Por que é tão importante ter orgulho de si mesmo?

14 Dezembro, 2020
Sentir-se orgulhoso de si mesmo é necessário para uma boa saúde mental e emocional. Você sabe como fazer isso? Vamos falar sobre o tema a seguir.

Você tem orgulho de ser quem você é? Caso sua resposta seja negativa, você acha, pelo menos, que esse sentimento seria positivo? Há quem pense que ter orgulho de si mesmo é um ato de vaidade, uma tendência própria de pessoas egocêntricas e egoístas. No entanto, é um dos hábitos essenciais para manter uma boa saúde emocional. E digo hábito porque, muitas vezes, conseguir se sentir assim é uma questão de perseverança.

O mais natural e saudável seria que todos nós nos sentíssemos felizes e satisfeitos com a pessoa que somos. Contudo, infelizmente, vivemos em um ambiente pouco propício. A maioria das pessoas se desenvolve em sociedades individualistas e competitivas que aparentemente promovem o empoderamento. Entretanto, a realidade é que elas só nos sobrecarregam de expectativas externas e nos impedem de nos aceitar e nos valorizar de forma genuína.

Portanto, é tarefa de cada pessoa recuperar aquele amor incondicional inestimável por si mesma e perseverar para se tornar quem realmente deseja ser.

Ao conhecer os enormes benefícios que o orgulho pessoal traz, tanto para o próprio indivíduo quanto para seus relacionamentos, você deixará de percebê-lo como algo indesejável. A questão é que você não deve se esquecer de que seu maior projeto de vida tem que ser você mesmo.

Mulher feliz consigo mesma

Por que é tão importante ter orgulho de si mesmo?

Ter orgulho de si mesmo não significa desenvolver uma personalidade narcisista ou vaidosa. Também não significa menosprezar os outros nem se colocar em uma posição superior em relação a eles. Pelo contrário, estar confortável com quem somos nos permite estabelecer relacionamentos mais saudáveis ​​com os outros. Além disso, traz outros benefícios:

  • Quando você sente orgulho de si mesmo, não precisa que os outros necessariamente acompanhem esse orgulho. Isso sempre será positivo, mas no final das contas, você não dependerá da aprovação das outras pessoas. Isso permite que você escolha livremente o seu caminho de vida e não abandone suas necessidades e desejos para agradar aos outros.
  • Quando você sente orgulho de si mesmo, não permite nem tolera agressão ou desrespeito. O orgulho pessoal está intimamente relacionado com a autoestima. Assim, quando você conhece o seu valor, é muito mais simples estabelecer limites e perder o medo da rejeição ou do abandono.
  • O orgulho pessoal motiva as pessoas a perseverar, mesmo quando antecipam obstáculos ou custos a curto prazo.
  • As pessoas que estão verdadeiramente satisfeitas com quem são têm acesso a um estado de realização interior que nunca poderia vir de fora. Nem toda bajulação nem todo o amor do mundo podem preencher o vazio de quem não se sente à vontade consigo mesmo.

Como conseguir fazer isso?

Algumas pessoas, devido à educação recebida na infância, são capazes de sentir orgulho de si mesmas naturalmente. Para outras, isso não é tão fácil e requer um trabalho pessoal e um esforço diário. No entanto, seguir algumas orientações simples nos ajudará a iniciar esse caminho rumo à realização pessoal.

  • Descubra suas virtudes e qualidades, valorize-as e se acostume a tê-las sempre presentes. Porém, não é só isso, inicie o hábito de celebrá-las, compartilhá-las e exibi-las sem medo. Comemore suas realizações e talentos e não cometa o erro da humildade negativa.  É bom reconhecer e agradecer pelos seus dons.
  • Aceite seus defeitos, seus erros e suas áreas de melhoria. Para ter um orgulho genuíno de si mesmo, você precisa se conhecer profundamente e enfrentar suas sombras. Isso não implica se esconder atrás do “Eu sou assim” para continuar mantendo atitudes ou comportamentos disfuncionais. Pelo contrário, é o ponto ideal para começar a trabalhar em si mesmo a partir do amor incondicional, e não da rejeição das suas partes obscuras.
  • Pratique sempre que puder. Para sentir orgulho de si mesmo, é fundamental que você comece a se priorizar. Assim, leve em consideração suas próprias opiniões, necessidades e objetivos, comece a lhes dar valor, mesmo que você nunca tenha feito isso antes, mesmo que você tenha medo de que os outros fiquem com raiva. Ser fiel a si mesmo é o que o levará ao orgulho pessoal.
Mulher rindo ao ar livre

Para sentir orgulho de si mesmo, você não precisa ser perfeito. Você só precisa se ver avançando a cada dia em direção aos seus objetivos e sob suas próprias condições. Na dúvida sobre qual decisão tomar, escolha sempre aquela que faça você sentir orgulho de si mesmo, aquela que ajude a criar a pessoa que você quer ser. Você é o projeto da sua vida.

  • Etxebarria, I. (2009). Las emociones autoconscientes positivas: el orgullo. Emociones positivas, 167-180.
  • Williams, L. A., & DeSteno, D. (2008). Pride and perseverance: The motivational role of pride. Journal of Personality and Social Psychology, 94(6), 1007–1017. https://doi.org/10.1037/0022-3514.94.6.1007