8 sinais para saber se seu parceiro não sente atração sexual por você e o que fazer
O sexo, parte fundamental dos relacionamentos para muitas pessoas, se sobrepõe às suas conotações de prazer e medo, pois pode parecer o fim do mundo se o seu parceiro não se sentir sexualmente atraído por você.
Porém, é importante saber ler os sinais – inclusive a falta de interesse em inovar na cama – que indicam falta de desejo e não confundi-los com diminuição da atividade sexual por outras causas, como o estresse. Aqui iremos ajudar você a resolver sua preocupação listando esses sinais com uma breve explicação.
Sinais que indicam que você não sente atração sexual pelo seu parceiro
O desejo de se sentir correspondido pelo parceiro também se estende à esfera sexual. Portanto, quando os encontros são reduzidos ou cessam, é comum sentir angústia e dúvidas sobre a presença da centelha do início no relacionamento. Se você está em uma situação como essa, observe estes sinais de falta de desejo sexual.
1. Seu parceiro não é quem inicia interações íntimas
Seja um encontro sexual ou um jogo de sedução, um indício é que quem toma a iniciativa é você. É importante saber se realmente houve uma mudança aqui, pois se você estabeleceu uma dinâmica onde frequentemente é você quem inicia, seria algo típico da sua forma de interagir.
Agora, se o seu parceiro parou de procurar você para essas interações, pode ser o caso de uma diminuição do interesse sexual por você. Nesse caso, seria importante analisar o resto do comportamento dele e ver se ele também rejeita você quando você inicia ou se ele parece distante.
2. Se o seu parceiro evita contato físico, talvez ele não sinta atração sexual por você
Novamente, observar uma mudança nesse aspecto é relevante. Uma pessoa que passa de segurar sua mão a caminhar a uma certa distância, por exemplo, pode se ressentir do contato físico com você.
Você deve observar os pequenos detalhes que envolvem o contato e avaliar se eles foram reduzidos.
3. Ele não participa muito nos encontros sexuais
Quando a pessoa não se sente mais atraída pelo parceiro, a participação nas relações sexuais tende a ser reduzida ao mínimo. É possível que, muitas vezes, seja você quem dita o ritmo e propõe as diferentes práticas, enquanto seu parceiro apenas segue o fluxo. Ele também pode rejeitar brincadeiras ou posições sexuais de que antes parecia gostar.
4. Sexo não é sua prioridade
Se você não se sente mais atraído sexualmente por seu parceiro, é muito possível que a intimidade desapareça de sua agenda ou seja uma de suas últimas prioridades. Aí chegam as desculpas, sugerindo outros tipos de atividades ou, como explicado acima, rejeitando suas iniciativas.
5. O interesse em inovar na cama desaparece
Embora existam casais que têm mais curiosidade em experimentar coisas novas do que outros, em geral, busca-se alguma inovação para evitar cair na rotina do casal. No entanto, se o seu parceiro não se sentir mais atraído sexualmente por você, esse interesse desaparece e ele se limitará – se não rejeitar você – às práticas que vocês já sabem que funcionam.
6. Críticas em excesso: outro sinal de que você não sente mais atração sexual pelo seu parceiro
Quando você já não gosta mais do sexo com alguém como antes, é natural que o que era excitante não tenha mais o mesmo efeito. Isso pode ser interpretado como a outra pessoa não se saindo bem e, como consequência, sendo criticada.
Se o seu parceiro começou a lhe dizer que não gosta de como você se comporta na cama, e o faz com frequência ou de maneira ruim, é sinal de que a atração se destaca pela sua ausência.
Além disso, pode acontecer que ele tenha atitudes hostis em relação a você, mesmo quando não há intimidade. Por exemplo, criticar suas atitudes ou culpar você por tudo.
7. Ele não elogia mais você
Essa afirmação deve ser tomada com cautela, pois a percepção dos outros é algo muito subjetivo. Novamente, o que é significativo aqui é observar uma mudança na qual seu parceiro deixa de elogiar e demonstrar admiração por você como antes.
8. Algumas interações parecem acontecer seguindo os protocolos
Quando os gestos de carinho são retribuídos com relutância e os encontros sexuais diminuem, seu parceiro pode concordar apenas para agradar você. Ele pode expressar isso dessa maneira, mas você também notará uma falta de excitação genuína da parte dele. Como se fosse um ritual, mais do que uma forma de fortalecer a intimidade.
O que fazer se seu parceiro não sentir mais atração sexual por você?
Essa pergunta é aquela que surge imediatamente após perceber alguns dos sinais mencionados acima. É hora de terminar o relacionamento? Existe uma maneira de recuperar esse interesse?
Em toda esta questão da rejeição sexual, muitas vezes é omitido outro dos pilares mestres dos relacionamentos: a comunicação eficaz dentro do casal. Saber identificar sinais de falta de desejo é útil, mas nunca é algo em que confiar 100%.
Portanto, em caso de dúvida, expresse-se com honestidade e tato. Da mesma forma, deixe seu parceiro ter um espaço seguro para responder. [/atômico-no-texto]
Por outro lado, você também pode experimentar coisas novas e dar asas à imaginação. É possível que a rotina tenha apagado um pouco a chama da paixão e seu parceiro precise de um empurrãozinho.
Da mesma forma, não descarte a consulta com um especialista para avaliar os sintomas de uma possível disfunção sexual no casal e abordar tanto as causas quanto as consequências. A intervenção de um especialista pode ser benéfica para considerar os múltiplos fatores que afetam a dinâmica do seu relacionamento amoroso.
Você pode gostar de ler Como surge a atração sexual?
Sexo não é tudo
Quando o sexo se deteriora em um relacionamento, às vezes as pessoas entram em pânico. Porém, é muito importante ter em mente que o sexo é apenas parte de tudo o que é compartilhado com um parceiro.
Estresse, momentos difíceis, doenças físicas e mentais, medicamentos e mais fatores influenciam o desejo sexual. Não precisa ser falta de correspondência amorosa.
Por isso, enfatizamos o papel da comunicação no casal, bem como a importância de cultivar também outras áreas, incluindo a convivência ou o amor não sexual. Cada pessoa é um mundo e você deve conhecê-la se quiser compartilhar sua vida e sua cama.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Beltrán, L. (2014). Disfunción sexual de la pareja. EMC-Ginecología-Obstetricia, 50(3), 1-9. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1283081X14684423
- Gutierrez , M. (2021). Factores psicológicos asociados a disfunción sexual en mujeres jóvenes en el año 2019. [Tesis de Grado]. Universidad Ricardo Palma. Facultad de Medicina Human. https://repositorio.urp.edu.pe/handle/20.500.14138/3995
- Monteagudo, G., López, Y., Ledón, L., Gómez, M., Ovies, G., Álvarez, E., & Robles, E. (2016). El deseo sexual en varones adultos mayores, su relación con la testosterona sérica y otros factores. Revista Cubana de Endocrinología, 27(1), 0-0. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1561-29532016000100004&script=sci_arttext