A promoção nas empresas
As empresas que buscam o sucesso corporativo costumam usar ferramentas diferentes para motivar e cuidar dos seus funcionários. Elas sabem que eles são um pilar fundamental para o alcance dos objetivos traçados e, por isso, precisam se sentir valorizados. Para isso, a promoção dentro das empresas costuma ser utilizada com frequência.
“Não basta trabalhar, você tem que se exaurir todos os dias no trabalho.”
-Auguste Rodin-
A promoção dentro das empresas é uma estratégia da qual qualquer organização pode se beneficiar. Infelizmente ela nem sempre é usada, e as consequências resultantes podem demorar para aparecer. Neste artigo, descobriremos como esse recurso funciona, as diferentes maneiras de implementá-lo e como ele pode impactar os trabalhadores.
As vantagens da promoção dentro das empresas
Incluir a possibilidade de promoção dentro das empresas traz uma miríade de benefícios positivos. No entanto, antes de conhecê-los, vamos primeiro descobrir a que, exatamente, se refere o conceito de ‘promoção’.
Este termo nada mais é do que a capacidade de ascender, conseguir um aumento ou mudar o local de trabalho. De acordo com um artigo publicado na revista SABRE, isso pode aumentar a satisfação e o desempenho dos funcionários.
Vamos imaginar que trabalhamos como teleoperadores em uma agência de trabalho temporário (ETT). Estamos há seis horas atendendo chamadas de todos os tipos, atendendo diversos clientes e resolvendo diversos problemas. É muito provável que, com o passar do tempo, acabemos saturados e fartos no trabalho. Para evitar esse tipo de situação, essas empresas costumam ter diferentes opções de promoção:
- Remuneração adicional: além do pagamento correspondente, os trabalhadores podem ganhar mais dinheiro se cumprirem determinados objetivos extras da empresa. Por exemplo, alcançar um certo número de vendas ou contratos com clientes.
- Ascender a uma posto: se trabalharmos como operadores de telemarketing, podemos ser promovidos para supervisores. Porém, para isso precisaríamos nos adequar ao que a empresa necessita para atingir esse objetivo, como, por exemplo, manter um determinado número de vendas por um período de vários meses.
Em algumas empresas – por exemplo, as têxteis – a mesma marca pode ter localizações em diversas partes do mesmo estado ou país. No caso de cumprirmos os objetivos que nos são exigidos, poderemos solicitar a mudança de local para ficarmos perto de casa ou para morarmos em uma nova cidade.
O que costuma ser levado em consideração para obter uma promoção?
Em muitas ocasiões, são levadas em consideração algumas competências muito específicas e, por vezes, difíceis de demonstrar.
Algumas dessas habilidades podem ser habilidades de liderança. Estas tendem a ser consideradas essenciais para liderar uma equipe ou assumir a responsabilidade por um grupo de trabalho, guiando-o e orientando-o para que a empresa alcance os objetivos que planejou.
A promoção nas empresas é uma ferramenta que permite ao trabalhador evoluir dentro da organização.
Da mesma forma, a eficiência e o empenho que o trabalhador coloca nas suas tarefas, de forma mais ou menos espontânea e sem um pedido explícito, podem atrair a atenção da empresa e levar a uma promoção.
Em termos globais, a promoção dentro de uma empresa não só fará com que o trabalhador assuma maiores responsabilidades, mas também lhe permitirá realizar outros tipos de trabalho que representam um desafio e, ao mesmo tempo, uma nova aprendizagem.
As consequências da falta de promoção nas empresas
Poderíamos concluir que a promoção dentro das empresas pode ser não só uma boa oportunidade para obter vantagens – como um aumento salarial-, mas também para adquirir novas competências e desempenhar uma função diferente da habitual.
Porém, quando não há possibilidade de promoção dentro da empresa, pode acontecer que os funcionários fiquem entediados e desmotivados com o trabalho. Como resultado, seu desempenho pode cair substancialmente e afetar negativamente a organização como um todo.
Quase todo trabalhador sente em algum momento a necessidade de progredir no trabalho. Este é um dos motivos que podem nos levar a fazer melhor o nosso trabalho, a nos empenhar mais nele e a ter interesse em melhorar.
A promoção dentro das empresas pode ser muito útil a nível organizacional.
Talvez seja hora de se perguntar se você tem possibilidades de promoção no seu trabalho, e se você não tem essas opções, se você se sente realmente confortável sem elas.
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