Programar o dia: um hábito simples que nos aproxima da felicidade

Se você passar alguns minutos programando o seu dia em um momento tranquilo e sereno, você aumenta as chances de que tudo corra bem.
Programar o dia: um hábito simples que nos aproxima da felicidade

Última atualização: 05 Outubro, 2021

O que você faz nos últimos momentos antes de adormecer? E durante os primeiros minutos após acordar? A maioria das pessoas dedica esses momentos cruciais a atividades não lucrativas, como verificar as redes sociais ou se preocupar com negócios inacabados. No entanto, se você aprender a programar o seu dia, verá que poderá usá-los para se aproximar dos seus objetivos.

Todos nós gostaríamos que nossos dias passassem com tranquilidade, sem estresse, sem contratempos e desfrutando de um clima positivo. No entanto, raramente fazemos algo para que isso aconteça. Apenas deixamos as coisas acontecerem e reagimos a elas quando já aconteceram.

Hoje, sugerimos que você tome as rédeas e comece a planejar o seu dia a dia com alguns exercícios simples.

Mulher sorrindo na cama

Programe o dia usando os estados da mente

Programar o dia é programar a mente para nos ajudar a atingir certos objetivos. Podemos influenciar o que pensamos, sentimos e fazemos ao longo do dia, sabendo como configurar essas instruções em nosso cérebro. Para isso, é importante conhecer o funcionamento das ondas cerebrais.

Existem vários estados em que a mente humana opera em momentos diferentes:

  • Beta: as ondas beta ocorrem no cérebro durante a vigília. No dia a dia, enquanto permanecemos alertas, focados e com intensa atividade mental, ficamos nesse estado. Muitas vezes, ele está relacionado ao estresse.
  • Alfa: Quando estamos relaxados e começamos a nos sentir sonolentos, entramos em um estado alfa. Este pode ser considerado uma ponte entre a mente consciente e inconsciente, tornando-o ideal para a aprendizagem e a reprogramação mental.
  • Theta: essas ondas cerebrais são típicas de estados de sono profundo, mas também podem ser alcançadas com práticas como a meditação. É neste momento que o acesso à mente não consciente é maior e, portanto, todas as instruções podem penetrar muito mais facilmente.
  • Delta: este último estado surge durante o sono profundo e é caracterizado pelo fato de que o cérebro emite ondas de maior amplitude e menor frequência.

Em suma, para programar o dia é aconselhável aproveitar as potencialidades oferecidas pelos estados alfa e theta. Quando estamos nesses estados, ainda estamos cientes, mas separados dos processos cognitivos usuais, para que possamos instalar as intenções que queremos que a mente nos ajude a iniciar.

Qual é a utilidade de programar o dia?

Programar o dia é dar-lhe uma intenção, decidir com antecedência o que você quer sentir e vivenciar, e tornar mais fácil que isso aconteça. Desta forma, você pode perseguir objetivos diferentes, como:

  • Desfrutar de um estado de espírito positivo, agradável e relaxado durante o dia. Sentir-se enérgico, otimista e sem estresse.
  • Estabelecer metas concretas. Por exemplo, projete que a reunião de trabalho se desenrole de forma prazerosa e fluida, que o encontro com seu parceiro seja divertido e positivo ou que a comunicação com seus filhos durante esse dia seja aberta, esforçando-se para aceitar as diferenças de opinião.
  • Ser produtivo e cumprir vários dos seus objetivos pendentes durante o dia. Isso pode ser especialmente útil para pessoas que tendem a procrastinar.

Como fazer isso?

Para programar o dia, você pode usar os momentos de transição entre o sono e a vigília. Isso vale principalmente o momento do despertar, mas você também pode começar antes de dormir. Você pode usar várias estratégias simples.

Gratidão

Ao acordar de manhã, antes de fazer qualquer outra atividade e sem sair da cama, pense em três aspectos da sua vida pelos quais você se sente grato. Não precisam ser eventos espetaculares, podem ser detalhes simples do dia a dia.

Além disso, identifique três pontos do dia que estão começando que geram entusiasmo para você. Você pode fazer essas duas seleções em sua cabeça ou anotá-las em um diário de gratidão projetado especificamente para esse propósito, que você manterá na mesa de cabeceira. A gratidão ajuda a melhorar o humor e o bem-estar subjetivo.

Visualização

Se você tem uma meta específica que deseja alcançar, visualize-se alcançando-a. Por exemplo, receber parabéns do seu chefe pela ótima apresentação que você fez. Tente fazer com que a imagem pareça o mais real possível e permaneça na cena criada por alguns minutos, enquanto você ainda está acordando.

Por outro lado, se o seu objetivo for mais geral, você pode se visualizar em casa, no final do dia, sentindo-se calmo, pleno e satisfeito com o que passou. Tente entrar no papel: o que você sentirá no final do dia quando tudo tiver corrido bem? Sinta agora como se já tivesse acontecido.

Mulher respirando fundo

Afirmações

As afirmações estão entre as técnicas mais simples, mas mais poderosas. Para usá-las, crie algumas frases curtas que reflitam o que você deseja vivenciar naquele dia.

Escreva no tempo presente e em um tom positivo. Por exemplo: “Sou calmo e enfrento os desafios com calma e confiança“, “Sinto-me enérgico e motivado para realizar as atividades que me proponho” ou “Desfruto de momentos muito agradáveis com os meus filhos“. Repita essas afirmações pela manhã, ao acordar, sentindo-as como reais.

Programar o dia o coloca em sintonia com os seus objetivos

As etapas acima não são ações mágicas que o levarão à felicidade ou ao sucesso simplesmente por colocá-las em prática. No entanto, elas irão ajudá-lo a concentrar a sua energia em seus objetivos e a estabelecer um estado mental propício para alcançá-los.

Ao afirmar e pretender se sentir calmo, você encara o dia com essa disposição e é mais provável que consiga mantê-la do que se simplesmente se deixar levar pelas circunstâncias.

Quando você se visualiza recebendo parabéns pela sua apresentação, você assume antecipadamente que fez um bom trabalho. Assim, você ganhará confiança para enfrentá-la, e provavelmente terá um melhor desempenho.

Ao programar o dia, você gera profecias autorrealizáveis que tendem a se materializar. É uma forma de direcionar seus pensamentos e comportamentos com a ajuda do seu inconsciente. Lembre-se de que aquilo com o que você alimenta sua mente, para o que direciona sua atenção, é o que você acaba vendo em sua realidade: concentre-se em criar e projetar os melhores cenários possíveis para si mesmo.

Pode interessar a você...
A importância de relaxar para melhorar a produtividade
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
A importância de relaxar para melhorar a produtividade

Para muitos, produtividade e relaxamento são termos incompatíveis. No entanto, relaxar é fundamental para aumentar a produtividade.



  • Sciotto, E. A., & Niripil, E. (2018). Ondas cerebrales, conciencia y cognición. Organización para la Prevención y Promoción de la Salud en la Educación.
  • Stinson, B., & Arthur, D. (2013). A novel EEG for alpha brain state training, neurobiofeedback and behavior change. Complementary therapies in clinical practice19(3), 114-118.
  • Moyano, N. C. (2011). Gratitud en la Psicoterapia Cognitiva: elementos para su inclusión. Psicodebate11, 9-26.