O que nos impede de encontrar um amor duradouro?

O que nos impede de encontrar um amor duradouro?

julho 17, 2016 em Psicologia 1420 Compartilhados
O que nos impede de encontrar um amor duradouro?

Um relacionamento saudável pode melhorar a nossa vida em muitos aspectos, tanto no que diz respeito ao bem-estar emocional e mental, quanto ao bem-estar físico. Geralmente, o amor duradouro pode nos ajudar a alcançar a felicidade. Para muitos, no entanto, encontrar alguém para compartilhar a vida pode parecer uma tarefa impossível.

Uma vida solitária pode trazer muitos benefícios, inclusive aprender a ter uma relação saudável consigo mesmo. No entanto, se você não está disposto a compartilhar a sua vida com alguém para construir um relacionamento que valha a pena, saiba que a vida como uma pessoa solitária pode ser muito frustrante.

É essencial estabelecer relacionamentos saudáveis

Uma das razões que podem explicar por que algumas pessoas acham que é difícil encontrar um amor duradouro é o conceito de relacionamento. Por isso, é importante considerar o que é um relacionamento saudável.

De acordo com a Universidade de Washington, um relacionamento saudável ocorre quando duas pessoas desenvolvem uma conexão baseada no respeito mútuo, na confiança, no apoio, na igualdade entre ambos, em manter as identidades separadas, na boa comunicação, com sentimentos de carinho e alegria.

Dificuldades para encontrar um amor duradouro

Encontrar um parceiro para toda a vida muitas vezes é uma jornada difícil por várias razões:

– Para algumas pessoas é um problema de referências anteriores, já que em sua infância não havia um relacionamento saudável entre os seus pais.

-Para outros, a dificuldade é que tiveram vários relacionamentos curtos, cheios de altos e baixos, que não foram interessantes para um dos parceiros ou para ambos.

-Em alguns casos, a dificuldade é devida a um problema não resolvido no passado, que faz com que a pessoa se sinta atraída pela pessoa errada.

-Também pode ser o caso de não viver em um ambiente saudável para encontrar a pessoa certa.

-Em alguns casos, o problema é uma questão de autoestima e confiança: o indivíduo tem dificuldade para abordar as pessoas pelas quais se sente atraído.

Seja qual for o caso, o importante é analisar o que acontece para corrigir os erros na medida do possível.

Além disso, também é importante reconhecer que os relacionamentos não são perfeitos e sempre exigem muito trabalho, empenho e força de vontade para resolver os conflitos de forma positiva.

Mitos sobre o amor

Para encontrar e construir um relacionamento que valha a pena, é necessário avaliar alguns equívocos e mitos sobre os relacionamentos que podem impedi-lo de encontrar um companheiro e estabelecer uma relação saudável e duradoura.

1- É melhor ter um relacionamento ruim do que não ter nenhum

A maioria das pessoas acredita que, como diz o ditado popular, é melhor estar sozinho do que mal acompanhado; mas na realidade, muitas pessoas precisam estar com alguém, mesmo que esse relacionamento não seja tão bom.

Por outro lado, é realmente possível viver feliz sem um parceiro, não é nenhum estigma social estar solteiro/a, não tem nada a ver com alguma deficiência ou uma maneira de ser libertino ou irresponsável.

2- O amor à primeira vista é o que vale a pena

Aqueles que têm uma história de relacionamentos frustrados baseados nisso precisam saber que uma coisa não tem nada a ver com a outra. A atração sexual instantânea e o amor duradouro são coisas muito diferentes: muitas vezes somos bem-sucedidos e às vezes não passa de um capricho, que não tem nenhuma relação com a criação de um vínculo para estabelecer um relacionamento saudável e duradouro.

Geralmente qualquer relacionamento pode se aprofundar com o tempo: amigos de uma vida toda podem se tornar um casal e pessoas que de repente sentem um impulso de se conhecer melhor.

3- As mulheres têm emoções diferentes dos homens

As mulheres e os homens têm sentimentos semelhantes, mas muitas vezes os expressam de forma diferente, especialmente influenciados pelas convenções sociais. Para homens e mulheres as emoções básicas de tristeza, raiva, medo e alegria que experimentam são os mesmos.  Não tem fundamento apoiar-se nesse mito para explicar o fracasso dos relacionamentos.

4- A atração física desaparece com o tempo

O amor não permanece estático, mas isso não quer dizer que a atração física está fadada a desaparecer com o tempo. À medida que envelhecemos, tanto homens como mulheres temos menos hormônios sexuais, mas muitas vezes o amor pode influenciar mais a paixão do que os hormônios, e ela pode se tornar mais forte com o passar do tempo.

5- Podemos mudar algo que não gostamos no nosso parceiro

Você não consegue mudar ninguém. As pessoas só mudam quando querem mudar voluntariamente. Se não gostamos de algo no nosso parceiro é melhor aceitar ou, se não for possível, procurar outra pessoa. Insistir em transformar a outra pessoa naquilo que queremos não é o melhor caminho para um relacionamento saudável.

Recomendados para você