Descanso emocional: tão importante quanto o físico

Você já se sentiu muito cansado sem uma causa física, sem ter que fazer um grande esforço intelectual ou sem ficar doente? Talvez você precise de uma pausa emocional.
Descanso emocional: tão importante quanto o físico

Última atualização: 01 agosto, 2022

O descanso emocional é necessário justamente porque existe a fadiga emocional. Há situações em que mantemos um “tom” emocional muito alto ao longo do tempo. Isso causa fadiga que não pode ser classificada como mental ou física, mas tem efeitos semelhantes.

No mundo fala-se mais em cansaço físico ou mental do que em esgotamento emocional. Por isso, o tema do repouso emocional não é familiar para muitos, que o confundem com repouso intelectual ou lazer.

Embora o descanso emocional possa ser mais fácil nesses contextos, ele também tem suas particularidades. O mais importante é que aprendamos a reconhecer os estados de exaustão emocional e a identificar as atividades que oferecem uma pausa nessa área.

Para mim, às vezes um céu silencioso é mais expressivo que o rugido do mar ”.

-Munia Khan-

Exaustão emocional

A exaustão emocional se origina em situações associadas a sentimentos e afetos em que há superestimulação. Por exemplo, a perda de um ente querido, um divórcio, a demissão de um emprego, uma decepção, assédio ou bullying, etc.

Isso envolve a mente e o corpo, mas a ênfase está nas emoções. Há também casos em que um ou vários estímulos não são tão intensos, mas são exigentes até certo ponto e são mantidos por muito tempo.

Por exemplo, é isso que acontece com a solidão crônica. Também com qualquer estado de tristeza, raiva, ressentimento, etc., que continua sem encontrar uma solução. O resultado nesses casos é a exaustão emocional. É sentida principalmente como falta de energia e motivação.

Não é equivalente a uma depressão, mas pode ser seu prelúdio. A diferença mais importante é que na exaustão emocional não há um achatamento das emoções como tal, nem um sentimento de perda do sentido da vida. O que existe é uma sensação de cansaço que costuma nos deixar um tanto apáticos.

Mulher cansada no sofá precisando de uma pausa emocional

O descanso emocional

Descanso emocional não é o mesmo que descanso mental ou físico. O que se trata neste caso é reduzir a intensidade das emoções, mesmo aquelas que podem ter uma aparência positiva, como a euforia. Em outras palavras, é preciso desconectar, fazer um parêntese que permita amortecer as sensações subjetivas. As maneiras de conseguir isso podem ser as seguintes.

Técnicas de relaxamento

Como a mente e as emoções são inseparáveis, as técnicas de relaxamento também são recomendadas neste caso. Essas técnicas visam, acima de tudo, relaxar a mente. No entanto, isso também estabiliza as emoções.

O melhor a fazer é recorrer a técnicas que não sejam especialmente exigentes. Talvez sessões curtas de respiração profunda ou algumas práticas de tai chi, ou exercícios semelhantes, possam ajudar bastante.

Algumas atividades físicas

Embora a atividade física seja sempre recomendada, se o que buscamos é descanso emocional, nem todos os esportes ou exercícios podem nos ajudar da mesma forma. O mais indicado é realizar práticas como natação, ciclismo, corrida ou caminhada em ritmo acelerado. Destas, a natação parece especialmente benéfica.

Nada melhor do que rir

Se há algo que proporciona alívio emocional, é o riso. É por isso que é importante procurar ocasiões e situações que o façam rir. Um filme engraçado, conversas engraçadas, algum programa humorístico, etc. O riso causa uma descarga emocional que protege da exaustão.

Deixe-se amar

Em condições de exaustão emocional, o afeto sincero é como um bálsamo. Abraçar e ser abraçado, beijar, mimar e tudo o que conforta ajuda a renovar a energia emocional. Muitas vezes é apenas uma questão de contar aos outros o que está acontecendo e permitir que eles nos dêem seu apoio e carinho, sem questionar a forma como o fazem.

Irmãs abraçando

Crie um espaço de descanso emocional

Qualquer lugar onde você se sinta seguro e onde possa relaxar é bom: uma escrivaninha no seu quarto, um cantinho na sala, um jardim, o que for. Organize-o ao seu gosto e vá até ele sempre que precisar. Muitas vezes, saber que você tem aquele cantinho confortável esperando já ajuda.

Fazer coisas simples

A obsessão com a produtividade ou o cumprimento de metas pode ser muito desgastante. Assim, vale a pena dar espaço em nossas vidas para atos “inúteis”, ou seja, aqueles que são feitos por prazer, sem nenhum propósito particular.

Jogue, assista a um filme simples, leia uma revista de curiosidades, durma até tarde ou não faça nada. Tudo isso contribui para o descanso emocional.

No final das contas, o mais importante é encontrar espaços para deixar fluir sentimentos e emoções diferentes daqueles que são carregados no dia a dia. Qualquer forma que garanta isso pode ser eficaz para alcançar um descanso emocional que renove e equilibre interiormente.

Pode interessar a você...
7 bons motivos para praticar o Tai Chi
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
7 bons motivos para praticar o Tai Chi

O Tai Chi ou "Taichi" ganhou muita popularidade em todo o mundo nos últimos anos. Saiba quais benefícios ele tem a nos oferecer neste artigo.



  • PINTANEL BASSETS, M. O. N. I. C. A. (2005). Técnicas de relajación creativa y emocional. Ediciones Paraninfo, SA.
  • José, J. (2001). La soledad como fenómeno psicológico: un análisis conceptual. Salud Mental24(1), 19-27.