A vida é muito curta: cerque-se de pessoas que te fortaleçam

Conversaremos sobre como pode ser positivo se cercar de pessoas que alimentam a ideia de que você tem poder sobre sua vida . Não perca!
A vida é muito curta: cerque-se de pessoas que te fortaleçam

Última atualização: 05 agosto, 2022

Cerque-se de pessoas que te fortaleçam. É uma escolha e é sua. Esta é uma decisão que você pode tomar dependendo de muitas circunstâncias. E não tome isso como um mandato, porque não podemos fazer quando queremos, mas quando podemos.

Talvez você tenha crescido com uma família que, longe de fortalecê-lo, fez com que você se sentisse um “erro”. Talvez você tenha escolhido amizades que em algum momento lhe deram diversão, mas que por muito tempo não tiveram nada a ver com quem você é. Todos nós sentimos o mandato tácito de permanecer em relacionamentos que nos ofuscavam, e por isso conhecemos o sentimento.

Cerque-se de pessoas que te fortaleçam

Essas pessoas estão felizes com as suas conquistas e querem celebrá-las com você. Elas apreciam sua alegria, seu sucesso e o vivenciam como um momento de alegria conjunta. Resumindo: não se sinta “estranho” quando estiver em um bom momento.

Você tem muitas opções para encontrar pessoas que te fortaleçam. Toda vez que você participar de uma conferência, evento social ou reunião profissional, é provável que encontre uma pessoa com quem possa estabelecer uma boa amizade.

Talvez já exista alguém no trabalho ou em sua comunidade que possa ajudá-lo com seus pensamentos e objetivos. Você pode ter a sensação de que alguns dos seus amigos não o entendem muito.

amigos felizes
É maravilhoso ter amizades “duradouras”, mas é ainda mais importante que sejam de qualidade.

Mantenha seus bons amigos para sempre, mas não insista em “mantê-los por costume” se o que esses relacionamentos lhe trazem não tem mais nada a ver com você. Esse tipo de mentalidade é o que realmente envelhece as pessoas, não seus cabelos grisalhos ou rugas.

Há momentos em que é importante mudar, buscar, reconhecer e se conectar com pessoas valiosas que estão na sua “sintonia” profissional, espiritual e social. Há momentos em que você não quer mais se perguntar nada, apenas compartilhar com certas pessoas.

Como detectar pessoas que conectam com você

Como você sabe que está na presença de alguém que tem o potencial de te inspirar hoje e te fortalecer amanhã? Os seguintes aspectos irão ajudá-lo a identificá-lo.

  • Há “química” nas conversas. Independentemente de quantas vezes vocês se encontrem, ela ficará feliz por você ter entrado em contato com ela. Você se sente relaxado e positivo em relação ao seu relacionamento e descobre que novas ideias provavelmente surgirão como resultado de suas conversas.
  • Ela te ouve com atenção. É gratificante quando alguém te ouve e reflete sobre o que você disse. Não há muitas pessoas assim. Muitas vezes na vida, os outros prestam atenção apenas parcial em nós. Essas pessoas permitem que você saiba que elas valorizam seus pensamentos e ideias.
  • Elas são gratas pelo seu tempo e pelo relacionamento em si. Elas priorizam você tanto quanto você os prioriza. Você sente  essa reciprocidade.

Interagir com todo o tipo de pessoas, uma das chaves

Se você tiver a oportunidade, interaja com uma variedade de pessoas. Aproxime-se de qualquer realidade social sem preconceitos. Pessoas que têm mais ou menos dinheiro, mais ou menos estudos, mais ou menos cultura.

A interação com uma variedade de pessoas te constrói, te molda de uma maneira diferente. Quando você interage com uma variedade de pessoas, você também entende a maneira de pensar delas. Quando você interage com tantas pessoas, aprende a saber do que realmente gosta, e principalmente do que não gosta, o que é ainda mais importante.

Homem e mulher conversando ao ar livre

Fortalecer-nos no trabalho: um conceito totalmente diferente

As pessoas geralmente começam um novo trabalho cheias de energia, sentindo-se engajadas e capacitadas. No entanto, as organizações começam a inundá-los com regras, controles e processos que fazem tudo, menos inspirar as pessoas.

Culturas de trabalho “medrosas” enfraquecem e energizam os funcionários com sua abordagem de comando e controle, mesmo os de melhor desempenho.

Precisamos de uma cultura que nos possibilite fazer nosso melhor trabalho.

“A noção de empoderamento pressupõe que a organização tem o poder e benevolentemente despeja um pouco dele nas tigelas de espera de funcionários agradecidos. Essa é apenas uma forma de controle um pouco mais civilizada.”

-Daniel Rosa-

O antídoto para o desengajamento e a falta de responsabilidade é a autonomia. Ao contrário do poder, a autonomia dá às pessoas um senso de propriedade coletiva, convidando-as a ajudar a organização a crescer em vez de fazer política.

No local de trabalho, autonomia é a liberdade de agir e tomar nossas próprias decisões. O empoderamento é a concessão de poder político, social ou econômico.

O empoderamento opera na ideia de motivação externa. Muitas abordagens de liderança se concentram principalmente na capacidade de um líder de motivar suas equipes. Por outro lado, a autonomia centra-se na noção de automotivação. A motivação mais eficaz e poderosa é a intrínseca, mesmo que anteriormente fosse extrínseca.

Concluindo: o conceito de empoderamento perde seu sentido em determinados ambientes onde há uma estratificação de poderes. A projeção do sentimento de poder deve ser feita a partir de uma posição igualitária, caso contrário a noção de empoderamento pode perder o sentido.

Pode interessar a você...
Você comete algum desses erros ao gerenciar suas tarefas no trabalho?
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Você comete algum desses erros ao gerenciar suas tarefas no trabalho?

Existem alguns erros que são cometidos com alguma frequência na gestão das tarefas de trabalho e que podem ser resolvidos de forma simples.



  • Pérez-Bustamante Ilander, G., & Sáenz Blanco, F. (2010). Autonomía laboral, transferencia de conocimiento y motivación de los trabajadores como fuente de ventajas competitivas. Cuadernos de economía29(52), 183-212.