Recomendações para envelhecer com saúde - A Mente é Maravilhosa

7 recomendações para envelhecer com saúde

abril 17, 2018 em Curiosidades 88 Compartilhados
Recomendações para envelhecer com saúde

As estatísticas dizem que o número de pessoas com mais de 100 anos é cada vez maior. Assim, podemos nos fazer a seguinte pergunta: o que podemos fazer para chegar em melhores condições a idades mais avançadas? Em suma, quais são as recomendações para envelhecer com saúde?

Existem diferentes fatores que atuam como chaves para responder a esta pergunta: a herança genética de cada indivíduo, os hábitos de vida que adotamos e o ambiente social em que vivemos.

Sete recomendações para envelhecer com saúde

Hoje em dia temos muito mais longevidade do que nossos ancestrais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nossa expectativa de vida é cada vez maior. Contribuem para isso: os hábitos pessoais, as condições de vida e os avanços na medicina e farmacologia.

Idosos andando de bicicleta

A importância da genética

Ter bons genes é um fator decisivo se falarmos sobre nossa resistência a contrair doenças. Se em nossa família não houver histórico de doenças hereditárias e nossos antepassados ​​morreram quando eram idosos, a genética funcionará a nosso favor.

Um bom histórico genético aumenta a possibilidade de viver mais, de ter uma melhor estrutura óssea, de que nossa pele seja mais suave e até mesmo de ter um maior controle emocional que nos leva a nos comportarmos de uma determinada maneira.

Nem todos nós envelhecemos na mesma velocidade

A idade biológica nem sempre coincide com a cronológica. Por exemplo, nas reuniões de ex-alunos da escola, podemos observar como a passar do tempo foi mais benevolente com alguns de nossos colegas.

O envelhecimento é uma experiência pessoal influenciada por fatores externos e internos que condicionam nosso modo de vida e vão marcar nossa senescência. O resultado se reflete não só em nossa aparência física, mas também em nosso estado emocional.

Alimentação saudável e outras necessidades nutricionais

A alimentação  deve ser saudável e equilibrada. A menos que o médico “proíba” algum alimento, o mais aconselhável é ingerir uma dieta variada, com abundância de frutas e verduras frescas; carboidratos, cereais, pão, macarrão ou arroz (melhor integral), laticínios e peixes. E menos gorduras, doces e alimentos industrializados.

Alimentação saudável

Exercício físico. Mova-se!

Nunca é tarde para começar a fazer exercício físico e evitar o sedentarismo. A força, a flexibilidade e o equilíbrio são os três pilares sobre os quais a nossa saúde se sustenta: cuidando deles, aumentamos a probabilidade de envelhecer de uma forma mais saudável.

O hábito de caminhar, dançar ou praticar esportes nos ajuda a manter o peso corporal adequado; reduz o risco de doenças como diabetes ou hipertensão; fortalece a autoestima e aumenta a sensação de bem-estar pessoal.

Higiene e aparência física

Uma higiene pessoal adequada é fundamental para envelhecer com saúde. A limpeza e hidratação serão os principais objetivos. O banho diário, o cuidado com o cabelo, a higiene bucal e o aspecto do vestuário afetam diretamente a imagem pessoal.

Cuidar da aparência física aumenta a autoestima e reforça a atitude de autocuidado. Não esqueceremos que a imagem que mostramos aos outros é a nossa carta de apresentação.

Vida social. Saia da casa!

A aposentadoria, a saída dos filhos de casa ou a morte de amigos ou familiares podem levar a uma vida solitária e, em muitos casos, causar isolamento social.

Manter-se ativo, inscrever-se em cursos ou workshops, pertencer a alguma associação ou frequentar alguma atividade em grupo proporciona bem-estar, melhora a autoestima e faz parte das recomendações para envelhecer com saúde.

Grupo de amigos idosos

Atividade mental

Jogos com números, palavras cruzadas, teste de memória, etc. são técnicas simples que nos ajudam exercitar e tonificar nosso cérebro. A inquietude para continuar aprendendo, realizar atividades intelectuais ou encorajar-se a experimentar novas realizações faz com que nossas capacidades mentais permaneçam até idades muito avançadas.

De alguma maneira, para manter nossas habilidades cognitivas em forma, temos que exercitá-las como se tratassem de um músculo.

“Envelhecer é como escalar uma grande montanha; enquanto subimos as forças diminuem, mas o olhar é mais livre, a visão mais ampla e serena”.
-Ingmar Bergman-

Gostou destas recomendações para envelhecer com saúde? Quais delas você já aplica no seu dia a dia?

Recomendados para você