Os 4 cenários do futuro, segundo Jim Dator

Os 4 cenários futuros de Dator abrangem uma série de previsões sobre como será o mundo de amanhã. Como Jim Dator aponta, o que vem a seguir dependerá das escolhas que nós, humanos, fizermos no mundo de hoje.
Os 4 cenários do futuro, segundo Jim Dator
Sergio De Dios González

Escrito e verificado por o psicólogo Sergio De Dios González.

Última atualização: 06 maio, 2022

Os 4 cenários do futuro de Dator é o que se conhece como “prospecção”. Ou seja, uma estimativa das possíveis realidades que existirão no futuro, com base nos dados que temos hoje, e a partir de uma rigorosa análise estatística dos mesmos. Pode-se dizer que são especulações ou hipóteses com base empírica e lógica.

Jim Dator é professor emérito e diretor do Hawaii Research Center for Futures Studies. Ele dedicou 50 anos de sua vida a explorar o que hoje é conhecido como Estudos Futuros. Com base em sua pesquisa, ele formulou os 4 cenários futuros mais prováveis.

Dator esclareceu que o futuro como tal não pode ser previsto com exatidão, pois o futuro não é único, mas depende das decisões e ações dos humanos. Por isso, não se pode falar de uma única possibilidade, mas de várias ao mesmo tempo. Vamos ver quais são os 4 cenários do futuro, segundo Jim Dator.

Nosso destino exerce sua influência sobre nós, mesmo quando ainda não conhecemos sua natureza; nosso futuro dita as leis de nosso presente.”

Friedrich Nietzsche

1. Continuação

O primeiro dos 4 cenários futuros é a continuação. Este é considerado por muitos como o “futuro oficial”, ou seja, aquele previsto pelos governos e pelas potências econômicas predominantes na atualidade.

É um futuro em que se segue a linha do presente. O sistema político e econômico permanece o mesmo. Isso supõe um crescimento contínuo, com um desenvolvimento tecnológico imparável, em que robôs e cyborgs adquirem cada vez mais destaque no quadro da produção e consumo global.

Este é um dos cenários em que, como se costuma dizer, “tudo muda para permanecer igual”. Ou seja, há muitas novidades e avanços, mas a essência permanece intacta. Portanto, não há mudanças substanciais em relação à atual.

Par de mãos humanas e robóticas

2. Limites e disciplina

Outro dos 4 cenários do futuro poderia ser o de limites e disciplina. Embora o nome como tal possa ser desagradável, na realidade não se trata de uma situação fascista ou de um regime militar, mas sim de condições em que não se verifica o crescimento e consumo desenfreado que existe atualmente.

Dependendo de eventos, como mudanças climáticas ou instabilidade global, é possível que sejam geradas decisões que impeçam o crescimento excessivo. Já existem tendências em que se promove o declínio económico ou “crescimento zero”, com o objetivo de reduzir a pegada de carbono e proteger a natureza.

Essas mudanças econômicas podem ser acompanhadas por mudanças de crenças, culturas e até religiões. Assim, haveria outras regras de trabalho, relação com a natureza, etc.

3. Declínio e colapso

Até alguns anos atrás, a possibilidade de um colapso de nossa civilização era apenas tema de alguns filmes de Hollywood. A crise de 2020, e tudo o que foi desencadeado dela, nos mostrou que não é bem assim.

Um dos 4 cenários futuros poderia ser um declínio de nossa civilização e um colapso do mundo como o conhecemos. Existe a possibilidade de uma série de fatores negativos de grande impacto se juntarem e que o resultado disso seja uma mudança radical em nosso sistema econômico e de vida.

Dada a falta de controle das mudanças climáticas, por exemplo, é possível que muitas pessoas tenham que migrar para áreas geográficas mais habitáveis. Da mesma forma, não estamos isentos de uma redução severa dos recursos disponíveis, o que também pode mudar tudo. Existem vários fatores que podem levar a essa grande mudança.

Pessoas em uma estrada de terra

4. Transformação

O último dos 4 cenários futuros propostos por Jim Dator é a transformação. Neste caso, haveria também uma transformação radical do sistema, mas não por catástrofes naturais ou falta de recursos, mas sim pelos benefícios da tecnologia e pela consciência global de uma vida melhor.

Existe a possibilidade de os seres humanos desenvolverem uma consciência mais profunda em torno da natureza e da sociedade. Isso pode levar a diferentes estruturas de poder, onde a produção e o dinheiro não têm a última palavra.

O resultado seria um mundo focado no cuidado com a natureza e com a própria espécie, baseado na busca do bem-estar geral e não apenas de alguns. Este é o mais encorajador dos 4 cenários para o futuro de Dator. Tomara que estejamos a caminho disso.

Pode interessar a você...
Cérebro prospectivo ou o poder de prever o futuro
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Cérebro prospectivo ou o poder de prever o futuro

O cérebro prospectivo nos permite antecipar certos eventos para planejar ações que estejam em sintonia com nossas necessidades.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Dator, J. (2019). Alternative futures at the Manoa School. In Jim Dator: A noticer in time (pp. 37-54). Springer, Cham.
  • Solano, J. R. (2001). Los estudios del futuro: evolución y perspectivas. In Anales de la Universidad Metropolitana (Vol. 1, No. 2, pp. 209-223). Universidad Metropolitana.

Os conteúdos de A Mente É Maravilhosa servem apenas para fins informativos e educacionais. Não substituem o diagnóstico, o aconselhamento ou o tratamento de um profissional. Em caso de dúvida, é recomendável consultar um especialista de confiança.