Aos jovens que não sabem o que fazer da vida
É provável que desde criança lhe tenham feito essa pergunta “e você, o que você quer ser quando crescer?”. Sua mente, sabendo que faltava muito tempo ainda para você se tornar um adulto, foi arrebatada por seus fascínios momentâneos «Astronauta, trapezista, arqueólogo, ator de cinema, cientista ou atleta famoso». O que importava? A infância é para sonhar e você adorava fantasiar.
No entanto, chega um momento em nosso ciclo de vida em que temos que calçar os sapatos de adulto e esclarecer alguns propósitos. E é aí que surge o verdadeiro desafio. Nem sempre nos sentimos preparados para isso, porque crescer é tomar decisões e essa etapa está repleta de medos e inseguranças. Tanto é assim, que há muitos jovens que não sabem o que fazer da vida; e você pode ser um deles.
Se você se encontra nessa situação agora, há algo que você precisa saber. Na verdade, quase ninguém sabe muito bem o que fazer com sua existência, todos escondemos medos e incertezas, mas os escondemos bem. Muitas vezes improvisamos e quem já tem uma certa bagagem de vida recorre à sua experiência e também àquele GPS chamado intuição, que muitas vezes vezes falha.
O problema está em uma sociedade que nos pressiona desde muito cedo com a ideia de que você deve ser muito claro sobre seus objetivos profissionais e pessoais. No entanto, raramente lhe dão as ferramentas para saber como fazer isso, nem apoio quando você se sente completamente perdido… O que fazer então?
Aos jovens que não sabem o que fazer da vida
Você pode estar naquele momento em que deve escolher seu curso acadêmico. É possível que você já tenha terminado seus estudos e não saiba que caminho seguir, por onde começar ou o que realmente fazer. Ninguém precisa criticar ou minimizar a ansiedade ou o medo que você sente agora mesmo. Porque tudo o que você experimenta nesses momentos é válido e compreensível. Você não está sozinho.
Você deve saber que muitas das mensagens que as pessoas ao seu redor lhe envia sobre o sucesso não são verdadeiras. O sucesso não é ganhar muito dinheiro, ter fama e status. Quase tudo o que você vê em suas redes sociais sobre pessoas bem-sucedidas não é verdade. Elas estão te seduzindo e enganando. Sucesso é poder dedicar sua vida a algo que você gosta e se sentir realizado com isso, nada mais.
Da mesma forma, é verdade que você é pressionado a tomar decisões importantes quando ainda não sabe realmente quem é ou o que realmente deseja. Não deixe que isso te bloqueie. Porque, na realidade, você se encontrará em cada decisão que tomar e não há nada como colocar um pé na frente do outro para descobrir novos cenários e com eles, versões de si mesmo que você não conhecia.
A sociedade nos diz que nos tornamos adultos quando completamos 18 anos, mas na verdade ainda somos adolescentes tentando tomar conta de nossas vidas da forma como podemos.
Muitas opções em um presente incerto
É provável que aos 18, 20 ou 22 anos você receba mais de uma crítica das pessoas mais velhas. Elas podem insistir em dizer que você faz parte da geração de cristal, que está sempre em cima do muro. Além disso, se os jovens não sabem o que fazer da vida, é porque têm tudo.
Não dê atenção a essas críticas porque existem fatores que, talvez, essas vozes não estejam levando em consideração.
Os jovens não são irresponsáveis. Na verdade, você tem que enfrentar situações que as gerações anteriores não tiveram que passar. A concorrência está mais difícil do que nunca. O futuro é mais incerto do que em qualquer momento e já não basta ter um currículo fabuloso para conseguir um emprego.
O contexto social é traiçoeiro e as oportunidades não chegam tão rápido quanto você gostaria. É por isso que é difícil decidir o que fazer e por onde começar. Há um excesso de opções e o que é seguro hoje não é mais seguro amanhã.
Aprenda o que não te ensinaram na escola
O conferencista e escritor Sir Ken Robinson disse que as escolas atuais matam a criatividade e não nos preparam para a vida. Se você não sabe o que fazer com sua existência, é também porque sua formação acadêmica não estimulou sua capacidade de investigar seus propósitos e seus objetivos. Também não o ajudaram a esclarecer sua identidade, a realziar seus sonhos, a estabelecer significados e a pensar em propósitos vitais.
No meio da matemática, geografia ou literatura, eles não te ensinaram como aprofundar suas vocações, aprimorar sua criatividade e tomar decisões. Por isso, você se deixou levar pensando, talvez, que as coisas viriam por si mesmas, sem antes decidir quem você queria ser amanhã. Portanto, é recomendável que você considere o seguinte:
- Não procure soluções rápidas. Pense a longo prazo: como você gostaria de se ver daqui a 5 anos?
- Quais são seus interesses e paixões? No que você é bom?
- Quem é você, como você se definiria? Que tipo de pessoa você gostaria de ser?
- Que aspectos da sua vida você gostaria de mudar ou melhorar?
Aos jovens que não sabem o que fazer da vida e o problema da ansiedade
Uma investigação da Universidade de Dalhousie, no Canadá, nos dá um fato alarmante. Os transtornos de ansiedade afetam cada vez mais a população jovem. Ansiedade generalizada, fobias ou ansiedade social aumentam a cada ano.
Assim, se nossos jovens não sabem o que fazer com suas vidas, como você agora, é também porque você se sente ansioso, bloqueado e assustado. Estamos falhando com você como sociedade e certamente você não está recebendo o apoio psicológico que sem dúvida precisaria agora.
Você precisa saber que não está sozinho nessa jornada de mudanças, pressões e incertezas. Você deve olhar mais para dentro de si mesmo e não tanto para o que te circunda ou para o que acontece nas redes sociais. Existem pontos fortes que você pode despertar, existem habilidades que você pode desenvolver para tomar melhores decisões, para lidar com as situações que geram estresse excessivo.
Garanto-lhe que, além dos obstáculos que encontrar, você será capaz de realizar aos poucos os sonhos que tem em mente. Para fazer isso, não hesite em pedir ajuda se precisar, em ter no seu entorno um ponto de apoio, em confiar em suas habilidades. O amanhã pode ser incerto, mas o que você fizer hoje fará a diferença.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Marchetti A, Baglio F, Castelli I, Griffanti L, Nemni R, Rossetto F, Valle A, Zanette M, Massaro D. Social Decision Making in Adolescents and Young Adults: Evidence From the Ultimatum Game and Cognitive Biases. Psychol Rep. 2019 Feb;122(1):135-154. doi: 10.1177/0033294118755673. Epub 2018 Feb 5. PMID: 29402178.
- Robinson, Ken (2013). Encuentra tu elemento: El camino para descubrir tu pasión y transformar tu vida. Conecta