Plexo solar: funções anatômicas e sua ligação com o terceiro “chakra”

O plexo solar é um conjunto de gânglios e nervos que participa de algumas funções involuntárias do corpo. No nível espiritual, acredita-se que o bloqueio do terceiro “chakra” causa procrastinação e diabetes.
Plexo solar: funções anatômicas e sua ligação com o terceiro “chakra”
Sara González Juárez

Escrito e verificado por a psicóloga Sara González Juárez.

Última atualização: 18 julho, 2024

O plexo solar, que deve seu nome à sua aparência semelhante à da estrela, é uma rede nervosa localizada na cavidade abdominal. Sua radiação nervosa conecta órgãos entre si – fígado, vesícula biliar, estômago, intestino, baço e também pâncreas – e tem papel relevante na dor localizada nessas áreas.

Essa estrutura tem despertado o interesse de correntes espirituais que a relacionam com o terceiro chakra ou Manipura, cuja cor é o amarelo e é regido pelo elemento fogo. Esse centro energético está ligado à força de vontade e à capacidade de relacionamento. Aqui você encontrará informações sobre tudo isso, então não perca nada.

O que é o plexo solar?

O plexo solar ou celíaco é uma rede do sistema nervoso. Agrupa gânglios e fibras ou nervos, interligados de forma tão intrínseca que funcionam como um todo e não como elementos separados.

Essa rede, além de estar entrelaçada, carrega e traz informações de diversos tecidos e órgãos, principalmente da cavidade abdominal. Mas não se limita a isso. A informação também chega ao cérebro e, pela importância que tem para o funcionamento do corpo humano, muitos o chamam de “segundo cérebro”.

Em geral, o plexo solar da maioria das pessoas possui três gânglios principais (celíaco, aorticorenal e mesentérico superior). No entanto, essa conformação pode variar. Os sinais nervosos dos órgãos chegam a esses gânglios por diversas vias, que são as seguintes:

  • Nervo vago direito.
  • Plexos secundários: hepático, gástrico, esplênico e pancreático.
  • Nervos esplâncnicos torácicos inferiores: maior, menor e inferior.
Tanto o sistema nervoso simpático quanto o parassimpático fazem parte do plexo solar. As fibras de ambos os sistemas vêm dos ramos ventrais dos nervos espinhais torácicos e lombares.



Onde está localizado no corpo?

O plexo solar está localizado na frente da artéria aorta abdominal. Está abaixo do diafragma e um pouco atrás do estômago.

Mais precisamente, está localizado ao nível do ponto de origem da artéria mesentérica superior e do tronco celíaco. Ou seja, entre a primeira e a terceira vértebras lombares. Em ambos os lados, possui as glândulas suprarrenais. E um pouco à frente, o pâncreas.

Quais são as funções do plexo solar?

O plexo celíaco, como parte do sistema nervoso autônomo, influencia algumas funções involuntárias do corpo. Por exemplo, influencia a regulação da frequência cardíaca, a contração de alguns músculos lisos e a liberação de hormônios.

Desempenha um papel essencial nos movimentos peristálticos do intestino. Ao regular a contração dos músculos lisos, acelera ou retarda o trânsito digestivo.

Também tem um papel na resposta ao estresse. Ao nos envolver em reações simpáticas e parassimpáticas, pode nos preparar para a fuga ou para uma resposta de “congelamento” menos adaptativa às ameaças. Assim, ele acelerará os batimentos cardíacos ao perceber o perigo ou modificará a frequência respiratória para trazer mais oxigênio e nos ajudar a escapar.

Suas múltiplas conexões com diferentes órgãos sugerem que também participa da regulação do metabolismo dos tecidos do estômago, fígado e pâncreas.

No entanto, ainda não está claro como ele faz isso. Algumas teorias propõem que seja uma espécie de “cérebro intestinal”, de modo que traduz as informações que vêm do cérebro localizado no crânio em ações das vísceras.

A relação do plexo celíaco com a dor

O plexo solar recebe alguns dos sinais nociceptivos (dor) que vêm das vísceras abdominais. Mas também há especulações sobre a sua capacidade de gerar dor por si só, por exemplo, durante episódios de ansiedade aguda.

Os cânceres da região abdominal são um dos principais motivos de dor associada ao plexo celíaco. Os sinais que se originam das vísceras afetadas, como o pâncreas, passam pelo plexo e chegam ao cérebro e são expressos como desconforto grave.

São dores muito intensas que afetam a qualidade de vida dos pacientes. Além disso, são de difícil resolução, pois respondem de forma muito irregular a analgésicos e antiinflamatórios.

O epicentro da dor causada pela hipersensibilidade dos nervos do plexo solar está localizado entre o processo xifóide (a ponta inferior do esterno) e o umbigo.

Por esse motivo, existem técnicas de bloqueio de plexo e neurólise para aliviar essas dores crônicas do câncer abdominal. Ambas as técnicas visam dificultar a chegada de estímulos dos órgãos ao cérebro:

  • O bloqueio consiste na injeção de substâncias anestésicas ou corticoides diretamente na estrutura do plexo.
  • A neurólise, por outro lado, injeta álcoois que danificam permanentemente os neurônios da área. É considerado um tratamento paliativo, principalmente para o câncer de pâncreas.

Relação do terceiro chakra com o plexo solar

Plexo solar: funções anatômicas e sua ligação com o terceiro chakra.
Algumas religiões orientais, como o hinduísmo, associam a autoestima, a força de vontade e a digestão ao terceiro chakra. Créditos: Wirestock/iStockphoto.

O terceiro chakra, também chamado de Manipura, é o do umbigo, fígado e baço. A ele é atribuída a energia emocional e a essência da personalidade, por isso é amarelo e seu elemento é o fogo. Segundo o hinduísmo e o budismo, esse chakra é o que rege a nossa capacidade de socialização, senso de autocontrole e capacidade de estabelecer relacionamentos saudáveis e duradouros.

Por estar associado ao sol, o terceiro chakra ficou ligado ao plexo solar. Sua localização anatômica serve de suporte para essa teoria.


Como se expressa um terceiro chakra equilibrado?

Os três chakras inferiores são aqueles associados ao subconsciente. O terceiro, em particular, seria um centro de poder pessoal e de autoestima. Nesse sentido, está relacionado à figura do trabalhador e do guerreiro, que simboliza o crescimento pessoal e o esforço para melhorar.

Assumir a responsabilidade pelos próprios atos, amadurecer e relacionar-se com os outros de forma justa seria o resultado da energia equilibrada do terceiro chakra.

Quais são os sinais de um bloqueio do terceiro chakra?

O equilíbrio entre submissão e dominação é o objetivo a ser alcançado através da gestão da energia do Manipura ou do terceiro dos sete chakras. No entanto, quando isso não for alcançado, ele travaria e levaria a uma série de problemas:

  • De comportamento e personalidade: timidez, procrastinação por não tomar decisões específicas, desejo de dominar ou submissão excessiva por insegurança.
  • De saúde mental: especialmente vícios em diversas substâncias.
  • No corpo: dores abdominais, úlceras estomacais, diabetes, acne.
Lembre-se de que não há evidências científicas sobre a relação direta do desequilíbrio do terceiro chakra e das doenças mencionadas. Isso faz parte de uma crença.

Como o terceiro chakra seria desbloqueado?

Se você segue esse tipo de corrente filosófica, terá interesse em saber quais ações são consideradas úteis para desbloquear o chakra do plexo solar. Aqui estão algumas:

  • Pratique ioga: posturas como arco, cobra, camelo ou cadeira invertida, bem como a respiração de fogo, podem ajudar.
  • Trabalhe sua insegurança: use diariamente afirmações positivas ou técnicas de introspecção.
  • Estabeleça pequenas metas e conquistas: para recuperar a confiança em si mesmo, tente definir pequenos desafios e recompensar-se ao superá-los. Aumente a dificuldade pouco a pouco.
  • Exercícios de respiração e meditação: para acalmar a mente e atingir um estado de concentração. A respiração controlada e adequada é uma ferramenta poderosa para reequilibrar pensamentos e emoções.
  • Aromaterapiaa: gengibre, bergamota, menta, lavanda ou alecrim são recomendados para esse chakra.

O que você deve lembrar sobre o plexo solar?

Embora a medicina tradicional oriental e o hinduísmo sejam correntes que se baseiam na sabedoria forjada ao longo de muitos séculos, não é possível considerar todos os seus postulados como fatos científicos. Mesmo assim, algumas aplicações derivadas de saúde mostraram efeitos positivos. A reflexologia do plexo solar, por exemplo, provou ser segura para acalmar os enjôos matinais.

O maior conhecimento sobre o plexo solar e suas funções tem servido para oferecer novos tratamentos que melhoram a qualidade de vida. É o caso do bloqueio para tratamento da dor oncológica crônica.

Tanto as crenças espirituais associadas ao terceiro chakra quanto os avanços científicos em relação ao plexo solar devem abrir caminho para o crescimento como pessoa, alcançar o bem-estar psicológico e reduzir os sintomas incômodos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Asadollahi, F., Babazadeh, R., Abdi, H., & Esmaeily, H. (2019). Effect of foot solar plexus reflexology on severity of nausea and vomiting at first half of pregnancy: A Randomized Clinical Trial. The Iranian Journal of Obstetrics, Gynecology and Infertility22(6), 54-64. https://ijogi.mums.ac.ir/article_13744_en.html
  • Bouchet, A., y Cuilleret, J (1997). Anatomía de la región retroperitoneal. Editorial Médica Panamericana.
  • Cornman-Homonoff, J., Holzwanger, D. J., Lee, K. S., Madoff, D. C., & Li, D. (2017, December). Palliative Care Interventions in the Cancer Patient: Celiac Plexus Block and Neurolysis in the Management of Chronic Upper Abdominal Pain. In Seminars in Interventional Radiology (Vol. 34, No. 4, p. 376). Thieme Medical Publishers. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5730442/
  • John, R. S., Dixon, B., & Shienbaum, R. (11 de mayo de 2023). Celiac plexus block. StatPearls. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK531469/
  • Kumar, P. R., & Sumithra, R. The impact of manipura chakra (solar plexus chakra), agni (digestive fire) and pachaka pitta (food digestive fire) in treating diabetes mellitus. International Journal of Health Sciences, (I), 6752-6762. https://sciencescholar.us/journal/index.php/ijhs/article/view/6430
  • Velan, O., Cedrola, R., Ceraco, O., Gambareri, P., Ayzaguer, A., Odesser, N., & Torres, D. (1990). Tratamiento del dolor: bloqueo neurolítico del plexo solar bajo control tomográfico. Revista Argentina de Radiología, 115-24. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-122944

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.