Você conhece os benefícios do senso de humor?

25 Janeiro, 2021
O senso de humor e o riso trazem muitos benefícios que iremos revelar a seguir. Confira!

O senso de humor nos oferece diversos benefícios, permitindo-nos rir e fugir um pouco da realidade. Rir nos relaxa: com uma boa risada, temos uma sensação de frescor e calma. Saber contar piadas e saber divertir os que estão à sua volta melhora a comunicação social e o relacionamento, pois quem não deseja ficar perto de alguém engraçado?

O senso de humor melhora a pressão arterial e reduz a sensação de ansiedade. A psiconeuroimunologia nasceu da descoberta do grande número de conexões que existem entre o sistema nervoso central (nosso cérebro e medula espinhal), o sistema endócrino (responsável pela liberação de hormônios) e o sistema imunológico (responsável pela produção de anticorpos para combater doenças).

Uma das conclusões dos estudos realizados nesta área é que um estado de espírito positivo nos protege de doenças e melhora o prognóstico de outras, como câncer, diabetes e asma… e o senso de humor é justamente um grande pilar deste estado de espírito positivo.

Os especialistas da Sociedade Espanhola de Neurologia (SEN) apresentaram um relatório em 2015 no qual mostraram que os problemas vasculares foram reduzidos em 40% nas pessoas que riam regularmente, o que se traduz em cerca de 4 anos e meio a mais de vida.

Quando rimos, nosso corpo libera endorfinas, serotonina e dopamina, o que melhora a sensação de calma e reduz a percepção da dor. Com isso, também conseguimos melhorar a visão atual dos problemas, reduzindo a preocupação ao ridicularizá-los.

O senso de humor nos permite relaxar os músculos e reduzir a pressão arterial, sendo uma ótima maneira de manter o coração saudável e diminuir as chances de ter um ataque cardíaco ou derrame.

Quando rimos, nosso corpo libera endorfinas

Benefícios para as nossas relações sociais

O riso e o humor melhoram o humor e ajudam a nos sentirmos melhor. Quando isso acontece, temos a capacidade de projetar essa sensação nos outros. As pessoas são atraídas por aqueles que sorriem e as fazem rir. Em dois experimentos realizados na Suécia, foi estudada a relação entre a atratividade e os sorrisos. Eles descobriram que, quanto mais forte e frequente era um sorriso, mais atraente a pessoa era considerada e mais atraente era o seu rosto.

E por que estamos perdendo essa habilidade com o passar dos anos? Um dos estudos mais recentes sobre o senso de humor descobriu que os adultos geralmente riem entre 15 e 100 vezes por dia, em comparação com uma média de 300 vezes por dia para as crianças.

As crianças são mais espontâneas e analisam menos as consequências que um evento pode ter nas suas vidas a longo prazo. O segredo pode ser rir sem vergonha e dar uma boa gargalhada sem hesitar.

Mulher fazendo graça

Benefícios do senso de humor para as nossas habilidades cognitivas

O riso chama a nossa atenção, de forma que quem nos faz rir se torna uma pessoa atraente. Portanto, o senso de humor também favorece a retenção de informações.

Um estudo realizado por Melisa B. Wanzer, publicado na revista científica Communication Education, afirma que o humor chama a atenção das pessoas em torno do humorista – seja uma pessoa ou circunstância -, facilita a compreensão do que está acontecendo ou dos fatos expostos e dinamiza o processamento do conteúdo. Em outras palavras, o senso de humor favorece o aprendizado.

Entender piadas também exige criatividade, rapidez, além de outros recursos que são racionalmente mais difíceis de adquirir. Proporcionar uma visão positiva dos problemas, uma saída da realidade e apenas um momento de diversão melhora as funções cognitivas, o sistema imunológico e as nossas relações sociais.

O senso de humor proporciona muitos benefícios: rir nos dá vida e nos faz melhorar por dentro e por fora. Por outro lado, o material humorístico de que dispomos é enorme, seja nos livros, nas revistas, na própria internet ou num novo olhar sobre o que nos acontece. Portanto, rir é uma possibilidade que está ao alcance de todos.