Curiosidades sobre o casamento

Neste artigo, vamos falar sobre as diferentes modalidades que o casamento adotou ao longo da história. Além disso, listaremos alguns costumes e tradições que acompanham os casamentos em todo o mundo.
Curiosidades sobre o casamento

Última atualização: 23 Maio, 2021

A primeira das curiosidades sobre o casamento é que o lugar onde ele foi formalizado legalmente e definitivamente instituído foi em Roma. Lá, os homens podiam se casar após o 14º aniversário e as mulheres após os 12 anos.

É precisamente da Roma Antiga que vem o costume das alianças matrimoniais. A razão de ser assim é outra das curiosidades sobre o casamento. Naquela época, acreditava-se que havia uma veia no dedo anular que atingia o coração. Na verdade, essa crença permaneceu por vários séculos.

Os vestidos brancos das noivas só apareceram em 1840. Antes desse ano as mulheres se casavam usando qualquer cor. Foi a Rainha Vitória que usou o branco total e, desde então, ele foi instituído como uma tradição. Ela também foi a primeira a usar a marcha nupcial. A seguir, falaremos outras curiosidades sobre o casamento.

Para ter um bom casamento é preciso se apaixonar muitas vezes, sempre pela mesma pessoa.”
-Mignon McLaughlin-

Casal de noivos

O casamento na história

Uma das grandes curiosidades sobre o casamento é que essa tradição não esteve ligada ao amor na maior parte da história. Desde a época romana até ao século XIX, foi uma instituição exclusivamente civil cujos efeitos foram basicamente patrimoniais. As pessoas se casavam “friamente” para garantir estabilidade econômica.

Isso não acontecia apenas entre as famílias da aristocracia, mas em todas as camadas sociais. O casamento era um acordo entre o pai da noiva e o noivo. Eram avaliados a conveniência econômica e social, e não os aspectos sentimentais. O divórcio era inaceitável na maioria dos países até meados do século XX.

Quando a ideia do amor romântico começou a se instalaros lugares para encontrar um parceiro eram os bailes, nas classes abastadas, e as feiras nos setores mais populares. Todos sabiam que as pessoas iam para lá em busca de um futuro marido ou esposa. Outra opção era começar a olhar uns para os outros nos templos, durante os serviços religiosos.

Antigamente era considerado errado para uma mulher flertar ou mostrar interesse por um homem. Em teoria, elas tinham que se comportar de forma indiferente para mostrar que eram donzelas respeitáveis. No entanto, isso não impediu que toda uma linguagem de amor fosse criada entre homens e mulheres por meio de leques, lenços e guarda-chuvas. Cada gesto com esses implementos tinha um significado para a pessoa em questão.

Romeu e Julieta

Curiosidades sobre o casamento: tradições

Muitas das curiosidades sobre o casamento têm a ver com as tradições que acompanham esse ritual. Em todo o mundo existem formas particulares de expressar o desejo de que o casal seja feliz e de fazer do amor uma festa. Vejamos algumas dessas tradições:

  • Em Fiji, costuma-se pedir a mão da noiva de maneira incomum. O consorte deve levar ao pai um dente de baleia. Esta é uma prova de coragem, mas acima de tudo, de amor verdadeiro.
  • O Polterabend, na Alemanha. Antes da cerimônia, os amigos e familiares do casal se reúnem para fazer algo muito especial: quebrar porcelanas. Supõe-se que isso traga boa sorte para os noivos.
  • Na Coreia do Sul, eles são mais… intensos. É costume os amigos do noivo virem amarrar seus pés durante o banquete de casamento. Em seguida, eles batem nas solas dos pés com um peixe. Para eles, esta é uma forma de testar o caráter do recém-casado.
  • Na Rússia, eles optam por sequestrar a noiva. Sim: eles a sequestram. Os convidados a seguram e pedem ao noivo um resgate por ela. Às vezes é algo simbólico, mas em outras… nem tanto. Assim que o pagamento é compensado, a noiva é liberada.
  • Blackening ou escurecimento dos noivos. Esta tradição é escocesa e ocorre na véspera do casamento. Os amigos do casal lambuzam os noivos com lama os fazem desfilar pelas ruas. Supõe-se que seja uma forma de avisar aos noivos de que eles serão felizes, mas também passarão por momentos difíceis.
  • Os beijos suecos. Esta é uma das curiosidades mais engraçadas sobre o casamento. Na Suécia, durante a festa de casamento, se a noiva se levantar da mesa e sair do cômodo, todas as meninas podem beijar o noivo na bochecha. Quando é o homem que se levanta e sai do local, os rapazes fazem o mesmo com a noiva.

A última curiosidade sobre o casamento é que essa instituição foi relativamente estável até os anos 60 do século XX. A invenção dos anticoncepcionais e a introdução do divórcio nos Estados Unidos fizeram com que as separações aumentassem em 100% entre 1966 e 1969. Mais tarde, esse mesmo movimento se repetiu em muitos outros países do mundo.

Pode interessar a você...
Os millennials e o casamento: o que as estatísticas dizem?
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Os millennials e o casamento: o que as estatísticas dizem?

Os millennials estão desistindo de se casar? Saiba mais sobre a relação entre os millennials e o casamento e veja como ela vem mudando com os anos.



  • Coontz, S. (2006). Historia del matrimonio: cómo el amor conquistó el matrimonio. Barcelona.