma, você se informará sobre a sua valiosa contribuição.
“Ninguém nasce pronto. Vamos nos fazendo aos poucos na prática social”.
– Paulo Freire –
1. Avaliação, planejamento e gerenciamento
O psicólogo social é responsável por avaliar o ambiente em que irá intervir, incluindo as pessoas com quem ele trabalhará. Para isso:
- Estabelece um objetivo de avaliação de acordo com as necessidades do grupo.
- Avalia as habilidades do grupo.
- Implanta programas de prevenção e conscientização.
- Observa os recursos que tem para trabalhar e define as metas de acordo com eles.
Assim, é capaz de detectar o que o grupo ou a pessoa deseja e estabelece as metas. Em seguida, cria projetos para resolver as necessidades encontradas e avalia as mudanças reais que as intervenções realizadas estão produzindo.
Além disso, utiliza os recursos e direciona as atividades a serem realizadas. Para isso, pode intervir em um grupo ou em um indivíduo. O trabalho requer atenção durante todo o processo para atingir as metas que foram definidas.
2. Treinamento
O psicólogo social também é responsável pelo treinamento. Por meio da psicoeducação, fornece à comunidade ou à pessoa recursos diferentes para enfrentar a situação que afeta o grupo. Ou seja, os orienta para resolverem as suas necessidades através do aprendizado.
Assim, seja uma comunidade ou uma pessoa, elas aprendem a gerenciar as suas emoções, pensamentos e comportamentos para manter o seu bem-estar. Dessa maneira, é possível melhorar a qualidade de vida de todos. Maravilhoso, não é mesmo?
Além disso, o psicólogo social realiza programas de criação de projetos sociais que melhoram o bem-estar da comunidade. Isso é feito através da criação de projetos inclusivos, após uma avaliação e a definição de objetivos.
3. Pesquisa
Outra tarefa do psicólogo social é investigar. Esse profissional obtém novos conhecimentos a partir da análise de indivíduos e comunidades em relação a sua interação social. Para isso, ele estuda os seus comportamentos, ideias e emoções.
Existem muitas pesquisas em psicologia social. Além disso, elas abrangem várias áreas. Por exemplo, Martínez-Tur, Peiró, Ramos e Tordera mostraram as suas pesquisas sobre as contribuições da psicologia social para o estudo da satisfação dos usuários e dos consumidores em seu artigo para o International Journal of Social Psychology .
Como existem centenas de estudos de psicologia social, alguns dos campos mais explorados são: psicologia social nas organizações, psicologia social de grupos, da saúde, do aprendizado, da personalidade, da guerra e do trauma, etc.
4. Intervenção: uma tarefa essencial do psicólogo social
O psicólogo social intervém de várias maneiras. Vejamos algumas delas:
- Social: ele se concentra na participação do grupo. Através de grupos de autoajuda, escolas de pais, oficinas de treinamento sobre habilidades específicas, psicoterapia em grupo, promoção e prevenção da saúde, entre outros.
- Individual: através da psicoterapia ou psicoeducação para que a pessoa se integre à sua comunidade.
- Familiar: a partir da psicoterapia e de atividades como oficinas.
- Mediação: ajudar as partes em conflito a alcançar um acordo que seja satisfatório para ambas.
- Ambiental: através de modelos ecológicos.
Para a intervenção, o psicólogo social realiza pesquisas, cria grupos estruturados, avalia recursos e necessidades, utiliza diferentes instrumentos e técnicas para o benefício dos grupos-alvo (grupos que, de uma maneira ou de outra, afetam a intervenção).
Áreas de atuação do psicólogo social
O psicólogo social pode atuar nas seguintes áreas:
- Estudo, avaliação e análise das necessidades de um grupo ou comunidade.
- Elaboração de índices e indicadores dos aspectos relacionados à interação dentro de um grupo.
- Detecção de grupos de risco dentro de uma comunidade.
- Abordagem de campanhas publicitárias.
- Análise das redes sociais de um grupo ou comunidade.
- Pesquisa sobre as habilidades, atitudes e percepções sociais de uma comunidade ou grupo.
- Planejamento de programas, projetos e trabalhos de campo em uma comunidade ou grupo.
- Elaboração de estratégias de inclusão social.
- Criação de ferramentas de avaliação psicossocial.
- Execução de atividades culturais.
- Psicoterapia em grupo.
- Facilitação de recursos.
Como vimos, o psicólogo social pode se desenvolver em vários campos. Para isso, requer uma especialidade. Embora a formação em psicologia seja o início do treinamento para a intervenção social, a especialidade ajuda o profissional a desenvolver habilidades específicas e a ter um conhecimento mais profundo.
Então, o psicólogo social é um profissional incomparável que intervém em grupos e comunidades para que eles tenham um maior bem-estar não apenas em relação a si mesmos, mas também no ambiente com o qual interagem.
Através dos grupos e da comunidade, o psicólogo social executa projetos maravilhosos que criam um ambiente mais favorável para a comunidade-alvo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Eguzquiza, I. (2011) Roles y funciones del psicólogo social, pp. 1-8.
- Martínez, Tur, V., Peiró, J.M., Ramos, J., & Tordera, N. (2000). Contribuciones de la psicología social al estudio de las satisfacción de los usuarios y consumidores. Revista de psicología social, 15 (2), 117-136.
- Moscovici, S. (1984). El campo de la psicología social. La psicología social I. Barcelona, España: Paidós.
- Armando, E. (2022). Una mirada desde la teoría psicoanalítica y la psicología social sobre comunidad queer, construcción de identidad de género y representaciones sociales (Doctoral dissertation, Universidad de Belgrano-Facultad de Humanidades-Licenciatura en Psicología).
- Dewey, J. (2022). Naturaleza humana y conducta: introducción a la psicología social. fondo de cultura económica.