6 curiosidades sobre sonhos eróticos

Você já teve um sonho erótico? Esse tipo de sonho tem algumas características que o tornam muito particular. Se você é um leitor curioso e quer conhecê-los, este é o seu artigo.
6 curiosidades sobre sonhos eróticos

Última atualização: 01 abril, 2022

Embora não nos lembremos de nossos sonhos, todos sonhamos; e também fazemos isso com mais frequência do que costumamos pensar. Quando dormimos, passamos por diferentes fases; cada um delas com um estado cerebral particular. Uma das fases mais interessantes é a dos movimentos rápidos dos olhos (REM). Durante essa fase, temos a maioria dos nossos sonhos.

Qualquer que seja o tipo de sonho que tenhamos, sonhar é um processo natural e normal. O conteúdo de cada um deles é muito variado, alguns são sombrios, outros são mais agradáveis – do tipo que você não quer acordar -, outros são misteriosos, incompreensíveis, raros e muitos outros são eróticos. A seguir, revisaremos algumas curiosidades dos sonhos eróticos.

Algumas curiosidades sobre sonhos eróticos

Os sonhos são uma representação simbólica de nossas experiências, desejos, medos e ansiedades. Nos sonhos eróticos, vemos refletido algo de nós mesmos e nossa maneira de entender o erótico.

Antes de rever algumas curiosidades desses sonhos, tenha em mente que estes não se reduzem à genitalidade, é antes uma categoria ampla que inclui carícias, beijos, se apaixonar, prazer sexual, masturbação, etc.

Mulher acariciando seu marido
Alguns sonhos eróticos representam nossos desejos sexuais.

1. Temos muito pouco controle sobre eles

Como outros sonhos, os sonhos eróticos não podem ser controlados intencionalmente. Não podemos planejar deliberadamente ter um sonho erótico, eles simplesmente acontecem. Na verdade, quando os estamos tendo, também não temos controle sobre o que fazemos dentro deles, a menos que seja um sonho lúcido erótico, no qual há uma consciência de sonhar e algum grau de controle.

2. Nos sonhos eróticos realizamos um desejo frustrado

Os sonhos eróticos são uma forma de realizar nossos desejos sexuais ou românticos. Quando nos sentimos solitários e ansiamos por um relacionamento, podemos sonhar que temos um, que estamos com uma pessoa especial ou por quem estamos apaixonados. Da mesma forma que acontece com os desejos sexuais, nesses sonhos podemos encontrar o alívio ou a satisfação que procuramos.

3. Eles liberam instintos sexuais reprimidos

Para Sigmund Freud, os sonhos eróticos não eram apenas um impulso para satisfazer os desejos do inconsciente, mas também um meio de liberar impulsos sexuais reprimidos. A repressão é um mecanismo de defesa que nos ajuda a evitar a ansiedade de estarmos cientes de desejos, pensamentos ou emoções inaceitáveis, ou seja, guarda no inconsciente o que não é tolerado na consciência.

Quando as pessoas reprimem esses desejos, a mente pode encontrar uma rota de fuga através dos sonhos, para que o que foi reprimido emerja. Às vezes, esses desejos eróticos reprimidos não surgem literalmente no sonho, porque o inconsciente deve distorcer o significado da informação para que ela possa passar pela censura da consciência.

3. São recriações de momentos agradáveis

Assim como nos ajudam a satisfazer um desejo frustrado, os sonhos eróticos também podem ser um cenário para a recriação de experiências eróticas que tivemos no passado. Durante o sono, é fácil para nós reviver as sensações e emoções que já experimentamos. Assim, parece que a memória desempenha um papel importante.

Às vezes, esses tipos de recreação nos reafirmam como tudo era bom (nossa mente tende a voltar para onde estava feliz); em outros, eles nos apontam que talvez o momento em que estamos não seja tão bom e que haja uma vontade de retornar àquele passado, àquele momento erótico especial que outrora foi vivido.

4. Eles são realistas

Os orgasmos que podem ocorrer durante um sonho erótico não acontecem apenas no sonho, mas também na realidade da pessoa que sonha. O pênis e o clitóris reagem como se o sonho fosse real.

Se há ejaculação no sonho erótico, é provável que também aconteça na realidade. É por isso que se diz que esses sonhos são realistas e que a sexualidade, em última análise, é uma questão mental.

5. São o reflexo da nossa experiência diária

Sonhos eróticos podem nos dizer algo sobre como estamos nos sentindo atualmente. Por exemplo, se temos um sonho erótico em que não podemos terminar o ato sexual até atingirmos o orgasmo, pode ser uma alusão ao fato de não conseguirmos terminar algum projeto que temos.

Sonhar com infidelidade pode ser reflexo de um desejo de buscar novas experiências. Sonhos eróticos nos quais somos abusados podem nos dizer que é assim que nos sentimos em nosso emprego ou em nossos relacionamentos.

Os sonhos podem ter muitas interpretações dependendo de como a pessoa vivencia seu mundo.

mulher sonhando
Sonhos eróticos podem ser um sinal de como nos sentimos hoje.

6. Sonhos eróticos são muito comuns

Ter um sonho erótico é normal e muito comum. A seguir, indicaremos quais são os mais típicos:

  • Infidelidade: As pessoas que estão em um relacionamento são mais propensas a ter esse tipo de sonho, e mais ainda se estiverem com ciúmes. Em uma investigação, descobriu-se que as pessoas que pontuaram alto em ciúmes tinham mais sonhos de infidelidade.
  • Sexo com o chefe ou figura de autoridade – Geralmente esse tipo de sonho não tem nada a ver com desejo sexual, mas sim com controle ou necessidade de poder.
  • Sexo com um ex – Se você está em um relacionamento, pode sonhar com seu ex, mas não necessariamente porque deseja voltar, mas talvez porque esteja reagrupando suas experiências passadas para usar no presente.
  • Sexo com várias pessoas: muitas pessoas têm a fantasia de fazer sexo com várias pessoas ao mesmo tempo, por isso é muito comum que esse desejo se reflita em seus sonhos.

Você costuma ter sonhos eróticos? Algum deles se repete? Os sonhos eróticos não são um problema, são sempre uma forma de compreender melhor a nossa dimensão erótica, a forma como nos relacionamos, a forma como nos sentimos, os desejos insatisfeitos que temos, etc.

Não esqueça que a interpretação desses sonhos varia de acordo com a pessoa e o contexto.

Pode interessar a você...
O sexo de reconciliação é realmente benéfico?
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
O sexo de reconciliação é realmente benéfico?

O sexo de reconciliação é aquele que acontece no final de uma discussão e tem um caráter explosivo e intenso. Ele é bom ou ruim?