Sexo tântrico: em que consiste, benefícios e exercícios

O sexo tântrico tem sua origem no tantra ou tantrismo e se baseia na ideia de tomar consciência do momento presente de modo a aumentar o desejo sexual e a sensação de consciência plena. Conheça seus benefícios e alguns exercícios práticos!
Sexo tântrico: em que consiste, benefícios e exercícios

Última atualização: 16 Junho, 2021

Você já ouviu falar de sexo tântrico? Sabe do que se trata? Este é um conceito que vem do tantra e consiste em uma experiência ou prática holística de origem budista focada no momento presente.

Neste artigo, falamos sobre o que é o sexo tântrico, quais são alguns dos seus benefícios e como colocá-lo em prática através de 4 exercícios muito simples. Embora existam muitos outros, os exercícios que selecionamos podem ajudá-lo se você quiser se aprofundar nessa prática antiga.

O que é o sexo tântrico?

Mais do que o sexo tântrico, talvez devêssemos falar sobre o tantra ou tantrismo. Embora no Ocidente o tantra esteja associado à prática sexual, a verdade é que esta é uma experiência holística de origem budista.

O tantra é uma prática intimamente ligada às energias que pode ajudar a pessoa a se sentir mais conectada com a sua realidade e, acima de tudo, a ter consciência de tudo o que a rodeia (e também de tudo o que ela sente por dentro).

O tantra é uma técnica baseada no “aqui e agora”. Aplicada ao sexo, significa uma prática especialmente voltada para as sensações do momento durante o ato sexual. Através do sexo tântrico, a pessoa ganha um maior senso de consciência sobre tudo o que ela experimenta durante a relação sexual. É por isso que o sexo tântrico está muito relacionado à experiência do prazer em seu estado mais puro.

“O sexo tântrico nos conecta com o momento presente, com o nosso próprio corpo e com o do outro e com as sensações que experimentamos e compartilhamos. Através dele a mente e o corpo se fundem e a sensação obtida com o sexo é intensificada”.

Prazer sexual

Benefícios do sexo tântrico

O sexo tântrico é uma experiência que nos conecta com a nossa liberdade sexual, desejos e paixões, nos ajudando a desenvolver os sentidos e aguçá-los para que possamos desfrutar de relações sexuais cada vez mais conscientes e agradáveis.

Quando a pessoa aprende a desenvolver o sexo tântrico autêntico, a experiência sexual se torna mais intensa e satisfatória. No entanto, nem todos gostam desse tipo de sexo. Não se trata de um sexo “melhor ou pior”, mas sim de um sexo mais consciente, focado no momento e nas sensações presentes.

Outros benefícios do sexo tântrico são:

  • Melhora a lubrificação (obtendo, através dela, maior energia ou desejo sexual).
  • Ajuda a recuperar ou potencializar o desejo sexual.
  • Aumenta a sensação de empoderamento.
  • Proporciona novas formas de satisfação e conexão com o parceiro.

4 exercícios de sexo tântrico

A seguir, listamos alguns exercícios de sexo tântrico que irão ajudá-lo a desfrutar um pouco mais (e melhor) das suas relações sexuais.

Contato visual

Curiosamente, o contato visual pode ser um exercício de sexo tântrico. Através do olhar, as pessoas podem se conectar em vários níveis, e um deles inclui as relações sexuais.

Quando duas pessoas nuas se olham, a conexão entre elas pode aumentar. Para conseguir essa conexão, tente olhar para o seu parceiro e decifrar o que ele sente e o que você sente.

É um momento para tomar consciência e se conectar com o momento presente para apreciar a beleza do outro. Além disso, é uma forma de se despir emocionalmente na frente do outro.

Exploração do vale

Outro exercício interessante de sexo tântrico é chamado de “exploração do vale”. Para colocá-lo em prática, você deve ter uma atitude de atenção plena e sensível em relação ao corpo e rosto do parceiro.

Trata-se de ouvi-lo e percebê-lo com os cinco sentidos, apreciando com admiração seus detalhes, sua sutileza e sua totalidade. Prestar atenção aos detalhes do outro e às suas características corporais pode aumentar a excitação de ambos, pois um admira e o outro se sente desejado.

Mudança de ritmos

As pessoas estão acostumadas a se adaptar e se acostumar ao seu ambiente. De certa forma, nós “nos acostumamos” com as coisas, e o mesmo vale para o sexo e os parceiros. Por isso, é importante “quebrar” esse hábito para continuar trabalhando na surpresa e na admiração do outro.

Este exercício consiste, portanto, em mudar os ritmos durante a relação sexual ou durante o encontro íntimo com o casal. Mudar ritmos e intensidades aumenta a energia da excitação sexual e também pode ajudar a ter orgasmos mais intensos.

Benefícios do sexo tântrico

O presente sagrado

O sexo tântrico é baseado no momento presente acima de tudo. É uma forma de se conectar com o que está acontecendo e com todas as sensações envolvidas. O objetivo deste exercício é concentrar a mente e o corpo no encontro íntimo.

Isso envolve parar de se concentrar em pensamentos e ruminações (deixar os pensamentos serem, deixá-los fluir). Além disso, o presente sagrado do tantrismo também implica abrir-se a novas experiências e tomar consciência de tudo o que o rodeia, sentir o desejo de se conectar com o outro.

Embora possa parecer um pouco abstrato, quando você começa a aplicar este exercício intimamente relacionado à meditação, com o tempo e a prática ele se torna mais simples e automático. Mas como aplicar esse exercício? Você e seu parceiro podem fazer isso ficando um de frente para o outro nus.

Respirar atentamente e fechar os olhos também pode ajudar. O objetivo é, aos poucos, sincronizar sua respiração com a do outro para sentir que vocês estão formando uma única pessoa à medida que respiram.

E você, já conhecia o sexo tântrico? Já o praticou? Como você pôde ver, ele está intimamente relacionado à meditação e à consciência das emoções e sensações, permitindo se conectar com o outro em níveis mais profundos e, acima de tudo, ajudando a se conhecer melhor e melhorando a qualidade das relações afetivo-sexuais.

Pode interessar a você...
Mindfulness e sexo: como se relacionam?
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Mindfulness e sexo: como se relacionam?

O resultado da união de mindfulness e sexo se traduz em um prazer mais intenso ou em relações mais duradouras. Saiba mais neste artigo!



  • Vatek, A. (2004). Cómo practicar sexo tántrico. Ediciones LEA.