Sensibilidade, o vestido mais elegante da inteligência

Sensibilidade, o vestido mais elegante da inteligência

5, abril 2016 em Psicologia 0 Compartilhados
Mulher representando a sensibilidade

Minha sensibilidade me expõe. Se minhas lágrimas escapam e caem pelo meu rosto diante de alguém, sinto-me vulnerável. Se te dou um abraço, há mais pessoas perto e você me rejeita, sinto-me muito pequena. Se te beijo e você se esquiva, sinto que não devo demonstrar meus sentimentos.

Mas a sensibilidade para com outro ser humano, outro animal, a música, a beleza de uma pintura ou de uma escultura, não é uma demonstração de fraqueza, é uma demonstração da inteligência de cada um de nós, e por essa razão não devemos nos envergonhar nunca do que somos e de demonstrar nossos sentimentos.

Pessoas com alta sensibilidade

Há pessoas que reagem com muita sensibilidade ao que ocorre ao seu redor. São capazes de entender tudo o que acontece, observam com muito cuidado e, às vezes, fazem seus os sentimentos e as emoções das pessoas. As pessoas altamente sensíveis têm algumas características que as definem como as seguintes:

Sensibilidade diante das críticas

Uma crítica  a uma pessoa com sensibilidade elevada pode causar danos a ela, porque são pessoas que se afetam muito pela opinião negativa dos demais e podem se sentir mal. Mas isso não deve impedir que sejam criticadas de forma construtiva, com comentários ou opiniões inteligentes.

pintura-mulher

Sensibilidade diante dos ambientes e lugares

Uma pessoa que se caracteriza por sua sensibilidade adverte qualquer pequeno detalhe em cada ambiente, um cheiro, uma cor, um som. Os sons muito altos, os lugares com muita gente, costumam incomodá-las ou chatear.

Por outro lado, elas têm uma particular delicadeza e sua capacidade de observação faz com que elas apreciem especialmente a beleza de um lugar, a tranquilidade, os sons suaves.

Apreciam momentos de solidão

As pessoas com um alto nível de sensibilidade precisam de momentos para desfrutar de si mesmas em solidão, para refletir sobre sua existência, para fazer perguntas a si mesmas e ver as pequenas coisas de suas vidas a sós.

Envolvem-se quando se apaixonam por algo

Se uma pessoa com uma alta sensibilidade se apaixona por algo, seu grau de envolvimento é muito forte e costuma transmitir esse entusiasmo a outras pessoas ao seu redor, porque a paixão é contagiosa. Dessa forma transmitem sensações muito positivas aos demais e aproveitam cada segundo da vida.

Entregam-se aos demais

Uma pessoa altamente sensível costuma ser empática, se identifica com outras pessoas e aprende a se colocar em seu lugar. Costumam ser pessoas que ajudam os demais e se preocupam com o que acontece com as pessoas ao seu redor.

Têm uma grande imaginação

Uma pessoa sensível costuma ficar distraída observando uma paisagem, uma obra de arte, a beleza de uma pessoa… Tendem a ter uma grande imaginação e se deixam levar por seus pensamentos, por esse motivo precisam, às vezes, da solidão… para poder sentir com plenitude todos seus sonhos e suas ideias.

A sensibilidade e a inteligência

sensibilidade-inteligencia

A sensibilidade para com a beleza, as pessoas, os lugares, o que nos rodeia, costuma ser uma característica das pessoas inteligentes. Neste sentido, alguns estudos realizados demonstraram que adultos superdotados manifestaram uma grande sensibilidade devido à sua melhor capacidade estética e também ao fato de terem se sentido diferentes em algum momento de suas vidas.

É necessário que, como seres humanos, sejamos sensíveis ao nosso sofrimento, ao sofrimento das pessoas. Sem sensibilidade não podemos enfrentar os problemas e encontrar soluções. Tendemos a deixar que os problemas do dia a dia invadam nossa mente, mas é importante encontrar um momento para nós mesmos e para podermos nos sensibilizar com nosso mais profundo ser e com os demais.

A sensibilidade é uma das manifestações da inteligênciada nossa forma de ver e de desfrutar do mundo, por esse motivo, é preciso deixar que ela invada os poros de nossa pele, deixar que um sorriso invada nosso rosto e que uma lágrima caia por ele.

Recomendados para você