Todo relacionamento começa com o diálogo

· agosto 4, 2016

Você já parou para pensar na importância do diálogo em um relacionamento?

Quando começamos uma relação projetamos sobre a outra pessoa e sobre nós mesmos muitas expectativas. É o nosso primeiro encontro e queremos mostrar o nosso melhor em todos os sentidos.

Queremos agradar o outro e nos mostramos mais simpáticos, o nosso lado mais amável… Quando estamos apaixonados a felicidade nos embriaga e é difícil ficar irritado.

Os meandros do amor

A fase do flerte, da paixão, do namoro e, finalmente a escolha definitiva do parceiro nos atordoa um pouco. Quando estamos apaixonados somos e não somos nós mesmos.

Se gostamos dessa pessoa, escondemos as nossas falhas, nossas diferenças, e isso pode ser consciente ou inconsciente. Nos mostramos para o outro como “a pessoa ideal”.

No entanto, com o passar do tempo, dizemos frases do tipo: “Você não era assim! Você nunca demonstrou que não gostava disso! Mas, quando nos conhecemos, você …!”

diálogo-fundamental-nas-relações

Por que agimos dessa forma? Começamos com todo o cuidado, mostrando o nosso melhor sorriso, e depois iniciamos os questionamentos que podem abalar o nosso relacionamento.

“Escolha o seu parceiro com cuidado. Desta decisão vai depender 90% da sua felicidade ou da sua tristeza; mas depois que escolher cuidadosamente, o trabalho estará apenas começando”.

-H. Jackson Brown-

O diálogo: questionar com muito carinho

Podemos manter um diálogo aberto sobre tudo, mesmo no início do relacionamento. Tudo depende da delicadeza e inteligência com as quais agirmos.

Nós queremos conhecer melhor essa pessoa que nos atrai tanto e ela também quer nos conhecer.

Por que não podemos ficar nas nuvens, sentir borboletas no estômago e, ao mesmo tempo, nos mostrarmos como realmente somos e deixarmos claro o que queremos para a nossa relação.?

Deixamos aqui, com muito carinho, algumas sugestões para que você converse com essa pessoa que começa a ser tão especial para você e com quem gostaria de ter um relacionamento duradouro. O diálogo sempre permitirá que o casal se conheça melhor.

Casamento

Existem muitas pessoas que não conseguem imaginar um relacionamento que não termine em casamento. Para outras, no entanto, o casamento não tem qualquer significado, e chega até a provocar rejeição.

O que aconteceria se o seu parceiro não quisesse se casar e este fosse o maior sonho da sua vida? Ou o contrário?

Saber a opinião do outro a respeito do casamento pode ser muito importante para o seu futuro.

“Existe um segredo para viver feliz com a pessoa amada: não tente mudá-la”.
-Chardone-

Filhos

Ter filhos ou não é uma decisão vital em nossas vidas. Ninguém deve sacrificar essa decisão tão importante por um parceiro.

De fato, muitos relacionamentos e casamentos são desfeitos por esse motivo. Portanto, antes que um relacionamento de torne mais profundo, é importante conhecer a opinião do outro sobre este tema.

diálogo-fundamental-nas-relações

Religião

A religião pode unir ou separar as pessoas; ela marca um padrão de conduta e comportamento nas suas vidas.

Você conseguiria conviver com uma pessoa com crenças diferentes das suas? Pergunte quais são as crenças do outro antes de assumir um compromisso mais sério.

Dinheiro

Existem muitas pessoas que dão muita importância ao dinheiro e não conseguem ser felizes sem coisas materiais. No entanto, há outras que preferem trabalhar menos e ter mais tempo livre para “curtir” a vida.

A questão do dinheiro também demonstra um estilo de vida. O estilo de vida dessa pessoa é o mesmo que o seu?

Personalidade e estilo de vida

Cada pessoa é um mundo: há pessoas aventureiras, tranquilas, tímidas ou extrovertidas… Talvez você não goste nem de se levantar do sofá e o seu parceiro seja apaixonado por rafting…

Você acredita que esse relacionamento pode dar certo? É preciso averiguar.

O amor é uma questão difícil, mas como em tudo na vida, “conversando a gente se entende”.

Você é a única pessoa que realmente sabe o que é essencial ou não para você dentro de um relacionamento. Mantenha um diálogo saudável com o seu parceiro e decida o que é melhor para o futuro de ambos.