Sentir saudade é mais que lembrar e recordar

Sentir saudade é mais que lembrar e recordar

abril 24, 2016 em Emoções 268 Compartilhados
Sentir saudade

Sentir saudade de alguém é um dos sentimentos mais dolorosos que podemos experimentar. Sentir saudade vai mais além de se lembrar dos bons momentos vividos com a pessoa. Mesmo que ela não faça mais parte de nossa vida e mesmo que há muito tempo não a tenhamos em nosso coração, por vezes a recordação nos assola dia e noite.

Então por que sentimos saudades? É possível evitar? O problema de sentir saudades de alguém reside no vazio que é criado em nós quando a pessoa se vai. O espaço deve ser preenchido de alguma maneira e nem sempre a solução é deixar entrar outra pessoa.

Quando sentir saudades dói

Podemos citar muitos exemplos de pessoas das quais sentimos falta: de um amor da adolescência, um amigo muito querido, uma avó que faleceu há um certo tempo, dos momentos de felicidade com nossa família na infância…

Não queremos sentir saudade, mas mesmo assim é algo que não podemos controlar e que dói demais. Além da falta que pessoas e situações nos fazem sentir, o que realmente dói mais é uma pressão no peito que faz com que lágrimas brotem de nossos olhos. É o buraco na alma que ficou vazio e que não podemos mais preencher com nada.

Quando amamos profundamente alguém e fomos realmente felizes ao lado desse alguém, o fato de já não estar mais juntos é um motivo de tristeza enorme. É claro que isso é natural e compreensível nos primeiros momentos, mas depois de certo tempo o ideal é seguir adiante e continuar com a vida.

menina-coração

Sentir saudades é mais que lembrar e é mais que sofrer. Porque é possível que tenhamos uma linda memória de, por exemplo, uma professora da escola ou uma viagem que tenhamos feito. Mas sentir saudade vai além disso. Sentir saudade é voltar a se encontrar com o vazio que uma partida nos deixou.

Saudade é algo difícil de explicar

Se buscarmos no dicionário o significado da palavra saudade podemos compreender um pouco melhor. É um substantivo e quer dizer “sentimento nostálgico provocado pela distância de (algo ou alguém), pela ausência de uma pessoa, coisa e local, ou ocasionado pela vontade de reviver experiências, situações ou momentos já passados”. Dessa definição podemos compreender algumas coisas…

Para começar, a saudade indica a falta de algo que se tinha. Se passarmos isso aos sentimentos diremos que a saudade acontece quando não temos mais alguém que víamos continuamente e que gostamos muito.

Em segundo lugar, afirma-se há vontade de rever ou reviver esse algo ou alguém. Na verdade, o sofrimento acontece porque não podemos ter mais o que tínhamos. E isso ocupava um lugar que agora está ocupado por um grande vazio que nada preenche.

Sentir saudade ou lembrar?

menina-cafe

Já temos a definição aproximada da ação de sentir saudades. Nos falta a definição de “lembrar-se de” para completar as peças. Novamente buscando no dicionário encontramos que lembrar-se é “trazer para a memória algo percebido, aprendido ou conhecido. Reter algo na mente”.

O que podemos tirar disso? Que as recordações ficam no cérebro! Ou seja, que não estão relacionadas a sentimentos, e então não nos entristecem e não nos fazem chorar. Para resumir, sentir saudade não é só lembrar, é ansiar por uma pessoa e pelos momentos que foram vividos com ela.

Lembrar é trazer as lindas cenas a nossa mente, mas deixando de lado qualquer ânsia ou nostalgia. Ou seja, sem os sentimentos que foram experimentados nessas cenas. Claro que é difícil arrancar as emoções de uma memória, não somos robôs nem máquinas. Mas muitas vezes vale a pena tentar para evitar a depressão, o pranto e até mesmo o ódio que as memórias por vezes geram.

Se você quiser evitar sentir saudade toda vez que se lembra de alguém, quem sabe seja conveniente afastar-se o máximo possível desses pensamentos. Por exemplo, não fazer coisas que possam trazer à mente o rosto da pessoa, as palavras ditas ou os momentos compartilhados. Com o passar do tempo você verá que as recordações deixarão de doer, e se você se lembrar dessa pessoa, o vazio deixado não o impedirá de seguir adiante.

Recomendados para você