20 matemáticos que fizeram história
A origem da matemática é muito antiga. Embora a Índia seja frequentemente citada como o berço, a verdade é que as civilizações mais antigas já haviam feito enormes progressos nesse sentido. Há evidências de conceitos e idéias matemáticas que datam de pelo menos 20.000 anos. Hoje compilamos os matemáticos que fizeram história, acompanhados de suas conquistas.
Certamente, existem centenas e centenas de personagens ilustres que merecem escrever sua assinatura na história do pensamento matemático. Essa seleção é bem mais modesta, por isso deixa de fora nomes importantes. Mas sem dúvidas é uma boa tentativa de uma lista de honra. Ou melhor, avalie-a você mesmo.
Os melhores matemáticos que fizeram história
Há nomes na história de contribuições ao pensamento matemático que já fazem parte da cultura popular. Newton talvez seja o melhor exemplo, pois mesmo entre aqueles que desconhecem suas realizações ou não estão ligados à academia, ele é um nome familiar.
Elencamos os matemáticos mais relevantes que fizeram história, acompanhados de uma breve revisão dos seus feitos.
1. Pitágoras (570-495 a. C.)
Várias descobertas matemáticas são atribuídas a Pitágoras, incluindo o teorema de Pitágoras e o teorema das proporções, válido ainda hoje. Diz-se que ele foi um dos principais pensadores a se intitular filósofo ou amante da sabedoria.
2. Euclides (325-265 a. C.)
Euclides é conhecido como o pai da geometria. Suas ideias estão reunidas em sua obra Elementos, que também inclui outras contribuições como a teoria dos números, o lema de Euclides, o algoritmo de Euclides e a infinidade dos números primos, entre muitas outras coisas. Seu trabalho serviu de base para o ensino regular de matemática até o início do século XX.
3. Hipátia (360-415 d. C.)
Hipátia é uma das maiores pensadoras ilustres da história, cuja vida está bem documentada. Embora não haja evidências de que ela tenha feito uma descoberta matemática inovadora, foi uma grande estudiosa, professora e comentarista de obras e teoremas matemáticos. Ela editou e comentou livros de Ptolomeu e Apolônio de Perga.
4. Girolamo Cardano (1501-1576)
Girolamo Cardano é provavelmente o matemático mais importante de todo o Renascimento. Ele foi o introdutor do teorema binomial e dos coeficientes binomiais; bem como um dos fundadores da teoria da probabilidade.
Girolamo reconheceu a existência de números imaginários e fez contribuições para as equações cúbicas e quárticas.
5. Isaac Newton (1642-1726)
Newton é um pensador que dispensa maiores apresentações. Sua obra Principia marcou um antes e um depois na história da matemática e da física ocidentais e é a base da mecânica clássica.
Entre muitas outras coisas, ele generalizou o teorema binomial, desenvolveu um método para aproximar raízes de uma função, classificou curvas planas cúbicas e desenvolveu o cálculo infinitesimal.
6. Gottfried Leibniz (1646-1716)
Dissemos há pouco que Newton é o inventor do cálculo, embora na verdade Leibniz também compartilhe o crédito devido a suas contribuições. Ele foi um matemático brilhante, embora suas ideias sempre tenham sido ofuscadas pelas de Newton.
Ele antecipou as ideias centrais da moderna teoria da probabilidade e da ciência da computação. Suas contribuições também contribuíram com a geometria, funções lineares, cálculo e outras funções.
7. Thomas Bayes (1702-1761)
Bayes é conhecido principalmente por desenvolver o teorema de Bayes. Suas idéias a esse respeito não foram publicadas enquanto ele estava vivo, mas foram publicadas após sua morte, por Richard Price.
Uma interpretação de probabilidade baseada em suas ideias é chamada de probabilidade bayesiana. Existe também a estatística bayesiana, por isso ele está entre os matemáticos mais importantes da história.
8. Leonhard Euler (1707-1783)
Euler é um dos pais do cálculo infinitesimal, da análise complexa e da teoria analítica dos números. Ele introduziu a noção de função matemática e do que hoje é conhecido como número de Euler.
Além disso, ele foi o primeiro praticante da teoria dos grafos e ganhou popularidade na época por resolver o problema de Basileia.
9. Joseph Lagrange (1736-1813)
As contribuições de Lagrange são sentidas no plano da análise dos números, teoria dos números e mecânica clássica de Newton. Ele também é considerado o promotor da física matemática, álgebra, geometria analítica, equações diferenciais e frações contínuas. As ideias que reformulam a teoria de Newton são conhecidas hoje como mecânica lagrangiana.
10. Pierre-Simon Laplace (1749-1827)
Promotor da física matemática que fez extensos comentários e contribuições à mecânica clássica, especialmente em relação ao cálculo.
Ele desenvolveu a hipótese nebular, formulou a equação de Laplace e o que hoje é conhecido como operador diferencial laplaciano. Ele foi provavelmente o maior matemático de seu tempo, tanto que ficou conhecido como o Newton francês.
11. John Playfair (1759-1823)
Playfair é o fundador dos métodos gráficos de estatística, por isso é um dos matemáticos que fizeram história. Ele inventou vários tipos de gráficos, incluindo gráficos de linha, de barras, de áreas e circular.
Ele também fez importantes contribuições para a economia e engenharia. Ele tem vários ensaios sobre aritmética linear aplicada ao progresso do comércio.
12. Carl Gauss (1777-1855)
Gauss formulou o teorema fundamental da álgebra, bem como contribuições para o teorema dos números, aritmética, formas quadráticas e muitos outros campos. Ele provou e analisou teoremas já existentes, de modo que a partir de seus comentários eles se tornaram padrão em matemática. A função gaussiana e o sino gaussiano são nomeados em sua homenagem.
13.Charles Babbage (1791-1871)
Babbage é considerado o inventor do primeiro computador mecânico, que serviu de base para os computadores modernos. Ele foi um dos fundadores da Sociedade Analítica, uma instituição destinada a introduzir os avanços do continente europeu no campo da matemática inglesa. Ele também é creditado com a criação do primeiro programa de computador.
14. Ada Lovelace (1815-1852)
Ela continuou e expandiu o trabalho de Babbage, além de fazer contribuições únicas para a história da matemática. Criou o primeiro algoritmo projetado especificamente para ser usado em um computador; por isso ela é frequentemente citada como a primeira mulher programadora da história. Seu trabalho ganhou grande interesse nos últimos anos.
15. James Maxwell (1831-1879)
Maxwell é conhecido por suas contribuições à teoria clássica da radiação eletromagnética; essa é a primeira teoria da história a descrever a luz, o magnetismo e a eletricidade. Suas ideias são consideradas a segunda grande unificação da física. Desenvolveu um modelo estatístico para explicar a teoria cinética dos gases.
16.David Hilbert (1862-1943)
As contribuições de Hilbert são tão extensas que não podem ser citadas nesta pequena seção. Ele é considerado o matemático mais importante do final do século 19 e início do século 20. Ele descobriu ideias dos fundamentos da geometria, teoria algébrica dos números, álgebra comutativa, teoria dos invariantes e cálculo de variações.
17. Srinivasa Ramanujan (1887-1920)
Embora as contribuições de Ramanujan tenham permanecido obscuras por várias décadas, a verdade é que ele é um dos matemáticos que fizeram história. Grande parte de sua formação foi autodidata e ele foi considerado um gênio como nenhum outro em sua época.
Suas contribuições foram importantes na análise matemática, séries infinitas, frações contínuas e teoria dos números.
18. John von Neumann (1903-1957)
Ele foi considerado o matemático mais importante de seu tempo e, entre muitos campos, fez contribuições para análise funcional, teoria da representação, análise numérica, topologia, geometria, álgebra, teoria ergódica e teoria de grupos. Ele também fez contribuições para a física, computação, estatística e economia.
19. Stanisław Ulam (1909-1984)
Ulam entrou para a história por participar junto com uma dezena de cientistas do Projeto Manhattan. Entre outras coisas, ele descobriu o conceito de autômato celular, um modelo computacional válido atualmente. Ele contribuiu para a matemática pura e aplicada, além de propor teoremas e conjecturas.
20.Alan Turing (1912-1954)
Ele foi um dos pais criadores da informática teórica, onde fez contribuições na ordem de algoritmos, computação e inteligência artificial.
Turing fez contribuições fundamentais na criptoanálise, que desenvolveu de forma prática durante a Segunda Guerra Mundial. O interesse e a retribuição de suas contribuições são relativamente recentes.
Como já observamos, esta lista de matemáticos que fizeram história é insuficiente por causa das centenas de matemáticos que fizeram contribuições essenciais. Seu legado continua vivo em diferentes objetos e inovações que podemos desfrutar hoje.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Alonso, D., & Tubau, E. (2002). Inferencias bayesianas: una revisión teórica. Anuario de Psicología, 33(1), 25-47.
- Anacona, M. (2003). La historia de las matemáticas en la educación matemática. Revista Ema, 8(1), 30-46.
- Ávila, G. (2001). Euclides, geometria e fundamentos. Revista do professor de matemática, 45.
- Hodges, A. (2002). Alan Turing.
- Newton, I., & Whiteside, D. T. (2008). The mathematical papers of Isaac Newton. The Mathematical Papers of Isaac Newton.
- Zúñiga, Á. R. (2003). Historia y filosofia de las matemáticas. EUNED.