No sexo há sempre um personagem invisível: a imaginação

No sexo há sempre um personagem invisível: a imaginação

Abril 16, 2016 em Psicologia 6 Compartilhados
O sexo e a imaginação

Durante muito tempo, tanto os homens quanto as mulheres mantiveram as fantasias sexuais só na imaginação, seja por terem crenças limitantes ou pelo medo da opinião dos outros. Mas na atualidade as pessoas vivem a sexualidade de uma forma muito mais liberal, o que permitiu transformar em realidade os nossos sonhos mais eróticos.

A imaginação desempenha um papel muito importante em qualquer encontro sexual e na sexualidade entendida como algo muito maior, porque a sexualidade pode ser um olhar com toda a intenção, uma palavra sussurrada no ouvido, um carinho casual ou um simples beijo na bochecha.

“Existem beijos que produzem delírios de paixão amorosa, ardente e louca; você os conhece bem, são meus beijos inventados por mim, para a sua boca.
-Gabriela Mistral-

O que é uma fantasia sexual

Homem beijando uma mulher

O psicoterapeuta inglês Brett Kahr define as fantasias sexuais como: “um pensamento ou conjunto de pensamentos conscientes que inclui a representação de um ou vários atos sexuais, de uma ou várias cenas sexuais, de imagens sexuais e frequentemente de linguagem sexual, todos os quais, em muitos casos, produzem sensações prazerosas que vão desde o prazer mental até a estimulação física dos órgãos genitais”.

No entanto, para Freud, as pessoas que têm fantasias sexuais demonstram uma falta de satisfação no sexo, visto que manifestam um desejo frustrado que se tenta compensar com fantasias e a imaginação.

“A sensualidade queria nos convencer de que estávamos apaixonados, mas a razão resistia ao engano. Então a fantasia deu a sua ajuda oportuna.”
-Arthur Schnitzler-

O sexo e a imaginação no homem e na mulher

Tanto as mulheres quanto os homens, uma vez livres dos nossos preconceitos, já nos atrevemos a transformar nossos sonhos em realidade, nossos desejos mais ocultos, mas o que as mulheres e os homens imaginam para ficarem excitados? Quais fantasias sexuais cada um tem?

Em geral, as mulheres têm três tipos de fantasias sexuais: o sexo em grupo, seja com dois homens ou com um homem e uma mulher; sexo com desconhecidos; e a troca de casais, também conhecida como swing.

Por outro lado, os homens costumam imaginar sexo em grupo, sobretudo com várias mulheres, dominação por parte de uma mulher, bondage e sexo em lugares públicos.

Vários estudos têm mostrado que, quando as fantasias eróticas aumentam, os sentimentos eróticos também aumentam. Trata-se de imaginar qualquer coisa que possa ser considerada proibida e transgressora. As fantasias não só podem ser transformadas em realidade, mas também podemos imaginar quando estamos com o nosso parceiro como uma forma de brincar e desfrutar.

Rosas e velas em cima da cama

Como estimular a sua imaginação no sexo

A imaginação no sexo é fundamental, tanto só quanto em companhia. Imaginar sexo com estranhos, posições novas, usar brinquedos sexuais, imaginar sexo com a parceira de um amigo, sexo em uma praia deserta ou em um lugar público são só algumas das fantasias que podemos ter para nos estimularmos e alcançarmos uma sexualidade mais prazerosa. Em seguida vamos dar algumas dicas para que você possa estimular a sua imaginação e a do seu parceiro ou parceira e desfrutar de um sexo diferente:

  • Assista a um filme erótico com o seu parceiro

Existem muitos filmes que não são pornográficos, mas que têm um alto conteúdo erótico que pode chegar a estimular mais a nossa imaginação do que faria um filme de sexo explícito.

Se for ver um com o seu parceiro, a fantasia dos dois vai começar a vir à tona e, aos poucos, vocês vão começar a imaginar como seria realizar entre os dois o que estão assistindo no filme. Você se atreve a experimentar?

  • Compre uma lingerie sexy

Imagine que você vai a uma loja de lingerie sexy com o seu parceiro, escolhe algo que os dois gostam e pensa em como seria um encontro sexual com esse lingerie tão sexy, ligas, meias…

Brinque com a sua imaginação e com a do seu parceiro, com os lugares onde vocês podem fazer sexo com essa lingerie, com as pessoas que poderiam observá-los…

  • Experimente novas posições

Uma das maiores falhas dos casais é que eles se acostumam a determinadas posições porque já sabem o que o outro gosta, mas trata-se de inovar, de rir, de se desdobrar e de experimentar.

Experimente posições que vocês ainda não experimentaram, que te estimulem só em pensar em como seria o sexo com o seu parceiro nessa posição. Perca a vergonha e aproveite.

“Em todo encontro erótico há um personagem invisível e sempre ativo: a imaginação.”
-Octavio Paz-
Recomendados para você