O quarto ideal para dormir: como organizar o ambiente para favorecer o sono?

10 Outubro, 2020
Quais mudanças você pode fazer no seu quarto para melhorar a qualidade do seu sono? Apresentamos algumas ideias neste artigo.

A psicologia da cor explica como a estética pode influenciar a nossa psique e o nosso descanso. A decoração pode nos ajudar a adotar estratégias para intercalar entre a claridade e a escuridão e ajustá-las às nossas estratégias. Deixar a imaginação e a criatividade fluírem nestes casos também pode ajudar a resolver os problemas do sono. Neste sentido, um quarto ideal para dormir pode ser beneficiado tomando como base a combinação criação-ambiente.

No Brasil, 36% das pessoas sofrem de transtornos de sono, sendo a insônia o mais comum. Nestes casos, é recomendável adotar estratégias para o relaxamento e a indução do sono.

O sono é influenciado por uma série de fatores psicológicos e de comportamento, mas também pode ser influenciado pelo ambiente. Por isso, vamos falar sobre como o ambiente influencia as células encarregadas de induzir o sono. Também vamos oferecer orientações a respeito das mudanças que podem ser feitas em seu quarto para favorecer o descanso.

Mulher dormindo em ambiente claro

Propriedades do quarto ideal para dormir

Entre os transtornos de sono mais comuns, encontra-se a insônia ou o atraso do ciclo sono/vigília. Em ambos os casos ocorre uma mudança na homeostase do corpo que dificulta o descanso. Entre as principais causas encontram-se o estresse, os maus hábitos e a exposição às telas antes de dormir.

A cor, a luminosidade, a temperatura, o espaço e a organização são variáveis sobre as quais podemos agir para dormir melhor.

Cores que favorecem o repouso

Sem dúvidas, as cores têm uma influência no nosso cérebro emocional. A psicóloga Eva Heller, em sua obra Psicologia da Cor, detalha as cores que contribuem com uma maior harmonia e, portanto, um maior benefício para o sono.

Entre elas encontram-se as cores puras, como o branco, que proporcionam luminosidade e, ao mesmo tempo, geram um ambiente neutro e purificador. Também existem as cores que nos lembram da natureza, como é o caso do verde-campo, marrom-terra, azul-mar, lavanda-flor ou cinza-pedra, cores ótimas para combinar com uma cor neutra, como o branco, e criar um ambiente agradável.

A luz, amiga fiel do descanso

A luz é captada por cones e bastonetes – células responsáveis por comunicar ao cérebro que um novo ciclo se iniciou e que, definitivamente, ele deve se manter acordado e ativo. Por essa razão, é necessário limitar a exposição às cores vivas antes de ir dormir.

A luz azul intensa estimula os fotorreceptores, incidindo de forma negativa na liberação de melatonina, hormônio encarregado de induzir o sono. Do lado oposto, a luz de cor âmbar e tênue pode ser de grande ajuda.

Temperatura agradável para relaxar

A temperatura adequada em um quarto ideal para dormir precisa ser inferior ao nosso calor corporal, nunca superior. Sabe-se que, durante a noite, a temperatura corporal costuma cair em 1ºc.

Por esse motivo, recomenda-se que a temperatura do quarto seja a temperatura ambiente. Normalmente, esta temperatura também cai no decorrer da noite. A recomendação é de aproximadamente 20ºc.

Feng Shui em harmonia com o quarto ideal para dormir

O Feng Shui ajuda a diminuir o estresse. Esta técnica ajuda a colocar o nosso interior em um estado propício para o repouso.

Leve em conta a importância da melhor luz natural possível e de um espaço amplo e organizado. Ao mesmo tempo, aposte em materiais que geram estabilidade, como a madeira ou o metal. Quanto à escala cromática do ambiente, aposte na leveza da cor.

Ideias para dormir bem

Ideias para dormir bem

Você quer saber como pode decorar o quarto ideal para dormir? Considerando tudo o que dissemos até agora, você já tem uma base para começar a personalizar o seu quarto ideal.

Levando em conta a psicologia da cor, a luz adequada, a temperatura e o Feng Shui, você pode melhorar a qualidade do seu sono. Sendo assim, coloque as seguintes recomendações em prática:

  • Cores inspiradas na natureza e luminosidade
  • Luz quente. Evite luzes com tons azuis intensos e opte pela luz natural
  • Tenha cortinas opacas para evitar que a iluminação de fora entre pela janela
  • Diminua a iluminação do seu celular
  • Evite o ar condicionado forte durante o verão
  • Evite edredons muito grossos no inverno e aquecimento intenso demais
  • A desorganização está proibida. É preciso manter a energia positiva fluindo.
  • Madeira, água e metal: os três componentes naturais do Feng Shui que passam boas energias.

Para finalizar, lembre-se de que embora os problemas para dormir possam ter diferentes origens, e que alguns deles possam fugir do nosso controle, adotar uma série de medidas para melhorar o descanso está ao nosso alcance e pode ser muito benéfico.