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Como lidar com uma pessoa que fica brava com tudo

6 minutos
Se você tem um amigo ou familiar que parece estar sempre na defensiva, respire fundo e se acalme. Entender o que está por trás do comportamento da pessoa ajudará você a estabelecer limites saudáveis sem negligenciar o vínculo.
Como lidar com uma pessoa que fica brava com tudo
Macarena Liliana Nuñez

Revisado e aprovado por o psicólogo Macarena Liliana Nuñez

Escrito por Pablo Ramírez
Última atualização: 03 maio, 2025

Há aqueles que parecem viver sob uma nuvem de irritabilidade, reagindo com raiva a problemas menores, elevando a voz em pequenos detalhes ou transformando qualquer conversa em uma briga emocional. Não é fácil saber como lidar com uma pessoa que fica brava com tudo, mas existem maneiras de se comunicar sem cair em conflito.

Quem nunca passou por isso? Você encontra aquele amigo que não vê há algum tempo e bum! Ele explode porque você chegou cinco minutos atrasado ou porque disse “olá” no tom errado. Embora sua primeira reação possa ser se deixar levar pelo mau humor ou querer fugir, lidar com a situação com serenidade e empatia ajudará você a proteger seu bem-estar emocional.

1. Entenda que a raiva não é com você

Pessoas irritáveis geralmente lidam com frustrações internas que levam a altos níveis de estresse. Isso as leva a agir impulsivamente em resposta a certos estímulos mínimos, mesmo quando eles não têm nada a ver com você.

De acordo com um estudo da Current Opinion in Psychology, pessoas que se irritam facilmente tendem a reagir com mais raiva, já que muitas vezes interpretam o comportamento dos outros como uma ameaça, mesmo que não seja. Além disso, são indivíduos que têm dificuldade em controlar seus pensamentos negativos e agem de forma hostil em situações que não justificam isso.

Portanto, é importante não levar comentários raivosos para o lado pessoal. Isso não significa justificar o mau comportamento, e sim reconhecer que há coisas que você não pode controlar. Ter uma perspectiva mais compreensiva e responder com calma evita entrar em discussões sem importância.

2. Mantenha a calma e não responda com mais raiva

Quando um amigo, familiar ou alguém que você acabou de conhecer fica chateado do nada, é fácil cair na mesma armadilha e reagir com raiva, sarcasmo ou na defensiva. No entanto, de acordo com especialistas, isso só piora a situação e pode fazer com que a pessoa neurótica fique ainda mais irritada e chateada.

Não há problema em se sentir irritado ou frustrado com alguém que desconta sua raiva em você sem motivo, mas lembre-se de que manter a calma não significa tolerar o comportamento dessa pessoa, e sim proteger seu bem-estar emocional. Se você não sabe como controlar uma pessoa irritada, comece controlando suas próprias emoções.

Em vez de responder a um comentário irritado com um pior, tente respirar fundo, fazendo uma pausa antes de responder e mantenha um tom de voz normal. Isso também mostrará à pessoa que você não está disposto a jogar o jogo dela.

3. Estabeleça limites claros e respeitosos

Ninguém deveria ter que tolerar palavras cheias de raiva simplesmente porque se importa com a pessoa que as profere. Nesses casos, para lidar com alguém que se irrita com tudo, é preciso estabelecer limites baseados no respeito para que a conversa não vire um campo de batalha. Não há necessidade de ser agressivo ou levantar a voz. Se você não sabe o que dizer a uma pessoa irritada, é melhor usar frases como as seguintes:

  • “Prefiro conversar quando você estiver mais calmo.”
  • “Se você está com raiva, é melhor conversarmos outro dia.”
  • “Podemos conversar, mas preciso que você me trate com respeito.”
  • “Eu entendo sua irritação, mas não vou tolerar que você fale comigo desse jeito.”
  • “Não me sinto confortável com seu tom de voz. Conversamos depois.

Uma pesquisa do International Journal of Conflict Management destacou que, quando alguém expressa raiva, manter nossa posição e estabelecer limites com calma e confiança é muito mais eficaz do que responder com evasão ou agressão. Isso ajuda a reduzir o medo ou a raiva e melhora a capacidade de lidar com conflitos de forma construtiva.

4. Escolha o momento certo para falar sobre assuntos delicados

Se você sabe que seu pai tende a reagir com raiva quando chega do trabalho, espere até que ele esteja mais calmo antes de ter uma conversa importante. Discutir assuntos difíceis quando a outra pessoa já está chateada ou estressada só coloca mais lenha na fogueira e reduz as chances de um diálogo profundo e respeitoso.

É melhor escolher um momento em que ambos estejam calmos e sem pressa, para que possam ouvir um ao outro com mais empatia e compreensão. Se não souber quando fazer isso, você pode dizer algo como: “Gostaria de conversar com você sobre algo importante. Vamos conversar mais tarde, quando estivermos mais tranquilos?”

5. Não justifique atitudes agressivas

Há uma linha tênue entre ter empatia por uma pessoa irritada e se tornar seu saco de pancadas. Ouvir com calma não significa justificar maus-tratos. Você pode sentir empatia quando alguém está passando por um momento difícil e se sentindo estressado, mas isso não significa que você deve permitir gritos, sarcasmo ou comentários ofensivos.

Se a pessoa irritada descontar toda a sua raiva em você, respire fundo e, olhando-a nos olhos, diga: “Eu sei que você está irritado, mas eu gostaria de conversar sobre isso com calma”. Esta frase simples permite que você valide as emoções sem ceder ao abuso. Porque sim, todos nós temos dias difíceis, mas isso não nos dá o direito de descontar nos outros.

6. Deixe a outra pessoa ver sua reação

Às vezes encontramos pessoas que ficam com raiva de tudo e não percebem como seu comportamento afeta os outros. E embora você possa responder aos comentários delas com um “Pare com isso, você é insuportável!”, é mais eficaz dizer algo como: Você percebeu que tem ficado bravo facilmente nos últimos dias?”.

Ao convidar a pessoa a refletir sobre suas atitudes, em vez de criticá-la, você lhe dá a oportunidade de olhar para dentro sem se sentir atacada. Essa pergunta inocente pode levá-la a examinar seu comportamento sem ficar na defensiva. Muitas vezes, a raiva obscurece a razão e precisamos de alguém para nos ajudar a enxergar com clareza.

7. Cuide do seu bem-estar emocional

Não importa quanto amor e apreço você sinta por alguém, suportar sua raiva constante pode ser muito exaustivo e doloroso. E mesmo que você queira estar lá para essa pessoa, você também tem que estar lá para si mesmo. Manter distância por um tempo, expressar como você se sente e até mesmo buscar apoio terapêutico não são egoísmo: são atos de autocuidado.

E se você perceber que o desconforto do seu amigo ou familiar vai além de um dia ruim, você pode incentivá-lo a considerar ajuda profissional. Apenas faça parecer uma preocupação genuína e não um julgamento. Você pode dizer: “Você não está sozinho, e conversar com alguém sobre como você se sente pode ajudar”.

Lembre-se de que não podemos mudar os outros, mas podemos ajudá-los a melhorar suas atitudes, desde que não coloquemos em risco o nosso próprio bem-estar.

Quando estiver diante de uma pessoa que fica brava com tudo, priorize sua paz interior

É importante considerar as circunstâncias específicas de cada situação em que a raiva se manifesta e as individualidades das pessoas envolvidas. Todos nós passamos por dias em que a raiva e o estresse fazem com que nos comportemos de maneira inadequada. Mas quando alguém próximo está sempre na defensiva, a atitude mais corajosa não é ficar em silêncio, e sim aprender a cuidar da nossa paz interior.

Então, ao lidar com uma pessoa que fica brava com tudo, o mais importante é manter a calma, estabelecer limites amorosos e não desperdiçar sua energia tentando apagar os incêndios dos outros.


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Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.