As mentiras que a depressão nos conta e que você deveria saber

Cuidado, a depressão é um monstro cinza que gosta de sussurrar mentiras desprezíveis para você todos os dias para mantê-lo em seu poder. Não lhe dê atenção, não lhe dê ouvidos, nem dê valor às ideias que agora vamos descrever...
As mentiras que a depressão nos conta e que você deveria saber
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 22 dezembro, 2022

A depressão é como aquela companheira de viagem sombria e desagradável que, de tempos em tempos, assume o controle de nossas vidas. Nem sempre sabemos muito bem por que ela se instala em nosso lar mental. Porque ninguém a convidou e, no entanto, ela ocupa todos os espaços da nossa realidade. Tira nosso oxigênio, luz, prende nossa esperança e algema nossa felicidade.

O pior de tudo são as ilusões que injeta em nosso registro mental. Porque as mentiras que a depressão nos conta são as que constroem as cercas desse transtorno psicológico. Essas mensagens corrosivas que nos sussurra dia e noite são as que usa para nos atacar, alterar nossa bioquímica cerebral e esgotar nosso corpo.

Se você tomar como verdade essas ideias que esse monstro lhe diz, seus pensamentos serão distorcidos e a cada dia você se sentirá mais desamparado. Ela irá procurar isolá-lo e fazê-lo acreditar que está melhor sozinho. Porque sim, acredite ou não, a depressão age como o pior dos manipuladores emocionais. Ela te desafia, te humilha, te afunda até você não ter mais fôlego…

Você deve sempre lembrar que esse monstro descarado e voraz pode ser derrotado. Para isso, você deve solicitar ajuda profissional e reconhecer suas artimanhas. A seguir, revelamos quais artimanhas ela costuma usar na maioria dos casos.

Os pensamentos que aparecem nos transtornos depressivos intensificam essa condição psicológica a limites altamente perigosos.

Homem olhando pela janela ouvindo as mentiras que a depressão nos conta
Uma pessoa com depressão é alguém isolado em um universo mental que é tão prejudicial quanto solitário.

5 mentiras que a depressão nos conta

Até hoje, ainda não sabemos exatamente o que causa a depressão. Sabemos que é uma condição multifatorial mediada por várias dimensões. Um estudo do Mile End Hospital de Londres, por exemplo, destaca fatores como vulnerabilidade genética e estresse.

Muitas vezes, essa condição apresenta-se como comorbidade com outras realidades clínicas e outras vezes aparece de forma recorrente na vida de uma pessoa, como é o caso do transtorno depressivo persistente. Seja como for, e apesar da variabilidade nas suas causas e evolução, há um fator que sempre se repete.

As mentiras que a depressão nos conta servem para que ela se apodere de nós. Conhecê-las e detectá-las pode nos ajudar.

A depressão é mais do que apenas se sentir mal e estar triste. Estamos diante de um transtorno de humor que pode alterar a anatomia do cérebro, afetando completamente a forma como percebemos o mundo e a nós mesmos.

1. Você não está fazendo o suficiente, você tem que se esforçar mais

Sim, a depressão também está por trás da autoexigência excessiva. É aquele monstro detestável que faz você acreditar que nada que você faz é certo e que você deve se esforçar mais. Isso te deixa exausto, te castiga e insiste uma e outra vez em quão mal você faz as coisas, como você desperdiça seu tempo.

Lembre-se bem, uma pessoa com depressão não é apenas alguém que está deitado em seu quarto com as cortinas fechadas. A depressão também está no funcionário que trabalha 15 horas por dia e que exige o indizível.

2. Ninguém te ama, você está sozinho

Nós apontamos isso no início. A depressão é como um amante destrutivo que deseja isolá-lo de tudo para tê-lo em seu poder. Para fazer isso, ele constantemente sussurra para você que ninguém o entende, que todos são movidos pelo egoísmo, também que você não é importante para absolutamente ninguém e que é melhor ficar sozinho.

Não dê ouvidos a isso, não dê atenção a isso, não ateste um valor de verdade a essa voz que procura fazer você acreditar que ninguém se importa com você. Essa é a mentira mais imensa, errônea e desprezível de todas. Não é verdade, há muitas pessoas que te amam. Há muitas pessoas que podem ajudá-lo e que estão lá para ouvi-lo.

3. Há algo errado com você, você está destruído

As mentiras que a depressão nos conta procuram nos enfraquecer, destruir qualquer indício de força interior. Assim, uma de suas estratégias mais inteligentes, além de cruéis, é fazer você acreditar que é defeituoso. Ela lhe dirá que você não foi feito para este mundo, que você não se encaixa porque está destruído e que nada pode consertá-lo para que você possa se adaptar a essa realidade estranha e caótica.

O que essa condição psicológica está procurando é algo que um estudo realizado na Universidade de Tübingen, na Alemanha, nos mostrou. A baixa autoestima e a depressão têm uma relação direta. Portanto, algo que esse monstro cinza vai procurar é fazer você ver que você é fraco, falho e indigno de amor para que você caia em sua armadilha.

4. Tudo vai dar errado para você, então não se esforce

Entre as mentiras que a depressão nos conta está uma mensagem altamente perigosa. É aquele que procura nos fazer acreditar que falharemos em tudo o que fizermos. Imagine, por um momento, como é ter alguém atrás de você que, antes de cada tentativa de fazer algo, lhe diz que qualquer tarefa que você iniciar dará errado.

Esse supervisor destrutivo, tirânico e manipulador é a voz da sua depressão, fazendo você acreditar que não vale a pena o esforço. Esse transtorno de humor constantemente desvaloriza você para limites altamente autodestrutivos. Não a escute, não a valide.

A depressão é um buraco negro que procura aniquilar seu mundo até que fique vazio de significado. Isso fará você acreditar que está sozinho e que nada importa. Não preste atenção a essas mensagens, porque você é importante para muitas pessoas e para a vida. Embora pareça complicado agora, está cheio de oportunidades que permitirão que você fique bem novamente.

Homem fazendo terapia e falando sobre as mentiras que a depressão nos conta
Se você perceber que sua mente está cada vez mais dominada por pensamentos negativos e autodestrutivos, não hesite em pedir ajuda.

5. Nada vale a pena

Não há nada mais prejudicial, perigoso e alarmante do que supor que nada ao seu redor vale a pena. Cuidado com essa voz. Cuidado com esse eco que te deixa cair nessa falácia, nesse dardo envenenado. Porque não há maior engano do que pensar que a vida não tem sentido e que não há propósitos pelos quais valha a pena lutar e esperar.

Você pode não encontrá-los hoje, pois talvez esteja passando por um momento difícil… Mas mais cedo ou mais tarde, você se sentirá bem novamente e a vida recuperará sua luz e seus significados.

As mentiras que a depressão nos conta buscam, acima de tudo, mantê-lo cativo da dor emocional e física até que você não aguente mais. Você não deve chegar a esse limite, não permita que essa voz ocupe todo o seu universo mental…

Peça ajuda

Os verdadeiros monstros não vivem em armários ou debaixo de nossas camas. Eles habitam nossas mentes e muitas vezes assumem a forma da depressão. E lembre-se bem, porque ela é a maior mentirosa que você já conheceu.

Se você ouvir a sua voz, peça ajuda. Porque você não é um fardo para ninguém, não há nada de errado com você, você é uma pessoa amada com habilidades valiosas.

Você merece estar bem e ter esperança novamente. A terapia psicológica é eficaz, não hesite em dar o primeiro passo.

 


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Mohammadkhani P, Bagheri M, Dobson KS, Eskandari E, Dejman M, Bass J, Abdi F. Negative thoughts in depression: A study in Iran. Int J Psychol. 2020 Feb;55(1):83-89. doi: 10.1002/ijop.12541. Epub 2018 Oct 19. PMID: 30338849.
  • Pandya M, Altinay M, Malone DA Jr, Anand A. Where in the brain is depression? Curr Psychiatry Rep. 2012 Dec;14(6):634-42. doi: 10.1007/s11920-012-0322-7. PMID: 23055003; PMCID: PMC3619732.
  • Singh MK, Gotlib IH. The neuroscience of depression: implications for assessment and intervention. Behav Res Ther. 2014 Nov;62:60-73. doi: 10.1016/j.brat.2014.08.008. Epub 2014 Sep 4. Erratum in: Behav Res Ther. 2017 May;92 :106. PMID: 25239242; PMCID: PMC4253641.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.