Sensate focus: uma técnica sexual para se conectar com seu parceiro

O sensate focus é adequado para qualquer casal, haja ou não problemas na sexualidade. Aliás, seu ponto mais positivo é que explora muitas possibilidades que muitas vezes deixamos escapar.
Sensate focus: uma técnica sexual para se conectar com seu parceiro
Sara González Juárez

Escrito e verificado por a psicóloga Sara González Juárez.

Última atualização: 22 maio, 2023

Um dos deveres que geralmente são enviados na terapia sexual é encontrar momentos para se acariciar. Essa técnica faz parte do sensate focus, uma série de métodos que ajudam os casais a se comunicar e explorar sua sexualidade além da mera relação sexual. Daí surge o sensate focus, onde o casal se acaricia sem outra intenção que não seja desfrutar desse tipo de contato.

Não é necessário sofrer de um problema de natureza sexual para praticar o sensate focus. Trata-se simplesmente de explorar as sensações físicas da carícia e comunicá-las ao parceiro. É um exercício de prazer e diversão adequado para qualquer pessoa.

Se você quiser saber mais sobre essa técnica, aqui está tudo o que você precisa saber para praticá-la. No entanto, se você acha que você e seu parceiro precisam da ajuda de um profissional ou sente que algo não está bem com sua sexualidade, não hesite em fazer terapia.

O que é sensate focus?

Após a Segunda Guerra Mundial, começou o que hoje é conhecido como a revolução sexual: uma profunda mudança na sociedade ocidental em relação à concepção de sexo, que desafiou as convenções sobre moralidade sexual, relacionamentos e comportamento em relação a essa prática..

Dentro dessa corrente está o casal de autores da terapia de foco sensorial, o ginecologista William Masters e a sexóloga Virginia Johnson. Juntos, eles estudaram a resposta sexual humana e definiram suas quatro fases: excitação, platô, orgasmo e resolução.

Quando a resposta sexual se tornava patológica, as consequências afetavam todo o relacionamento. Por isso, sensate focus  nasceu como uma forma de reencontrar o casal sem recorrer ao coito, pois se baseia na comunicação plana e simples das sensações que as carícias despertam no corpo nu.

Mulher rindo na cama com o parceiro

Aplicações técnicas

Embora seja útil para qualquer casal que queira explorar sua sexualidade e melhorar a comunicação, também funciona para certos problemas sexuais. Por exemplo, é muito utilizado como dessensibilização sistemática para quem tem algum tipo de trauma com contato físico, como vítimas de abuso sexual. Quando o contato sexual produz ansiedade e rejeição, sensate focus ajuda a criar um ambiente seguro e relaxado para se expor a ele progressivamente.

Também é útil para disfunções sexuais como ejaculação precoce, inapetência sexual patológica ou vaginismo. Mesmo assim, os casais cuja vida sexual virou rotina e seu relacionamento sofre por causa disso também se beneficiam do sensate focus. Muitas pessoas não conhecem sua sexualidade além da parte genital.

Como o sensate focus é praticado?

O sensate focus segue uma série de passos ordenados sob a premissa da proibição da relação sexual. O ideal é planejar o dia e o local para chegar com calma e atitude positiva. Uma vez que o cenário esteja confortável, relaxado e seguro, proceda da seguinte forma:

  • Um dos membros do casal deita-se, nu, de bruços e com os olhos fechados. O outro, também nu, começa a acariciar seu parceiro delicadamente da cabeça aos pés, saltando as zonas erógenas. Trata-se de transmitir sentimentos através da carícia: calma, amor, ternura.
  • Ao atingir os pés, quem está deitado vira-se e o processo recomeça, excluindo também as áreas sexualizadas, como os seios ou genitais.
  • Aquele que está deitado senta-se e passa alguns minutos discutindo o exercício: que sensações ele despertou, a qualidade das carícias, etc.
  • Aquele que acariciou deita e fecha os olhos para receber o mesmo processo.
  • Terminado o exercício, o casal decide se quer iniciar um encontro sexual ou não. Dessa forma, evita-se a frustração sexual caso haja excitação, além de promover uma comunicação assertiva nos relacionamentos. Seja como for, ambos os membros do casal são obrigados a respeitar a recusa do outro.
casal na cama

Os benefícios desta simples técnica são muitos: desgenitalizar as relações, aprender a dar carinho e prazer sem pedir nada em troca, desenvolver o erotismo e criar um vínculo de confiança e segurança com o casal. Isso vale para qualquer casal, sejam quais forem suas características.

O contato físico é vital para a maioria dos animais, principalmente aqueles que vivem em grupos. Na sociedade do prazer instantâneo às vezes esquecemos que a sexualidade é muito mais rica que a genitalidade. Essa cultura do imediatismo é o que anestesia o corpo quando a vida está muito agitada, e nunca é demais reencontrar as sensações mais básicas através das carícias.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Masters, W, H. y Johnson, V.E. (1996). Respuesta sexual humana. Buenos Aires. Inter-médica.
  • Clarke, M., & Parry, L. (1973). Premature ejaculation treated by the dual sex team method of Masters and Johnson. Australian and New Zealand Journal of Psychiatry7(3), 200-205.
  • Weiner, L., & Avery-Clark, C. (2014). Sensate focus: Clarifying the Masters and Johnson’s model. Sexual and Relationship Therapy29(3), 307-319.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.