Um amigo é um tesouro para cuidar

Existe um lindo mistério relacionado à amizade: saber quem realmente é seu amigo sem ter que pensar muito a respeito.
Um amigo é um tesouro para cuidar

Última atualização: 31 Julho, 2021

Quem tem um amigo tem um tesouro, como diz o ditado. E não poderia ser mais verdade. A amizade é importante. É um dos fatores que acrescentam à nossa vida, e muito. Dizem que um amigo é um tesouro, um presente que damos a nós mesmos. Confiança, honestidade e autenticidade são coisas que compartilhamos mutuamente com um amigo de verdade.

A amizade é uma cumplicidade em que a linguagem não são apenas palavras, mas significadosÉ uma relação de apoio e incentivo mútuos em que as falhas são toleradas e aceitas incondicionalmente, independentemente das circunstâncias ou do que possa estar acontecendo.

Qual é o verdadeiro significado da amizade? Difícil de descrever. Pode ser um entendimento carregado de afeto que ocorre entre duas pessoas de uma forma única e particular. Aquela que nos ajuda a nos definirmos e também a dar sentido às nossas vidas.

Um amigo é um tesouro, com certeza, mas determinar uma única definição é complexo, pois existem diferentes categorias de amizades. Não há dúvida de que são relações únicas… Porém, a perspectiva psicológica entende a amizade do ponto de vista socioemocional, e esta se caracteriza pela interdependência da relação.

“Não caminhe na minha frente, pois posso não te seguir. Não ande atrás de mim, pois não posso liderar. Basta andar ao meu lado e ser meu amigo”.
-Albert Camus-