Feierabend, a tática alemã para se desconectar do trabalho
O Feierabend é uma tática que os alemães criaram para se desconectar do trabalho. Como todos sabem, nunca antes a linha que separa a vida pessoal da vida profissional se tornou tão fraca. Em alguns casos, pode-se dizer que as pessoas trabalham o dia todo.
Este é especialmente o caso de quem trabalha remotamente. A qualquer hora, eles recebem e-mails, mensagens de todos os tipos ou solicitações de diferentes naturezas. Isso significa que não há momentos de descanso ou pausas eficazes. O Feierabend é um antídoto para essa situação.
O efeito de não poder se desconectar do trabalho provoca um cansaço maior e um empobrecimento da vida pessoal. O valor do Feierabend é que essa técnica permite gerar um espaço eficaz para romper com as exigências do trabalho e descansar física e mentalmente.
“A arte de descansar faz parte da arte de trabalhar.”
-John Steinbeck-
O teletrabalho e seus altos e baixos
O teletrabalho fez com que muitas pessoas não precisassem mais fazer o trajeto diário de casa para o trabalho e vice-versa. Embora esse percurso muitas vezes seja dominado por engarrafamentos ou pelo vaivém de multidões nas ruas, a verdade é que também era um momento de transição e um espaço que pertencia a cada pessoa.
Com o teletrabalho, essa rota foi eliminada. Em vez disso, as horas de trabalho se tornaram extremamente flexíveis para muitos. Às vezes, a pessoa pode começar mais cedo do que o normal e continuar ao longo do dia até tarde da noite. Existem até casos em que recebemos uma última mensagem do trabalho à meia-noite.
Soma-se a isso o fato de que o deslocamento diário entre o trabalho e a casa adiciona dinamismo ao dia. Forçava as pessoas a passarem por lugares diferentes, ver pessoas diferentes e se mover por lugares diferentes. O teletrabalho tornou as pessoas muito mais sedentárias.
O que é o Feierabend
O Feierabend é definido como o momento em que termina a jornada de trabalho e começa o descanso. É uma palavra alemã e refere-se, em particular, àquele sentimento que existe depois de terminadas todas as tarefas/compromissos anotados para o dia. Há uma satisfação especial nesse momento, porque o dever foi cumprido, tornando-nos dignos, de alguma forma, do controle do nosso tempo.
Portanto, o Feierabend equivale, de uma forma ou de outra, àquela jornada de casa para o trabalho quando o trabalho é realizado pessoalmente. Como não há equivalente para o teletrabalho, os alemães criaram essa tática. Consiste em dar um passeio no final do expediente.
A ideia é marcar a transição entre a jornada de trabalho e o horário que lhe é alheio. Então, se o horário de trabalho termina às seis, a caminhada é nessa hora. Isso significa que o tempo de descanso começa. É uma desconexão “limpa”, pois sua função é fechar um ciclo.
As vantagens do Feierabend
Tudo indica que quem trabalha na modalidade de teletrabalho, mesmo tendo um horário restrito, tende a se dedicar mais ao trabalho. É provável que, se uma tarefa estiver pendente, resistamos a dar um tempo antes de terminar. Por outro lado, podemos parar de trabalhar, mas não mentalmente. O fato de não mudarmos o ambiente não nos ajuda nesse sentido.
Nos trabalhos presenciais, deixar o local de trabalho acaba marcando um antes e um depois. No teletrabalho, essa fronteira é muito frágil. Assim, é fácil para uma pessoa acabar trabalhando mais do que antes ou tornando seu trabalho e sua vida pessoal a mesma coisa. Nem um nem outro são saudáveis e, portanto, é muito válido definir um limite.
Esse é o papel do Feierabend: marcar o antes e o depois. Todos os dias, devemos fazer uma caminhada. Isso significa que o trabalho foi deixado para trás e que o descanso deve começar. Isso é essencial não apenas para manter uma boa saúde física e mental, mas para a própria produtividade.
A tradução de Feierabend não é exata. Alguns entendem como “a hora feliz”. Outros dizem que é mais preciso apontar para “voltar a se reconectar com o núcleo”. Seja qual for o significado literal, a verdade é que corresponde àquele momento de corte com as obrigações, sejam quais forem as circunstâncias.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Opaschowski, H. W. (2013). Feierabend?: von der Zukunft ohne Arbeit zur Arbeit mit Zukunft. Springer-Verlag.