Como fazer amigos na vida adulta

08 Dezembro, 2020
Como fazer amigos na vida adulta? Se você acha que não tem tempo, aqui estão algumas ideias para você melhorar a sua vida social.

As amizades vêm e vão ao longo de toda a vida. Quando somos pequenos, podemos ter a sensação de que fazer amigos é fácil. Mas e quanto aos adultos? Como fazer amigos na vida adulta? Neste artigo, vamos dar algumas ideias para conhecer pessoas novas. Talvez a falta de tempo para socializar, o estresse, as responsabilidades ou a perda de amigos de infância possam fazer você pensar que é difícil fazer novos amigos. No entanto, não é impossível!

Fazer amigos, em qualquer idade, faz nossa empatia disparar, como afirma um estudo da Universidade da Virgínia (EUA).

A psicóloga Julianne Holt-Lunstad, da Unviersidade Brigham Young de Utah, afirma que “não ter uma rede social de apoio é um fator de mortalidade mais poderoso do que ser obeso ou levar uma vida sedentária sem exercícios físicos”. Você ainda tem dúvidas sobre a importância de fazer amigos? Não perca nossas dicas para fazer amizades na vida adulta.

“Os adultos têm uma maior tendência a ficarem estagnados em uma rotina que consiste apenas em trabalhar, dormir e, possivelmente, cuidar dos filhos. Com este ritmo de vida, as amizades costumam ocupar uma posição inferior na lista de prioridades”.
-Martin Burrow, consultor de Realte-

Reunião de amigos mais velhos

Como fazer amigos na vida adulta

Um estudo desenvolvido pela organização Realte revelou que, no Reino Unido, um em cada oito adultos não tem amigos próximos. No entanto, embora nem sempre seja fácil fazer amigos na vida adulta, não é impossível. Aqui estão algumas ideias para conseguir:

Inscreva-se em atividades

Uma das grandes formas de socialização são as atividades em grupo. Você pode optar por se inscrever em um curso, workshop, atividade, grupo, associação… Com certeza na sua cidade existem várias atividades para fazer! Caso você more em uma cidade muito pequena, pode optar por frequentar atividades na cidade mais próxima.

Essa opção é uma boa forma de conhecer pessoas e, além disso, de aprender coisas novas ou se dedicar àquele hobby que você abandonou. Também é uma maneira fácil de conhecer pessoas da sua idade com quem você compartilha hobbies. Por outro lado, você também pode optar por uma nova atividade que nunca praticou antes. Isso vai ajudar você a sair da sua zona de conforto, proporcionando novas experiências. Se você pensar bem, só tem a ganhar!

“Não tenha medo de expandir, de sair da sua zona de conforto. É aí que residem a alegria e a aventura”.
-Herbie Hancock –

Faça exercícios

Na mesma linha do ponto anterior, outra ideia que pode te ajudar a fazer amigos sendo adulto é a prática de esportes. Seja na academia ou se juntando a um grupo de corrida, estas são opções que podem ajudar você a conhecer pessoas da sua idade. Claro, você terá que tentar colocar para fora sua parte mais extrovertida.

Também existem vários grupos que visam praticar esportes em conjunto (por exemplo, patinar, correr ou fazer trilhas…). Na internet existem páginas – como o Meetup – que permitem encontrar pessoas para fazer certas atividades (não apenas esportes). Você pode fazer uma pequena pesquisa no site deles e ver quais grupos são do seu interesse. Você não perde nada por experimentar!

O esporte nunca é demais em nossas vidas. O psicólogo esportivo Miguel Morilla destaca a importância do exercício físico para melhorar nosso bem-estar individual e social, o que também pode ajudar a reduzir os problemas de ansiedade ou depressão em algumas pessoas. Assim, esta não é apenas uma porta para conhecer pessoas, mas também um recurso para melhorar a nossa qualidade de vida.

Mantenha uma atitude aberta

É claro que nem todos nós somos igualmente extrovertidos. No entanto, manter uma atitude aberta perante as pessoas pode ajudar você na hora conhecê-las e fazer amigos.  Se você for uma pessoa tímida, pode ser positivo tentar se apresentar progressivamente nos grupos, ou procurar um novo grupo ou atividade com uma pessoa de confiança no início.

A extroversão é uma característica da personalidade que algumas pessoas manifestam naturalmente, e outras nem tanto. No entanto, você também pode “aprender” a ser assim.

Nesse sentido, um estudo recente, publicado no Journal of Experimental, liderado pela pesquisadora Margolis S., sugere que as pessoas extrovertidas são mais felizes, mesmo quando são, na verdade, introvertidas. 

Como podemos ver, essa característica pode nos ajudar a quebrar o gelo e a nos conectar com as pessoas, o que facilitaria a tarefa de fazer amigos na vida adulta.

Amigos comendo juntos

Mantenha contato

Manter contato com os amigos que você fizer é uma forma de cuidar dessas amizades e permitir que continuem existindo com o tempo. Além de ser importante fazer amigos, também é imprescindível mantê-los.

Como se consegue manter contato quando se tem mil responsabilidades? Simplesmente procurando pequenos momentos para conversar ou encontrar essas pessoas. Não é necessário ter contato durante horas ou muitos dias seguidos. Você pode mandar uma mensagem aos seus amigos, aceitar convites para encontros quando eles os propuserem, etc. Em poucas palavras, faça-os perceberem que você ainda está aí.

“A amizade é um vínculo forte que nunca será quebrado se os amigos plantarem as sementes que precisam ser regadas e cuidadas”.
-Anônimo-

  • Morilla Cabezas, M. (2001, diciembre). Beneficios psicológicos de la actividad física y el deporte. Revista digital, 7(61). Recuperado de: http://www.efdeportes.com/efd43/benef.htm