Como acalmar bebês chorando, de acordo com a ciência

A ciência pode ter encontrado a resposta para acalmar bebês chorando. Não perca os resultados deste interessante estudo japonês.
Como acalmar bebês chorando, de acordo com a ciência
Laura Ruiz Mitjana

Escrito e verificado por a psicóloga Laura Ruiz Mitjana.

Última atualização: 03 outubro, 2022

Se você tem filhos, é provável que já tenha se perguntado como acalmar o choro deles, pois essa é uma das situações mais estressantes para qualquer pai ou mãe; ver como o bebê chora, sem saber o porquê e sem saber como acalmá-lo, o que gera muito mais angústia e desespero.

Pois bem, um estudo japonês recente, publicado na revista Current Biology, poderia trazer a fórmula científica para acalmar e colocar os bebês para dormir quando eles choram. Nós te contaremos tudo!

Como acalmar bebês chorando

A ciência tem se preocupado com o estudo e a compreensão do ser humano em todas as suas fases, e isso inclui a fase infantil. Dentro deste volume de pesquisa, acaba de entrar um muito interessante que foca sua atenção em uma forma comum de se expressar para os pequenos: o choro.

Assim, um estudo publicado na revista Current Biology, realizado pelo cientista Kumi O. Kuroda e colaboradores, do Riken Center for Brain Science (CBS), no Japão, identifica a importância do movimento para acalmar bebês que choram. A pesquisa destaca o papel segurar o bebê no colo para acalmá-los, sendo esta a forma mais eficaz de acalmar o choro em um tempo relativamente curto.

Bebê chorão

21 bebês de até 7 meses foram estudados

Para estudar como acalmar bebês chorando, a pesquisa, da qual também participou a Universidade de Trento (Itália), incluiu 21 bebês de até 7 meses de idade. Embora seja uma quantidade pequena, o restante de sua metodologia é sólida e é uma forma de começar a estudar esse aspecto em crianças, podendo servir de base para pesquisas futuras.

O estudo foi desenvolvido a partir de 32 sessões nas quais os bebês foram monitorados por meio de eletrocardiogramas, com o objetivo de medir sua frequência cardíaca e também por meio de câmeras de vídeo para registrar suas expressões e movimentos.

4 métodos para acalmá-los

Os pesquisadores compararam quatro métodos: segurar o bebê no colo, sentar-se enquanto os segura, colocá-los em um berço estacionário e usar um berço de balanço.

O primeiro e o último métodos conseguiram acalmá-los, o que sugere que não basta segurar as crianças, mas que elas precisam de movimento, como veremos a seguir. E é que, após 5 minutos de caminhada, nenhum bebê chorou e 45% deles adormeceu.

Como acalmar meu bebê?

Quais são os resultados desta pesquisa? A pesquisa de Kuroda e colaboradores mostrou que a maneira mais rápida de acalmar um bebê chorando é quando a mãe o segura nos braços e se move com ele, ou seja, quando caminha carregando-o. A pesquisa determinou que isso deve ser feito por um período de 5 a 8 minutos, após o qual os bebês se acalmam.

No entanto, não se trata apenas da cessação do choro, mas também essa prática ajuda a diminuir a frequência cardíaca dos bebês, permitindo que eles se acalmem em menos tempo, inclusive ajudando-os a adormecer com mais facilidade.

Também é recomendado continuar segurando os bebês por um período igual de tempo depois, ou seja, 5-8 minutos, enquanto estiver sentado em um sofá, e não colocá-los na cama imediatamente. Dessa forma, os efeitos da técnica ficam muito mais arraigados e o sono do bebê fica mais estável.

Assim, é uma técnica cuja aplicação requer um tempo máximo de 16 minutos no total e é altamente eficaz. Além disso, para muitos pais, 16 minutos é um tempo muito curto em comparação com o tempo que passam acalmando seus bebês usando outras estratégias.

Pai acalmando um bebê

Um achado interessante

Este estudo mostrou que, quando se trata de entender como acalmar bebês chorando, o movimento produzido ao andar com o bebê nos braços o ajuda a se acalmar e adormecer com mais facilidade. Curiosamente, no entanto, a técnica também se mostrou altamente eficaz em bebês chorando, mas não em bebês calmos.

Ou seja, quando as crianças que choram são mantidas em movimento, geralmente se acalmam em um tempo máximo de 8 minutos, após o qual costumam adormecer. Mas esta técnica não parece funcionar para adormecer em bebês que não choram.

Embora a técnica possa não funcionar em todos os casos, é uma estratégia com a qual geralmente se obtêm resultados positivos. Por outro lado, este e outros estudos em andamento podem abrir novas e excitantes portas para os cientistas que continuam a estudar a primeira infância e o desenvolvimento infantil.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.