6 armadilhas psicológicas que nos impedem de economizar

Suas decisões sobre o que fazer com seu dinheiro são impulsionadas por vários mecanismos psicológicos. Revelamos as armadilhas que o impedem de poupar e oferecemos algumas estratégias para o conseguir.
6 armadilhas psicológicas que nos impedem de economizar
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 30 setembro, 2023

Depois de pagar as contas de cada mês e o que você não pode evitar, sobra uma certa quantia de dinheiro. E é provável que um dos seus propósitos seja guardar um pouco desse dinheiro, mesmo que seja uma quantia pequena. Às vezes, essa intenção é difícil de concretizar, reduzindo suas chances de realizar planos futuros e ter recursos para o caso de um imprevisto ou emergência.

Nesse sentido, você gostará de saber que sua mente é dominada por certos impulsos que às vezes estimulam o gasto impulsivo. Emoções e vieses cognitivos agem como inimigos irritantes que fazem você usar demais seu cartão de crédito.

A boa notícia é que esses são comportamentos que você pode evitar se entender melhor seus motivadores. Estar ciente dessas armadilhas psicológicas que nos impedem de economizar facilitará a administração de sua renda e, com ela, a melhoria de seu patrimônio líquido. Na leitura a seguir, revelamos algumas para você.

O marketing da empresa apela às nossas emoções para encorajar o comportamento de compra através de armadilhas psicológicas.

Quais são as armadilhas psicológicas que nos impedem de economizar?

Muitas vezes, tendemos a supor que apenas as pessoas com rendimentos mais elevados têm capacidade para poupar. No entanto, trabalhos como o publicado na revista PloS One esclarecem essa ideia. O fato de perceber que se tem um salário adequado —mesmo que não seja muito alto— também facilita uma melhor gestão das finanças pessoais.

Isso nos mostra, sem dúvida, que a psicologia e a abordagem pessoal de cada um é decisiva em termos de poupança. Há os que mantêm gastos excessivos, ainda que tenham poucos recursos, e há as pessoas frugais, aquelas que mal gastam.

Conhecer essas armadilhas que nos impedem de economizar, sem dúvida, ajudará você a ter melhores ferramentas para usar seu capital. Confira quais são elas a seguir.



1. A compra emocional

Seu humor determina sua intenção de compra. Às vezes, um dia ruim no trabalho faz com que você vá ao shopping e acabe comprando coisas de que não precisa. Mas o mero impulso de adquiri-las lhe dá uma pequena descarga de endorfina e serotonina. Depois vem o arrependimento.

Algo semelhante acontece nas mídias digitais. Num artigo da revista Frontiers in Psychology, destaca-se como a internet, os vídeos ou as imagens a que estamos expostos apelam às nossas emoções. Essa conexão e o impacto psicoemocional também medeiam esse gasto econômico excessivo.

2. O efeito halo

Entre as armadilhas psicológicas que nos impedem de economizar, existe uma em que a maioria de nós cai. O efeito halo consiste em fazer uma generalização errônea de uma única ação ou característica.

Esse efeito pode criar em sua mente uma percepção de falsas recompensas que levam a gastos desproporcionais, segundo o livro Tu dinero y tu cerebro: por qué tomamos decisiones erróneas y cómo evitarlas según la neuroeconomía (2013). Na esfera econômica, traduz-se em ações como as seguintes:

  • Como você economizou muito no mês passado, este mês você terá mais liberdade.
  • Já que ontem você não comeu fora, hoje você se mima e compra uma peça de roupa.
  • Como o eletrodoméstico que você precisava custa menos, você decide gastar a diferença no jantar.

3. Custo irrecuperável: uma das armadilhas psicológicas que nos impedem de economizar

A falta de educação financeira adequada pode fazer com que você cometa erros. Isso acontece com todos nós. Contudo, existem pessoas que em algum momento refletem comportamentos ilógicos no seu processo de tomada de decisão, como aponta um artigo da Frontiers in Psychology. Um exemplo desses comportamentos é não querer assumir as falhas cometidas no campo econômico.

A armadilha do custo irrecuperável é um comportamento que aparece quando você não quer saber de um mau investimento e, além disso, não o corrige. Por exemplo, pagar um seguro ou uma empresa de internet mais cara e não reconhecer isso ou resolver. Esse comportamento se deve a uma mistura de orgulho, mecanismos de defesa ou simples inação.

4. A armadilha da contabilidade mental

Você já ganhou na loteria? Caso ganhe, é provável que se sinta levado ao comportamento de compra e ao gasto excessivo. Uma das armadilhas psicológicas que nos impedem de poupar tem a ver com o efeito da contabilidade mental.

Essa armadilha consiste em que as pessoas atribuem um valor subjetivo ao dinheiro com base em sua origem. Portanto, se uma quantia chega até você com mais facilidade ou inesperadamente, você costuma gastá-la antes.

Ganhar dinheiro com mais facilidade ou recebê-lo inesperadamente por um presente ou prêmio significa que, longe de economizar esse valor, optamos por gastá-lo mais rapidamente.

5. Aversão à perda de oportunidade

Você acabou de ver que aquele celular que você tanto gosta está na promoção. Este mês você já fez muitas despesas e gostaria de economizar um pouco, mas como deixar essa oportunidade passar? E se o preço subir em algumas semanas? A aversão à perda da oportunidade faz com que você caia na armadilha das compras precipitadas.

Pesquisas como a publicada em Frontiers in Psychology indicam que essa característica não é um viés cognitivo. É verdade que é impulsionada por um fator emocional — “Como vou deixar passar essa oferta?” —, mas a verdade é que está mais ligada à nossa forma de processar a informação.

Não percebemos que é uma armadilha. O marketing é inteligente em nos manipular e apela ao imediatismo e às nossas emoções. Isso explica porque as lojas preparam certas estratégias psicológicas para promover nossa intenção de compra. E o mais comum é mordermos a isca.

6. Comparação social: uma das armadilhas psicológicas que nos impedem de economizar

Seu vizinho acabou de comprar um carro novo. Sua colega de trabalho comprou um vestido belíssimo. Na última reunião com sua família, seu irmão estava falando sobre a última viagem que fez. O meio social é aquele cenário em que todos expõem suas aquisições e experiências, aquelas com as quais você também sonha de vez em quando.

Outra das armadilhas psicológicas que nos impedem de economizar tem a ver com a comparação social. Muitas de suas compras são realizadas para não ser menos que outras pessoas e ter o mesmo que elas. São ações que, às vezes, todos nós realizamos inconscientemente, condicionados por modas e contágios psicossociais.

Nossas emoções condicionam nosso impulso de compra, nos levando a comprar produtos de que nem sempre precisamos.


Estratégias que lhe permitirão economizar a longo prazo

Existe um livro muito interessante chamado Simple Wealth: The Practical Guide to Transform Your Relationship with Money and Live in Abundance (2021), de Holly Morphew, especialista em finanças. Nessa obra, ela aponta que, para economizar, temos de melhorar a mentalidade que temos em relação ao dinheiro.

Às vezes, nossa educação nos condiciona e nos torna mais impulsivos e menos poupadores. Vejamos algumas estratégias básicas para melhorar a tendência e economizar mais a longo prazo:

  • Pague suas dívidas.
  • Evite compras por impulso.
  • Defina um limite de gastos em seu cartão de crédito.
  • Analise seus gastos e elimine os desnecessários.
  • Esteja ciente de suas emoções antes de comprar.
  • Combine com sua família um plano de gastos e poupança.
  • Aplique uma mentalidade frugal: não consuma ou gaste mais do que o necessário.
  • Plano: defina o valor que deseja economizar (por exemplo, 20% do seu salário).
  • Pagar em dinheiro é uma estratégia mental para tomar consciência do uso do seu dinheiro.
  • Esteja ciente das armadilhas psicológicas que o impedem de economizar descritas aqui.

Além disso, tenha sempre em mente o componente motivacional. Visualize o que você pode conseguir amanhã se economizar uma pequena quantia a cada mês. Essa estratégia pode ser um simples aliado mental para usar um pouco menos o cartão de crédito.

Economizar: um comportamento psicológico que você pode usar a seu favor

Para concluir, dado que a nossa situação atual é cada vez mais complexa e variável, nunca é demais desenvolver novas estratégias de poupança para ter sempre à mão o seu próprio “colchão econômico”. E, embora esse comportamento seja sempre observado do ponto de vista financeiro, a verdade é que ele é filtrado por variáveis psicológicas de grande relevância.

Conhecê-los, colocando suas emoções, motivação e foco mental a seu favor, permitirá que você viva muito melhor. Economizar, mais do que uma virtude, é um comportamento que todos podemos melhorar e promover. Comece hoje!


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