Soluções para se desconectar do trabalho - A Mente é Maravilhosa

Soluções para se desconectar do trabalho e desfrutar

julho 8, 2018 em Psicologia 0 Compartilhados
Soluções para se desconectar do trabalho

Acontece sem percebermos. O trabalho começa a se tornar o centro das nossas preocupações, e então, se torna praticamente a única coisa que ocupa nossa mente, nosso tempo e nossas emoções. Descobrimos que é quase impossível se desconectar do trabalho e aproveitar.

É como se ficássemos presos em uma teia da qual não há como escapar. Gostaríamos de descansar, de dedicar mais tempo a outras coisas, mas isso se torna impossível. Desconectar-se do trabalho nos faz sentir culpados e ansiosos.

Pouco a pouco, de maneira quase imperceptível, começa a nascer em nós a ideia de que algo está pendente, e até que não o façamos, não podemos estar em paz. É uma armadilha. Coisas pendentes sempre existem para serem feitas. A verdade é que essa sensação nos impede de nos desconectarmos. Tememos, irracionalmente, que qualquer descuido nos leve a ser demitidos. O que fazer nesses casos? Aqui estão cinco ideias que podem nos ajudar.

“O trabalho mais produtivo é aquele que vem das mãos de um homem feliz”.
-Victor Pauchet-

Atividades prazerosas obrigatórias

A primeira coisa é nos tornarmos conscientes de que viver assim não nos traz nada de útil. Negligenciamos as pessoas que amamos e mantemos uma angústia latente o tempo todo. Nossa vida fica muito limitada e nós não experimentamos a alegria de viver.

Uma boa ideia para se desconectar do trabalho é criar uma lista de coisas que gostamos de fazer. Não devem ser menos de 20 atividades. O objetivo é fazer pelo menos uma dessas atividades todos os dias, de forma obrigatória. Aconteça o que acontecer, devemos cumprir essa meta diária.

Casal correndo na praia

Saborear e perceber, uma maneira de se desconectar do trabalho

Às vezes, a melhor maneira de se desconectar do trabalho e, portanto, de se reconectar com a vida, é começar a usar melhor nossos sentidos. Certamente nos esquecemos de olhar para muitas coisas, de saborear outras e perceber esse mundo enorme que nos rodeia.

Comecemos então nos concentrando no que comemos. Sintamos seu aroma, sua textura. Façamos o mesmo com a música que ouvimos, as paisagens ou as obras de arte que contemplamos, os aromas que percebemos, etc. Vamos começar a nos reencontrar com nós mesmos quando nos lembrarmos de que temos cinco sentidos para capturar o mundo.

Desconexão tecnológica

Para muitas pessoas, desconectar-se da tecnologia produz quase um choque. Parece impossível viver sem o celular ou sem checar o e-mail. Sentem um verdadeiro pânico com que pode acontecer enquanto estão desconectados dos dispositivos. Acham que vão perder algo muito importante.

Guarde o celular

Desligar o telefone ou o computador é essencial para se desconectar do trabalho. Por mais difícil que pareça, no momento de fazer isso não é tão terrível. Você ficaria surpreso ao ver quão relaxante pode ser. Se alguém acha que não pode fazer isso, pelo menos deveria tentar limitar os momentos de acesso ao celular ou à internet.

Um novo passatempo

Algumas pessoas pensam que, ao se desconectarem do trabalho, irão cair em um vazio insuportável. Isso as aterroriza. Chegaram a um ponto em que existem duas realidades: de um lado, está o trabalho. Por outro lado, o nada ou, em todo caso, o imprevisível, caótico ou irrelevante.

Nada melhor nesses casos do que desenvolver um novo hobby. Essa atividade se torna aquela realidade que está do outro lado. Evita o sentimento de vazio que surge quando você tenta se afastar de suas obrigações de trabalho. Certamente, com o tempo, se tornará um dos espaços determinantes para você voltar a sentir que a vida é mais que trabalho.

Técnicas de relaxamento

Praticar algumas técnicas de relaxamento sempre ajuda. Quando você acha impossível se desconectar do trabalho, é porque você está sob um alto estado de estresse. Esse estresse se nutre. É por isso que é importante parar e conseguir fazer com que as emoções se estabilizem e o corpo tome um ritmo normal.

Prática de tai chi na China

Existem muitas técnicas de relaxamento eficazes e interessantes. Ioga, meditação, sofrologia, etc. Se você achar que são muito exigentes no começo, tente simplesmente se dar algum tempo todos os dias para respirar: 15 minutos por dia são suficientes. Assuma isso como um hábito e não o abandone.

Aprender a se desconectar do trabalho, sem nos sentirmos culpados ou ansiosos, é fundamental para a nossa saúde física e emocional. O tempo livre é um bem valioso que nunca deveríamos perder. A vida é composta de muitas facetas, e se nos concentrarmos em apenas uma delas, estaremos nos privando de grandes maravilhas.

Recomendados para você