Você não é o que você conquista, mas o que você supera

Você não é o que você conquista, mas o que você supera
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 29 dezembro, 2022

Às vezes, tendemos a cair na falsa crença de que na vida é preciso acumular conquistas. As pessoas estabelecem metas de curto e longo prazo quase todos os dias, e isso é definitivamente uma coisa boa. Como também é positivo acordar todas as manhãs com uma motivação e uma ilusão, não há dúvida disso.

Adoramos atingir metas e mostrar a nós mesmos do que somos capazes: conseguir aquele emprego, ascensão, conseguir comprar aquela casa, aquele carro, conquistar a mulher ou o homem que você quer. Estamos girando e construindo nossa vida com base em pequenas e grandes conquistas. Agora, tudo o que temos conquistado ao longo da vida realmente nos define?

Muitos de nós dirão que de fato é. No entanto, há um valor ainda melhor do que a capacidade de alcançar. Adivinha qual é? A capacidade de superação. O que você assume como difícil por mais doloroso que seja, e que finalmente, você consegue superar isso, tornando-se ainda mais forte.

Vamos falar sobre isso hoje, vamos entender um pouco melhor essa interessante e fundamental capacidade.

A diferença entre alcançar e superar

Antes de tudo, vamos diferenciar alcançar e superar. Para entender, vamos definir através de algumas afirmações simples o que geralmente constrói a vontade de alcançar, essa dimensão que hoje muitas vezes é tão valorizada nesta sociedade altamente competitiva:

-A capacidade para alcançar algo é o esforço e o que uma pessoa está disposta a investir para atingir um objetivo.

– Geralmente é uma personalidade que é clara sobre seus desejos e necessidades, e que luta por eles, mantendo altas expectativas de realização.

-Constância e tenacidade são necessárias.

-Eles definem o seu dia-a-dia através de objetivos a cumprir, onde está implícita uma grande autoexigência.

-Pessoas com alta capacidade de realização geralmente têm sucesso profissional.

Estas são, sem dúvida, dimensões muito positivas, que promovem a nossa autoestima e reforçam significativamente a percepção que temos de nós próprios. Agora, poderíamos dizer que é justamente a nossa capacidade de realização (de alcançar objetivos), o que melhor define a pessoa? É uma característica realmente enriquecedora?

Às vezes, costuma-se dizer que a verdadeira força, a melhor coragem de uma pessoa, é sua capacidade de superar as adversidades. E mais ainda, superando os próprios medos, as próprias limitações, aquelas que só nós conhecemos. Esse esforço pessoal às vezes é muito mais satisfatório do que atingir um objetivo.

Os pilares da superação pessoal

“Você não é o que você conquista, mas o que você supera”. E agora conta pra gente, o que você superou ao longo da vida? Temos certeza de que muitas coisas, que você enfrentou inúmeras dificuldades com coragem, essas que agora o definem como você é, como você se vê agora no espelho. Com todas aquelas cicatrizes internas que só você percebe.

Vejamos agora que dimensões tendem a construir essa capacidade instintiva que muitos de nós temos para superar essas “paredes” cotidianas que a vida às vezes nos dá:

1. Atitude positiva

Ter uma atitude positiva é essencial para superar qualquer dificuldade. Manter a força e a esperança nos dá força para sermos corajosos. Para confiar em nós mesmos.

2. Enfrentamento

Essas lacunas, essas ameaças, problemas ou perdas com os quais temos que lutar de vez em quando são inimigos com os quais devemos lidar, mas nunca evitar. Tome força, confie em si mesmo e enfrente-os, nunca fuja dos problemas.

3. Resiliência

Falamos com você sobre resiliência em inúmeras ocasiões em nosso espaço. Tanto que já sabemos que você a aplica no seu dia a dia. Não importa quão traumático, complicado ou devastador seja um evento… Podemos aprender com qualquer condição difícil e sair mais fortes do processo. Não há nada mais empoderador do que superar qualquer situação estressante ou ameaçadora com resiliência.

4. Autoestima

Como definir a autoestima de uma forma simples e prática? A autoestima é uma escala onde se encontram a confiança, o respeito próprio, o desejo de viver e ser feliz com o que se tem e merece.
Temos certeza que você concorda.

5. Emoções positivas

As emoções positivas nos fazem florescer, enquanto nos “enraízam” em nossa realidade através da empatia, amor, equilíbrio, bem-estar e inteligência emocional.

Todas essas dimensões são as sementes com as quais germinar nossa capacidade de superação, uma das dimensões mais enriquecedoras do ser humano.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.