Uma boa higiene do sono começa no quarto

Dormir bem é fundamental para a saúde física e mental. Por isso, é importante adotar hábitos que contribuam para uma boa higiene do sono.
Uma boa higiene do sono começa no quarto

Última atualização: 20 março, 2022

Existe uma grande variedade de hábitos que podem contribuir para uma boa higiene do sono; entre estes, a adaptação do quarto torna-se essencial. Embora muitos o ignorem, a ordem, uma cama confortável e até mesmo a iluminação contribuem para um bom descanso.

Mas por que é tão importante dormir bem? Bem, embora muitos o ignorem, o sono desempenha um papel importante na manutenção do bem-estar. Não só permite recarregar o corpo com energia, mas também intervém nas funções cognitivas, emocionais e físicas.

Devido a isso, é importante ter um espaço adequado para o descanso, com um ambiente que promova a transição da vigília para o sono. Aqui estão algumas recomendações.

Como adaptar o quarto para contribuir para uma boa higiene do sono?

A insônia e a dificuldade em manter o sono podem ser causadas por muitos fatores. Preocupações, ansiedade, uso de dispositivos móveis, consumo de substâncias estimulantes e cochilos excessivamente longos podem reduzir a qualidade do descanso.

Da mesma forma, dormir em um quarto bagunçado e desconfortável é prejudicial. Se o corpo e a mente não puderem relaxar neste espaço, será difícil adormecer pelo tempo recomendado (entre 7 e 8 horas por dia). O que fazer?

Organizar o quarto

O ponto de partida para promover uma boa higiene do sono no quarto é manter tudo em ordem. Criar um ambiente limpo, minimalista e agradável favorece a sensação de prazer, relaxamento e descanso visual.

O que pode fazer?

  • Se você tem pouco espaço, opte por escolher camas funcionais. Sua principal característica é que elas têm um espaço de armazenamento interno no qual vários objetos podem ser armazenados para que não sejam jogados em outro lugar.
  • Evite escolher móveis que ocupem muito espaço. Idealmente, deve haver espaço suficiente para se mover confortavelmente.
  • Evite obstruir as passagens com roupas, sapatos ou outros itens.
  • Certifique-se de fazer uma limpeza diária. Poeira e sujeira acumuladas no quarto não apenas impedem uma boa higiene do sono, mas também podem levar a alergias ou problemas de saúde.

Adquira uma cama confortável

Quando se trata de uma boa noite de sono, o conforto é essencial. Por esse motivo, se a cama não estiver proporcionando conforto suficiente, é melhor trocar. Tanto o colchão quanto os travesseiros devem gerar uma sensação de relaxamento ao deitar. Atualmente, existe uma grande variedade de designs, materiais e tecnologias que atendem às necessidades de cada pessoa.

Escolha a iluminação certa

Um detalhe que muitos ignoram – mas que é bastante importante – tem a ver com a iluminação. O ideal para facilitar o sono é que não haja muitas fontes externas de luz. Se o quarto tiver janelas, é melhor colocar cortinas ou persianas para bloquear qualquer iluminação externa que possa se filtrar à noite.

Agora, para dar uma sensação de aconchego e harmonia ao ambiente, existem diferentes tipos de luzes. Por exemplo, uma luz tênue permite uma iluminação suave, nada irritante. As luzes do teto iluminam um pouco mais, mas você pode optar pelas lâmpadas de baixa intensidade. Outras opções são lâmpadas (para iluminação específica) ou tiras de pequenas lâmpadas.

Afaste os dispositivos eletrônicos

Está comprovado que o uso de aparelhos tecnológicos (telefones celulares, computadores, televisores, etc.) antes de dormir afeta problemas como a insônia. Embora os mecanismos não sejam totalmente claros, algumas hipóteses sugerem que seu uso na cama altera a produção de melatonina – hormônio do sono – ou cria campos eletromagnéticos que afetam o repouso.

Então, se o objetivo é dormir melhor, o ideal é evitar o uso desses elementos pelo menos 30 minutos antes de dormir. Na medida do possível, eles devem ser deixados fora do quarto.

Recomendações finais para promover a higiene do sono a partir do quarto

Além de cuidar da ordem, conforto e iluminação do quarto, é conveniente considerar outros aspectos ambientais, como remover fontes de ruídos incômodos, ventilar os espaços diariamente e ajustar a temperatura. Tudo isso, em conjunto, ajudará a criar o ambiente certo para um bom descanso. Tenha isso em mente!

Pode interessar a você...
Tomar melatonina para dormir: o que você deve saber
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Tomar melatonina para dormir: o que você deve saber

A melatonina é conhecida como o hormônio do sono porque tem um efeito indutor que prepara o corpo para dormir. Descubra mais aqui!



  • Irish LA, Kline CE, Gunn HE, Buysse DJ, Hall MH. The role of sleep hygiene in promoting public health: A review of empirical evidence. Sleep Med Rev. 2015;22:23-36. doi:10.1016/j.smrv.2014.10.001
  • Rafique N, Al-Asoom LI, Alsunni AA, Saudagar FN, Almulhim L, Alkaltham G. Effects of Mobile Use on Subjective Sleep Quality. Nat Sci Sleep. 2020;12:357-364. Published 2020 Jun 23. doi:10.2147/NSS.S253375