Terapia AVATAR para o tratamento da anorexia

A aplicação da realidade virtual no tratamento da anorexia nervosa é um fato. Em que consiste a terapia AVATAR? Neste artigo nós contamos tudo sobre isso!
Terapia AVATAR para o tratamento da anorexia
Gorka Jiménez Pajares

Escrito e verificado por o psicólogo Gorka Jiménez Pajares.

Última atualização: 27 janeiro, 2023

A terapia AVATAR é um claro exemplo de progresso tecnológico em psicoterapia. A sociedade transforma-se de mãos dadas com o progresso científico e surgem novas formas de tratamento. A aplicação da realidade virtual ao campo da psicoterapia em geral, e à anorexia nervosa em particular, está sendo um dos grandes sucessos do século XXI, por isso queremos expor você à primeira (e única) pesquisa que tem foi publicado a respeito.

Esta terapia foi originalmente projetada para o tratamento de alucinações auditivas em psicoses. No entanto, foi adaptado na anorexia nervosa com um objetivo: a exteriorização. Podemos entender a terceirização como um processo. Especificamente, trata-se de ajudar o paciente a separar sua identidade (seu Self) do fato de sofrer de anorexia.

Vamos explicar com um caso: temos uma paciente chamada Andrea, que sofre de anorexia nervosa. Andrea se autodenomina “anoréxica”. Para ela, a anorexia é outra parte de sua identidade. Um dos objetivos do tratamento pode ser a terceirização. Ou seja, Andrea é muito mais que anorexia.

“Externalização é a separação da identidade de uma pessoa do problema que ela está enfrentando.”

-Alistair Thompson-

Menina com anorexia por trás
A terapia AVATAR é usada para tratar a linguagem interna com a qual as pessoas com anorexia nervosa se descrevem.

Uma abordagem do conceito de anorexia

Para a Organização Mundial da Saúde, em sua décima primeira edição da Classificação Internacional de Doenças ( CID-11 ), a anorexia nervosa é uma entidade clínica caracterizada por baixo peso (índice de massa corporal menor que 18,5), além de comportamentos cujo objetivo é evitar ganho de peso, que pode ser:

  • Devido à limitação da ingestão, por exemplo, jejum prolongado ou purgação (vômitos autoinduzidos, laxantes, etc.)
  • Pelo pólo do aumento do número de gasto energético, por exemplo, por meio de exercícios extenuantes.

Soma-se a isso uma desvalorização da autopercepção da imagem. Essa desvalorização é tão intensa que constitui uma das características mais nucleares da anorexia nervosa. Nesse sentido, tanto o déficit ponderal quanto a desvalorização da figura corporal são dois aspectos claramente definidores do transtorno.

A preocupação excessiva com a própria forma e peso é um processo que acaba se manifestando no diálogo com o qual o paciente conversa consigo mesmo. Thompson chama isto de “a voz do distúrbio alimentar” no sentido de que a valência emocional deste diálogo é negativa e intrusiva para a pessoa.

“É comum os pacientes apresentarem tristeza, irritabilidade, isolamento social e diminuição do lívido.”

-Amparo Belloch-

Terapia AVATAR para se distanciar da voz da anorexia

O psicólogo Alistair Thompson, do King’s College London (pertencente à Universidade de Londres),publicou recentemente uma adaptação do programa original de terapia AVATAR para psicose, na anorexia nervosa (AN). Como comentamos, o objetivo dessa adaptação é garantir que os pacientes com AN sejam capazes de separar sua própria entidade do distúrbio.

A terapia AVATAR utiliza uma “entidade visual”, feita com recurso à realidade virtual, à qual é aplicada uma voz artificial. A voz artificial é a do próprio terapeuta, mas adaptada à forma como o paciente a percebe em sua mente, com a maior semelhança possível em termos de tom, ritmo ou gênero.

Tudo isso é processado por um sistema de software de realidade virtual de última geração que resulta em um AVATAR: uma representação digital.

A voz da anorexia nervosa

Essa adaptação é extraordinária. Como a terapia AVATAR tem sido usada com sucesso para tratar as vozes que ocorrem em pessoas com psicose, os pesquisadores queriam usar o AVATAR para intervir na linguagem interna com a qual os pacientes com AN se descrevem.

“O distúrbio alimentar da voz tem sido associado a atitudes alimentares negativas e comportamentos compensatórios, como a purgação”.

-Alistair Thompson-

Garota fazendo terapia de realidade virtual
A voz que constitui a linguagem interna na anorexia está centrada na autofala sobre peso, constituição, forma e alimentação. E para isso, a terapia AVATAR apresenta bons resultados.

É possível aplicar a terapia AVATAR na anorexia?

Os pacientes que seguiram essa modalidade virtual deram nota 7 (numa escala de 0 a 10), ou seja, ficaram extremamente satisfeitos com os resultados. Apenas 6 sessões de terapia AVATAR foram necessárias para obter resultados.

Cabe dizer que um dos efeitos da voz interna na anorexia nervosa (“estou gorda, meu formato corporal está longe do que eu quero”, “devia comer menos” etc.) um dos sintomas cuja redução foi mais notável.

A frequência com que os pacientes se referem a si mesmos de forma negativa e em relação à anorexia também diminuiu. Quanto aos efeitos adversos, os resultados indicam ausência de experiências adversas.

A principal conclusão desta pesquisa é que a terapia AVATAR, quando utilizada para intervir na voz (no diálogo interno) no contexto da anorexia nervosa, é um bom tratamento devido à sua eficácia e segurança.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Thompson, A. (2022). AVATAR therapy adapted for anorexia nervosa: testing feasibility, safety and acceptability using a single case experimental design (Doctoral dissertation, King’s College London).
  • Llorens Hervas, M. (2021). Programa de intervención cognitivo-conductual junto con terapia avatar aplicada a las alucionaciones auditivas en personas con transtorno mental grave.
  • CIE-11. (2021). https://icd.who.int/es
  • Belloch, A. (2023). Manual De Psicopatologia. Vol. Ii (2.a ed.). MCGRAW HILL EDDUCATION.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.