6 benefícios psicológicos de estar perto do mar

Você já sentiu uma intensa sensação de paz estando perto do mar? A verdade é que o ir e vir das ondas inclui muitos benefícios que podemos experimentar, mas que também ignoramos. Quer conhecê-los?
6 benefícios psicológicos de estar perto do mar

Última atualização: 15 junho, 2022

Se você tem a sorte de morar perto do mar ou se costuma passar o verão perto dele, terá visto como seu humor muda quando se aproxima do oceano. Talvez você pense que isso se deve ao fato de estar de férias; no entanto, a questão vai mais longe. Os benefícios psicológicos de estar perto do mar são reais e palpáveis, e hoje gostaríamos de falar mais sobre isso.

Estando na costa nos sentimos calmos, felizes e seguros; dormimos melhor e a vida parece se mover em um ritmo diferente. Isso não é imaginação sua, o mar realmente tem um impacto na nossa saúde física e psicológica, e passar um tempo perto dele é um dos melhores presentes que podemos dar a nós mesmos.

Mulher sorrindo em frente ao mar
O mar nos ajuda a cortar pensamentos ruminantes.

Benefícios psicológicos de estar perto do mar

É provável que você tenha experimentado os fantásticos benefícios de estar à beira-mar, ele:

  • Induz estados de calma e relaxamento. Alivia o estresse e o nervosismo e ajuda a combater problemas de ansiedade.
  • Gera emoções positivas, aumenta a sensação de bem-estar, felicidade e plenitude. Assim, pode ser útil para combater alguns sintomas depressivos.
  • Promove a atenção plena e ajuda a libertar a mente das preocupações.
  • Estimula a criatividade e promove a concentração.
  • Fornece clareza mental e melhor funcionamento cognitivo.
  • Melhora a qualidade do sono e previne distúrbios como a insônia.

Por que o mar é tão benéfico para a saúde psicológica?

Como você pode ver, são muitas as vantagens de estar perto do mar. Mas a que se devem esses efeitos? Na verdade, existem vários fatores:

É um ambiente natural

O ser humano é um animal, e o simples fato de se conectar com a natureza desencadeia ou produz mudanças no corpo e na mente. Em nossos ambientes urbanos, saturados de estímulos e totalmente acelerados, podemos adoecer. No entanto, estando perto do mar, desaceleramos nossos pensamentos, reduzimos a ativação e eliminamos o estresse.

A cor azul e seus efeitos emocionais

De acordo com a psicologia das cores, cada matiz tem o potencial de gerar certos estados psicológicos e emocionais nos seres humanos. Especificamente, a cor azul induz calma e relaxamento e nos dá uma sensação de segurança. Olhar para o mar é ideal para reduzir a raiva ou a ansiedade.

Maior oxigenação

Estando perto do mar e respirando profundamente a brisa marítima, conseguimos oxigenar-nos melhor e permear-nos com um ar mais limpo e puro. Isso nos ajuda a reduzir a tensão e combater alguns sinais fisiológicos de ansiedade. Além disso, estimula-se um melhor funcionamento do córtex pré-frontal, responsável pelo raciocínio, análise e tomada de decisão.

Ruído branco e ondas alfa

Se praticar a meditação terá verificado que o som do mar é um dos elementos mais utilizados neste tipo de exercício. E é que, de fato, o barulho das ondas favorece o relaxamento e o descanso.

É um som repetitivo, constante e harmônico (o que consideramos ruído branco), que promove o cérebro a entrar em estado alfa. Assim, ajuda-nos a adormecer e a sentir-nos mais calmos. Além disso, essas ondas cerebrais favorecem a criatividade, o surgimento de novas ideias e a capacidade de resolver situações.

Mulher olhando para o mar
O movimento, a cor e a extensão do mar produzem um efeito relaxante no cérebro.

Relaxamento muscular

Finalmente, mergulhar na água do mar também é uma excelente atividade. A sensação de leveza que nos dá, e o bater das ondas no corpo, promove o relaxamento muscular.

Além disso, estar perto do mar pode nos incentivar a praticar esportes com mais regularidade; e isso favorece o descanso noturno e pode ser muito útil para quem sofre de insônia.

Aproveite os benefícios psicológicos de estar perto do mar

Em suma, ficar perto do mar pode ser de grande ajuda para combater o estresse diário, conectar-se com o meio ambiente e com nós mesmos e aumentar nossos níveis de satisfação.

No entanto, se você não tiver essa possibilidade, poderá usar alguns de seus elementos positivos de forma isolada: por exemplo, passar tempo em outros tipos de ambientes naturais, ouvir os sons do oceano ou aproveitar os benefícios da terapia da cor.

Por outro lado, se tiver a oportunidade de estar perto do mar com frequência, não hesite em fazê-lo. Sua saúde física e psicológica serão beneficiadas.

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