O que significa sonhar com um dente caindo?

maio 3, 2020
Muitas pessoas já sonharam com um dente caindo. Acreditando ou não na interpretação dos sonhos, você pode estar curioso para saber o significado desse fenômeno a partir de diferentes perspectivas.

Sonhar com um dente caindo é comum. Muitas pessoas sonham que os dentes estão caindo pelo menos uma vez na vida. Acreditando ou não na interpretação, muitos céticos sentem curiosidade para saber que significado esses sonhos recebem de diferentes perspectivas.

Às vezes, o sonho em que os dentes caem ocorre quando a mesma situação se repete regularmente em sua vida. Esse sonho ocorre com mais frequência durante períodos de estresse, quando a ansiedade está no auge, e tem muitas variações. Neste artigo, examinamos todas elas para descobrir seus significados.

Interpretações mais comuns de sonhar com um dente caindo

Para interpretar um sonho em que seus dentes caem, você deve examinar os significados positivos e negativos antes de chegar a uma conclusão. Você pode ordenar os diferentes significados e encontrar os mais relevantes para você.

Homem com dor de dente

Inseguranças latentes

Na área da interpretação dos sonhos, a perda dos dentes se associa à sensação de insegurança ou vulnerabilidade em relação a um evento recente. Pode ser uma perda repentina, como o fim abrupto de um relacionamento ou uma mudança de emprego.

Compromissos difíceis

Você pode ter esse tipo de sonho quando precisa tomar uma decisão sem ter a confiança de que será capaz de tomar a decisão certa. O sonho o lembra dos sentimentos de ambivalência e da natureza sensível dessa situação em sua vida.

Falta de vontade para escolher

Os dentes que caem em um sonho podem ser o reflexo de um dilema recente. Destacam o custo de uma decisão, mas também o custo da inação ou da falta de vontade para tomar uma decisão.

Preocupações com a autoimagem

Outra interpretação vê esse tipo de sonho como uma representação do medo de envelhecer ou de se tornar menos eficiente ou produtivo.

Em outras palavras, sonhar que está perdendo dentes refletiria a perda dos seus meios, o fato de não aproveitar a vida “ao máximo” ou de desfrutar o que o nutre na vida.

Interpretação de Freud e Jung

  • Para Sigmund Freud, sonhar com a queda de dentes tem relação com o sentimento de viver uma sexualidade excessivamente reprimida. Esse desejo reaparece através da imagem dos dentes sendo arrancados e tem relação com o medo de perder o pênis ou o clitóris.
  • Para Carl Gustav Jung, perder os dentes em um sonho é o sinal inegável de uma mudança ligada a uma renovação. Ele ressaltou que a perda real de um dente de leite é a primeira experiência de uma perda física para uma criança. A criança precisa entender essa perda e superá-la. Sonhar com um dente caindo mostra a nossa necessidade de apoio para enfrentar nossa evolução pessoal.

Interpretação na tradição cristã e islâmica

Na interpretação cristã, os dentes representam o último muro para acessar o pensamento das pessoas. Eles são os guardiões do limiar da palavra. Perder os dentes é sinal de uma palavra que pode ser entregue, uma palavra sábia e segura do homem em relação a Deus e sua aproximação à fé.

A interpretação de sonhar com dente caindo é um clássico no Islã:

  • Os dentes podem significar mau humor, ganância, mas também longevidade ou riqueza. Esse sonho pode ir além e assumir um aspecto premonitório. Pode prever que haverá mortes em sua família ou uma mudança para um país distante.
  • Se você sonha que está perdendo os dentes sem sentir nada (nem medo nem dor), é porque você não tem empatia e comete muitos atos indignos ou imorais.
  • Se uma pessoa piedosa sonha que está perdendo os dentes, é porque não é suficientemente assídua em suas orações e recomenda-se o jejum.

Sonhar com um dente caindo: variedades do mesmo sonho

Sonhar que está perdendo os incisivos

Sonhar com a queda dos dentes incisivos pode sugerir que seu poder de decisão está diminuindo. Você não consegue se decidir diante de uma escolha particularmente difícil.

  • A perda do primeiro incisivo superior direito pode indicar problemas com uma figura masculina importante.
  • O sonho em que você está perdendo o primeiro incisivo superior esquerdo pode ocorrer durante problemas com uma mulher particularmente muito significativa.

Sonhar que está perdendo os caninos

Sonhar com a queda dos caninos indica que você está se tornando menos combativo do que o habitual. O retorno do investimento que você planejou não corresponde aos seus esforços e às suas expectativas, seja na sua vida pessoal, sentimental ou profissional.

Sonhar que está perdendo os molares

Sonhar que está perdendo os molares significa que você não consegue mais assimilar e analisar as informações que recebe de todos os lados. Você está se perdendo no labirinto do conhecimento. Você não consegue mais assimilar os fatos e tirar conclusões deles.

Sonhar que está perdendo os dentes de leite

Sonhar que está perdendo o seu primeiro dente de leite anuncia um evento importante que o levará a um novo período em sua vida. Esse sonho geralmente é muito positivo. Você está passando por uma etapa importante no seu desenvolvimento mental e emocional no caminho da maturidade.

Sonhar que os dentes estão quebrando

Sonhar que os dentes estão quebrando pode refletir um problema de autoimagem. Se você teve esse sonho, provavelmente sente que está perdendo seu apelo. Você se acha feio, desinteressante e menos atraente do que antes.

Dente quebrado

Sonhar que está perdendo todos os dentes

O sonho em que você está perdendo todos os dentes acompanhado por uma sensação de horror pode representar uma situação real na qual você se depara com uma decisão irrevogável que tem o poder de mudar toda a sua vida. Qualquer decisão que você tomar implicará várias consequências.

Sonhar que está engolindo os dentes

Às vezes, as pessoas não sonham apenas que os dentes estão caindo, mas também que os estão engolindo. Isso pode representar uma perda de identidade. Você seria forçado a desistir das suas opiniões e também a engolir suas queixas.

Sonhar com os dentes voltando a crescer

Sonhar que os dentes estão crescendo geralmente é um sinal muito bom. Anuncia uma melhoria notável em sua situação pessoal, profissional ou financeira. Os sonhos em que os dentes voltam a crescer também ocorrem no final de um divórcio difícil, quando a pessoa recupera a sua liberdade.

Sonhar que está escovando os dentes

Sonhar que está escovando os dentes sugere um aumento na sua autoestima. Você tomou medidas que o farão se sentir mais importante, interessante e atraente para os outros. Esse sonho também pode significar que você está se livrando de tudo que não precisa para manter apenas o essencial.