Trabalhar com o público: pontos essenciais

Independentemente de desenvolver seu trabalho em uma empresa ou ser um profissional autônomo, existem certas habilidades que podem ajudar a interagir com outras pessoas, facilitando assim a concretização dos seus objetivos.
Trabalhar com o público: pontos essenciais
Sergio De Dios González

Revisado e aprovado por o psicólogo Sergio De Dios González.

Escrito por Sonia Budner

Última atualização: 05 janeiro, 2023

Hoje, vamos nos aprofundar um pouco mais em uma característica específica de muitos dos diversos tipos de atividades profissionais. Trabalhar com o público exige alguns talentos e habilidades que podem ser desenvolvidos independentemente do potencial de cada um.

A imagem, a empatia e as habilidades comunicativas são a base para desenvolver um bom trabalho quando a nossa ocupação exige trabalhar com o público. Qualquer que seja o setor empresarial onde o trabalho é realizado, quando também envolve o atendimento ao público, ocorre uma interação pessoal que tem qualidades próprias.

A ideia generalizada baseada na gentileza necessária para trabalhar com o público é bastante vaga. Esse é um tipo de trabalho que exige competências sociais elevadas, pessoas que saibam resolver e vencer crises de forma a prestar um serviço de excelência, resolutivo e personalizado.

Pessoas se cumprimentando

Habilidades comunicativas ao trabalhar com o público

As habilidades de comunicação diferem consideravelmente da crença popular de que basta ter facilidade com as palavras. Esse último conceito está mais ligado ao charlatanismo, uma qualidade em desuso no ambiente de trabalho e um dos piores inimigos de quem pretende trabalhar com o público.

As habilidades de comunicação são ferramentas muito eficazes em qualquer área da nossa vida, que ganham ainda mais valor para o desempenho profissional daquelas ocupações em que a interação social é necessária. Talvez a mais importante seja a escuta ativa.

Quando estamos na posição de comunicadores, as informações que transmitimos devem ser claras, garantindo que sejam congruentes com a nossa linguagem não verbal . O tom e o volume devem estar de acordo com o conteúdo da mensagem e também com a nossa expressão corporal. Saber como manter o contato visual é uma habilidade que melhora com a experiência e é sensível ao interesse genuíno.

A empatia

A simpatia é uma qualidade muito valiosa em trabalhos que exigem lidar com o público. Por outro lado, não há nada mais feio do que uma pessoa que tenta ser simpática sem sê-lo, e que também não consegue saber de forma sistemática quais são as reais necessidades de um cliente.

A confiança é o que substitui profissionalmente a simpatia vazia, e esta adquire naturalidade por meio de uma boa dose de empatia. Colocar-se no lugar da outra pessoa é a maneira mais rápida e eficaz de atender alguém de maneira correta e profissional.

Quem tem anos de experiência em trabalhar com o público sabe que tratar bem um cliente não tem tanto a ver com uma amabilidade vazia, mas com saber conduzir uma conversa no contexto em que a comunicação flui. Não faz sentido parecer muito íntimo quando o tom da conversa não é esse, assim como não faz sentido se mostrar muito distante quando o tom da conversa não é compatível com esse contexto.

Vendedora de óculos

Imagem pessoal

Não há uma segunda chance para deixar uma primeira impressão. Esse é um assunto que não deixa nenhuma opção de negociação. A presença é uma qualidade que contempla vários aspectos, e todos eles são importantes. Se um deles falhar, desvaloriza todos os outros.

A boa aparência inclui a postura corporal, a expressão facial, as roupas, a aparência das nossas mãos, do cabelo, dos sapatos, etc. Nesse sentido, nada deve ser deixado ao acaso e o resultado deve ser natural, elegante ao extremo e fruto de saber ser e saber estar. Talvez essa seja uma das habilidades mais complexas.

Nesse sentido, existem códigos de vestimenta e aparência geral que devem ser conhecidos e não podem ser negligenciados em nenhum momento. A imagem pessoal é um dos ativos mais importantes para trabalhar com o público.

Trabalhar com o público, uma especialidade

Independentemente do tipo de trabalho desenvolvido e das habilidades exigidas, uma ocupação voltada para o público se beneficia de uma segunda camada de habilidades relacionadas à interação interpessoal. Nesse sentido, saber usá-las com desenvoltura tem um impacto na melhoria das oportunidades de trabalho e também no bom desenvolvimento da carreira profissional. Além disso, permite que você exerça seu trabalho de uma forma muito mais confortável e satisfatória para si mesmo.

Existe uma boa oferta de profissionais especializados que podem ajudar você nesse sentido. Também há livros publicados a esse respeito que podem ser úteis. E é claro, transcendendo o plano teórico: pouco adianta conhecer as possibilidades da escuta ativa se não a aplicarmos depois. Assim, a informação é importante, mas a prática é ainda mais.


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