4 exercícios mentais para terminar o dia

Os minutos antes de dormir são cruciais para diminuir a velocidade com que a mente funciona e nos preparar para o descanso. Esses exercícios promoverão reflexão, relaxamento e desenvolvimento pessoal.
4 exercícios mentais para terminar o dia

Última atualização: 22 abril, 2022

O que você faz nos últimos momentos antes de dormir? Talvez você assista uma série de TV, leia um livro ou converse com seu parceiro por um tempo. Isso, na melhor das hipóteses, já que muitas vezes passamos esses minutos cruciais nos preocupando com todas as coisas negativas que aconteceram durante o dia ou nos preocupando com o que pode acontecer amanhã.

Se você quer aproveitar esse momento importante, propomos alguns exercícios mentais simples para terminar o dia.

A realidade é que os momentos antes de adormecer são de muita importância. Este tempo deve servir para encerrar harmoniosamente o dia que termina e nos preparar para descansar e começar um novo dia renovados. Assim, é muito benéfico estabelecer uma rotina com certos rituais que nos ajudem a automatizar isso como um hábito.

Exercícios mentais para terminar o dia

Mulher escrevendo antes de dormir

1. Agradeça

A gratidão é uma prática extremamente benéfica para o bem-estar. Infelizmente, não estamos acostumados a parar para pensar em todas as coisas boas que nos cercam.

Pessoas que nos apreciam e nos acompanham, acontecimentos felizes que aconteceram no nosso dia, pequenos detalhes que negligenciamos e têm grande valor… Há muito a agradecer, basta estarmos dispostos a fazê-lo.

Então, todas as noites, reserve alguns minutos para lembrar de todas as bênçãos que você desfruta. Adquira o hábito de agradecer por pelo menos três coisas que contribuíram para torná-lo feliz a cada dia. Este exercício simples nos ajuda a desenvolver uma mente mais positiva, a nos sentirmos mais completos e satisfeitos com nossas vidas e a sermos mais otimistas em relação ao futuro.

2. Parabenize a si mesmo

Quando foi a última vez que você falou consigo mesmo com amor, que reconheceu suas conquistas, méritos e esforços? O amor próprio é a base do nosso bem-estar e da nossa capacidade de superar obstáculos. Práticas tão fáceis de realizar como esta contribuem muito para forjá-la.

Pela mesma razão, um dos melhores exercícios mentais para terminar o dia é coletar cada sucesso que você alcançou, cada passo que você deu em direção aos seus objetivos e metas. Parabenize-se por ser responsável e terminar aquele trabalho no prazo, por ser um participante ativo naquela reunião, por ser paciente e amoroso com seus filhos ou generoso com seus amigos.

Reconheça as boas ações que você fez hoje e vá para a cama sentindo-se orgulhoso de quem você é. Adquira o hábito de reconhecer seu valor diariamente.

3. Redirecione

Analisar os erros que cometemos não é, em si, negativo. A questão é que geralmente fazemos isso como uma forma de reprovação e autopunição. O objetivo não deve ser listar todas as nossas falhas em nos flagelar mentalmente, mas analisar em que momentos do dia agimos de uma forma que não gostamos e como podemos mudar isso.

Talvez tivemos um tom voz elevado com nosso parceiro e gostaríamos de ser mais assertivos. Talvez sejamos muito duros conosco mesmos e queiramos melhorar nosso diálogo interior. Pode ser que nossa atitude negativa seja o início do fracasso de muitos de nossos projetos e queremos mudar isso. Não se trata tanto de nos repreendermos pelo que fizemos de errado, mas de nos conscientizarmos e refletirmos sobre como podemos fazer melhor amanhã.

4. Visualize

Visualizar é uma das atividades que não deve faltar na nossa rotina noturna. Atletas profissionais, músicos e outras personalidades importantes conhecem e usam o poder da visualização para aumentar as chances de sucesso nos objetivos.

Ao visualizar, as mesmas estruturas são ativadas no nível cerebral que se o imaginado estivesse realmente acontecendo; portanto, esses “ensaios mentais” nos predispõem a atingir os objetivos. Todas as noites, visualize-se na situação de sucesso que deseja alcançar e adormeça nesse estado.

Mulher de olhos fechados praticando uma técnica de visualização

Outros exercícios mentais para terminar o dia

As dicas acima são apenas alguns dos muitos exercícios mentais de final de dia que podem ser feitos. Outras práticas, como respiração profunda ou meditação, também são muito apropriadas; além disso é bom ter um diário pessoal.

Em suma, qualquer atividade que ajude a refletir sobre o dia, a reduzir a ativação e melhorar seu estado mental e emocional é apropriada. Abandonemos o hábito de ir para a cama lembrando e imaginando o pior.

This might interest you...
Os efeitos psicológicos da poluição sonora
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Os efeitos psicológicos da poluição sonora

A poluição sonora pode afetar nosso descanso, nossas emoções e relacionamentos sociais. Saiba mais!.



  • Moyano, N. C. (2010). Gratitud en la psicología positiva. Psicodebate. Psicología, Cultura y Sociedad, (10), 103-118.
  • Robledo Londoño, D. M., & Roldan Álvarez, L. A. (2014). Visualización en deportistas lesionados.