Psicólogos de empresas: papéis e funções

julho 28, 2019
Os psicólogos têm uma grande importância para as empresas. Hoje, descobriremos quais funções e papéis esses profissionais costumam desenvolver nesses ambientes.

Neste artigo, veremos o que os psicólogos de empresas fazem e de que maneira eles contribuem para esses tipos de organizações.

Tendemos a ver os psicólogos como profissionais que atendem pessoas que têm diferentes problemas de saúde mental, como a depressão, a ansiedade ou outros tipos de transtornos, como a anorexia ou a bulimia.

No entanto, sua presença no mundo empresarial também é relevante (afinal, o recurso mais importante das empresas é o capital humano).

Os psicólogos de empresas podem melhorar o clima e as relações entre os trabalhadores promovendo uma maior produtividade e felicidade no trabalho. Os estudos dizem que, sobretudo até um certo nível, o bem-estar dos trabalhadores repercute diretamente em sua motivação profissional.

No entanto, além disso, os psicólogos de empresas têm papéis e funções muito mais específicas.

Segundo o estudo Funções do psicólogo na empresa moderna, os psicólogos desenvolvem, dentro das empresas, atividades que poderiam ser divididas em:

  • Aquelas destinadas a modificar as condições externas e ambientais do trabalho para adaptá-las às características humanas.
  • Aquelas que se centram na seleção do pessoal e na avaliação do desempenho humano, orientando e aconselhando os funcionários.

Os psicólogos de empresas e a seleção dos funcionários

Os psicólogos de empresas costumam ter uma função de destaque na seleção dos funcionários e na análise dos postos de trabalho. Esses profissionais analisam os perfis dos possíveis trabalhadores para saber se se encaixam ou não com o que a empresa busca.

Para isso, analisam suas motivações, a experiência que possuem, o tipo de personalidade que têm e suas preocupações. Tudo isso é importante na hora de ocupar um cargo.

Vamos imaginar que a empresa precisa de uma pessoa que exerça o papel de líder. Os psicólogos da empresa vão realizar uma análise do perfil de cada pessoa para ver se ela se encaixa nas expectativas.

No entanto, ao mesmo tempo que os psicólogos de empresas são responsáveis por selecionar os funcionários, também costumam ter a responsabilidade de demitir os trabalhadores que não se mostram mais produtivos para a empresa, ou que cometeram algum erro grave.

Gerenciar o capital humano nas empresas

Trabalham na prevenção de riscos no local de trabalho

Os psicólogos de empresas também trabalham na prevenção de riscos no local de trabalho porque toda organização sabe que a saúde dos trabalhadores é muito importante.

Nesse aspecto, os psicólogos se centram muito na saúde mental. Os funcionários estão estressados? Alguém sofre da síndrome de burnout?

Quando alguma dessas situações acontece, os psicólogos trabalham para reduzir todas essas problemáticas. Entretanto, é necessário dizer que eles não costumam trabalhar sozinhos.

Na maioria das vezes, formam um grupo de trabalho no qual estão presentes sociólogos e outros profissionais que provêm de outras áreas do conhecimento.

Além de tudo isso, os psicólogos de empresas também têm uma presença especial no departamento de marketing, com o objetivo de detectar as necessidades dos usuários. A contribuição que podem realizar pode ser de extrema importância para o sucesso de uma campanha de marketing.

Ferramentas que os psicólogos de empresas utilizam

Para poder desempenhar todas as atividades que mencionamos, além de muitas outras, os psicólogos de empresas contam com uma série de ferramentas. Já conhecemos muitas delas.

São os questionários ou as entrevistas com os funcionários que lhes permitirão medir seu nível de satisfação, saúde e produtividade.

No entanto, também utilizam a observação e prestam muita atenção a tudo o que acontece no ambiente de trabalho caso, eventualmente, precisem intervir em algum conflito.

Além disso, podem dirigir e organizar a maneira como são divididas as responsabilidades dos trabalhadores para que possam ser mais produtivos e para que tudo funcione de maneira fluida.

Mulher orientando trabalhadores

Com todas as ferramentas que podem utilizar, a presença dos psicólogos em muitas empresas é significativa para entender seu funcionamento.

No entanto, algumas organizações não contam com esse tipo de profissionais, e isso pode ser notado tanto no ambiente de trabalho quanto na satisfação dos trabalhadores e no progresso e desenvolvimento da própria empresa.

Toda instituição pode se beneficiar da presença dos psicólogos, já que eles possuem uma série de conhecimentos que outros profissionais não têm.

Além disso, para todos aqueles profissionais que acabam de se formar em psicologia, saber disso pode abrir o leque de oportunidades para trabalhar em cargos que, talvez, desconhecessem.