Aprendizagem autorregulada: definição e importância

março 23, 2019
A evolução do ambiente de aprendizagem controlado pelo professor tem destacado a necessidade de alunos de todas as idades desenvolverem habilidades de aprendizagem autorregulada.

A aprendizagem autorregulada tem muito a ver com a forma como regulamos nossas emoções, cognições, comportamentos e aspectos do contexto durante uma experiência de aprendizado. Além disso, sabemos que, especialmente a nível escolar, quanto mais cedo forem desenvolvidas as habilidades para o autocontrole dos processos de aprendizagem, mais bem-sucedida e recompensadora será a experiência educacional.

As habilidades de autorregulação incluem um bom gerenciamento do tempo, a capacidade de selecionar rapidamente as estratégias mais eficientes de solução de problemas e a habilidade de controlar ativamente os estados emocionais, como a frustração.

“Aprender a se autorregular consiste em saber pensar ao começar a atividade, saber pensar e saber fazer durante a realização da atividade, e saber pensar ao final da atividade”.
-Torrano Montalvo e González Torres (2017) –

Definição de aprendizagem autorregulada

Barry Zimmerman, um dos pesquisadores mais destacados na aprendizagem autorregulada, diz que a autorregulação não é uma habilidade mental ou capacidade de desempenho acadêmico, mas um processo de autodirecionamento pelo qual os estudantes transformam suas habilidades mentais em habilidades acadêmicas.

Segundo Zimmerman, a autorregulação da aprendizagem envolve não apenas um conhecimento detalhado de uma habilidade, mas também a autoconsciência, a automotivação e a capacidade comportamental de implementar esse conhecimento de maneira apropriada.

Homem planejando projeto no trabalho

Enquanto os “calouros” se baseiam no feedback dos demais e comparam suas performances com as dos outros, atribuindo muitas vezes seu fracasso a deficiências que não podem ser remediadas, os alunos mais experientes, que sabem como gerir a sua aprendizagem, reconhecem quando falharam para então focar em como podem consertar o que deu errado.

Por outro lado, a autorregulação não é uma característica que alguns alunos têm e outros não. Em vez disso, segundo Zimmerman, a autorregulação envolve o uso seletivo de processos específicos que devem ser pessoalmente adaptados a cada tarefa de aprendizagem. Assim, o melhor é falar de autorregulação diante da aprendizagem ou de um tipo específico de aprendizagem.

A aprendizagem autorregulada consiste em estabelecer metas, selecionar estratégias para alcançar essas metas, monitorar o progresso, reestruturar se as metas não forem alcançadas, aproveitar o tempo de maneira eficiente, autoavaliando os métodos selecionados e adaptando os métodos futuros com base no que se aprendeu nesta ocasião.

A importância de desenvolver esta habilidade

Embora as habilidades de aprendizagem autorreguladas sejam ferramentas essenciais para a aprendizagem ao longo da vida, muitas vezes elas não são ensinadas explicitamente. Isso faz com que muitos alunos não tenham independência, motivação, persistência e uma sensação positiva de bem-estar. Para que os educadores transmitam efetivamente essas habilidades para seus alunos, é necessário que eles conheçam em profundidade os mecanismos mais importantes dessa autorregulação.

Os alunos passam por três fases principais quando regulam sua própria aprendizagem: planejamento, desempenho e reflexão. Essas fases não são necessariamente sucessivas e ordenadas. Os alunos podem passar por vários ciclos:

  • Durante o planejamento, os alunos estabelecem suas metas e padrões, os quais devem ser cumpridos em uma determinada tarefa, sessão ou curso. Esta fase envolve a percepção dos alunos sobre o ambiente de aprendizagem.
  • Durante o desempenho, os alunos demonstram seu compromisso com a experiência de aprendizagem. Nesta fase, os alunos monitoram seu aprendizado, geralmente comparando seu progresso com os padrões estabelecidos na fase de planejamento.
  • Durante a fase de reflexão, os alunos pensam e avaliam sua experiência de aprendizagem. Isso inclui refletir sobre o feedback e armazenar mentalmente ideias e conceitos para usar no aprendizado futuro.
Homem estudando em biblioteca

Dada a importância da aprendizagem autorregulada, é fundamental que os professores ensinem explicitamente essas habilidades e forneçam estratégias para os alunos as aplicarem quando aprenderem. Parte deste processo de ensino deve incluir:

  • Explicar a utilidade e importância das habilidades de aprendizagem autorregulada para os alunos.
  • Ensinar explicitamente aos alunos estratégias de aprendizagem autorreguladas.
  • Ajudar os alunos a identificar quando e onde eles podem usar habilidades de aprendizagem autorregulada.

Uma pesquisa (Dignath-van Ewijk, C. e van der Werf, G. (2012)) baseada nas crenças e comportamentos de professores relacionadas com a aprendizagem autorregulada demonstrou que os professores acreditam no valor de ensinar habilidades de aprendizagem autorregulada para seus alunos. Os resultados destacam como a formação de professores iria equipá-los com ferramentas e conhecimentos para promover a aprendizagem autorregulada de forma eficaz.

É necessário o desenvolvimento de estratégias para professores sobre como ensinar habilidades de aprendizagem autorregulada, incluindo ferramentas, recursos e estratégias disponíveis para seu uso em sala de aula.

  • Boruchovitch, E. (2014). Autorregulação da aprendizagem: Contribuições da psicologia educacional para a formação de professores. Psicologia Escolar e Educacional. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0183759
  • Lay, L. A., Biavatti, V. T., Zonatto, V. C. da S., Hein, N., & Silva, T. B. de J. (2017). As Estratégias de Aprendizagem Autorregulada (SRL) no Ensino EAD de Contabilidade. Revista de Educação e Pesquisa Em Contabilidade (REPeC). https://doi.org/10.17524/repec.v11i1.1412
  • Paiva, M. O. A. de, & Lourenço, A. A. (2014). A influência da aprendizagem autorregulada na mestria escolar. Estudos e Pesquisas Em Psicologia. https://doi.org/10.12957/epp.2012.8279
  • Soares, L. T. (2018). Aprendizagem autorregulada: uma revisão bibliográfica. Anais Do SIMPOM.